Você sabia que o segredo dos apresentadores de sucesso é o uso de técnicas de PNL? A PNL é a metodologia que te propicia não só conhecer, mas também aplicar as técnicas utilizadas por essas pessoas bem-sucedidas.
De acordo com o Jornal britânico (2015), para quase metade da população do Reino Unido o medo de falar em público é maior que o medo da morte. Dado inquietante, não?
Se você se identificou com quem tem dificuldade em apresentações, tenho uma solução para você: E se eu te dissesse que é possível saber como funciona a mente dos apresentadores de sucesso?
Ansiosx para melhorar sua comunicação e transformar seu potencial em potência?
Nesse artigo te apresentarei:
A sigla PNL é a redução da expressão "Programação Neurolinguística."
É uma metodologia baseada no entendimento sobre o funcionamento neurológico e, assim, na reprogramação da mente de forma a auxiliar você a ter uma linguagem que facilite o alcance dos resultados que almeja.
A origem da PNL data os anos 70, com estudos iniciados pelo estudante de psicologia Richard Bandler e o professor de linguística John Grinder.
A pesquisa foi motivada pela observação de terapeutas de sucesso e a inquietação: Como eles conseguem ser tão bons no que fazem? Como conseguem ser bem-sucedidos na profissão? Há algo em comum entre eles?
Assim, os estudos se voltaram a observação de profissionais referências, com ênfase na identificação de padrões tanto internos quanto externos que poderiam ser a chave desse sucesso.
E, se caso tivessem padrões em comum e eles fossem identificados, seria possível replicar esses padrões para que mais pessoas pudessem, também, ter sucesso.
E a replicação desses padrões teve o resultado esperado! Essa é a origem do conjunto de técnicas da PNL para reprogramar sua mente para o sucesso.
A PNL serve para você entender como é, atualmente, o funcionamento da sua mente e, a partir dessa informação, tentar modificar modelos mentais (que geram padrões de comportamento!) que podem estar te paralisando ou bloqueando sua jornada rumo ao sucesso.
Você já se perguntou o porquê em determinada situação você tem uma maior tendência a um comportamento em específico?
Cada um de nós temos uma programação, padrões instalados de pensamentos e comportamentos, construídos de acordo com nossa experiência de vida.
Entretanto, a maior parte desses padrões vem à tona de maneira automática (de forma inconsciente), sem uma racionalização ou filtro antes de colocá-lo em ação.
Exemplo: Você é chamadx para uma apresentação, mas não aceita o convite porque uma "voz interna" diz que você não sabe apresentar bem.
Há 2 opções: ou você escuta essa "voz" e admite como verdade sua incapacidade de apresentar ou você se pergunta "Por que eu não apresentaria bem?", "Já teve alguma apresentação que mandei bem?". Questionar a veracidade dessa "voz interior" é quebrar a crença limitante.
Sabe aquela situação em que você não atingiu o resultado que desejava? Ela pode originar uma crença limitante se você interpretar essa circunstância de insucesso como algo definitivo (que se repetirá em situações similares) e não como algo momentâneo.
Exemplo: "não consigo apresentar para o público"
Essa crença limitante (limitante porque pode bloquear sua ação em situações parecidas a essa) pode ter sido originada em alguma apresentação sua que, talvez, tenha te "dado branco".
Assim, em situações que você precise de sua oratória, podem vir pensamentos automáticos de "não consigo"... e você pode assumir esse pensamento como uma verdade.
Na ressignificação você é levadx a questionar o porquê não conseguiria, a pensar em situações similares em que conseguiu falar em público (pode ser em uma homenagem que fez com seus irmãos em casa mesmo para sua mãe) de forma a desconstruir essa crença. É um processo de racionalização e desconstrução de interpretações equivocadas.
Essa técnica é um ensaio mental relacionado com a geração de novos comportamentos no futuro.
Ela consiste em visualizar você em uma situação que enfrentará em breve e tendo os comportamentos que deseja.
É como uma prévia, um planejamento de reações futuras. Há, assim, uma antecipação de elementos da situação como forma de preparo para que você se acostume previamente com o que entrará em contato e sinta mais confiança no momento real.
Exemplo: você tem uma palestra. Ao imaginar você apresentando, visualize uma plateia, o tamanho do palco, o local do microfone (caso seja fixo)... pense sobre os elementos que compõem a situação e, a partir disso, defina que ações deve realizar para apresentar da melhor forma e impactar seu público. E repita essas ações no dia, ok?
Rapport é uma das primeiras técnicas a serem utilizadas em qualquer situação.
Sabe quando você participa de uma entrevista e o recrutador faz uma introdução antes de realizar as perguntas? É um meio de organizar um ambiente propício para o momento. É tentar criar conexão com o outro para que a experiência seja a melhor possível para ambos!
Um outro modo de criar rapport é através do espelhamento.
Você já ouviu falar que se você boceja e alguém perto boceja significa que vocês têm alguma ligação?
O espelhamento, como o próprio nome já diz, é a realização do espelhamento (de gesto ou comportamento) com alguém que você está estabelecendo uma comunicação, como forma de gerar conexão/sintonia e, assim, deixar ambiente mais agradável.
Técnica em que o palestrante usa de comparações como forma de maior envolvimento do público com o tema apresentado.
Usar metáforas é um meio de propiciar ao ouvinte a associação do assunto com algum exemplo de experiência/história. É fazer uso da analogia para facilitar a recordação posterior da temática e, assim, consolidar o aprendizado.
É uma técnica que envolve a associação de um estímulo com uma resposta desejada. Está relacionada a criação de um estado positivo interno. O objetivo é criar um momento âncora (uma situação chave) que será referência como situação positiva, e que você deve relembrar toda vez que quiser sentir novamente as sensações desse momento.
Tem alguma música que te lembra de um momento específico? E que quando precisa de um ânimo, dá um play? Ela é uma âncora positiva sua!
Quem não deseja falar bem em público?
O uso de técnicas de PNL na sua apresentação poderá te proporcionar os requisitos básicos de uma apresentação de sucesso: autoconfiança ao falar sobre um assunto a um público, comunicação clara e objetiva que facilite o entendimento da plateia e conexão com os que estão te assistindo (não tem sensação melhor, né?)
Diga aí, só de imaginar você com todas essas habilidades já reduz ou não o medo de falar em público?
Já conhece algumas das principais técnicas da PNL mas ainda não sabe como aplicar nas suas apresentações? Segue as dicas!
Antes de dicas específicas para sua apresentação, o primeiro o foco será você apresentador.
Tente buscar na sua história de vida algum momento em que situações de apresentação não foram bem sucedidas.
O primeiro passo é você identificar essa situação e avaliar se ela está atuando como um bloqueio para você se expor a situações de apresentações.
Se sim, você deve utilizar da técnica ressignificação como forma de questionar essa crença oriunda da "situação traumática" e dar uma nova interpretação para a mesma, de forma a desbloquear sua mente para momentos de oratória.
Após a identificação e quebra de crenças, é o momento de fazer uso do seu novo olhar para situações de apresentações.
Como você define uma apresentação impactante? Que pontos você leva em consideração? Que ações pode tomar para que sua apresentação seja um sucesso?
Imagine você fazendo uso desses comportamentos de grandes apresentadores como forma de preparação para o momento real. Essa é a aplicação da técnica ponte para o futuro.
Agora vou te dar dicas de como montar a sua apresentação.
Para que o público tenha lembranças positivas da sua apresentação, você deve utilizar de meios para aproximar vocês.
A partir do momento que você conhece as características de seu público, idade e interesses, você pode usar desses conhecimentos para, desde o início, criar uma relação palestrante-plateia.
Por exemplo, você pode falar, durante a apresentação, de sua trajetória, de algum momento que o tema da palestra era um grande desafio para você e como conseguiu ter bons resultados.
Essa é a aplicação da técnica da PNL conhecida como rapport!
A técnica de metáfora da PNL consiste em dar exemplos do dia a dia dessa plateia. Isso além de gerar identificação e, assim, maior atenção para sua apresentação, facilita a aprendizagem!
Uma apresentação impactante é aquela em que a plateia se identifica com o conteúdo e que seja tão marcante a ponto de algum elemento automaticamente trazer à mente essa situação.
Portanto, use os sentidos para gerar experiências positivas na sua plateia!
Assim, você faz uso da técnica ancoragem, cria âncoras a partir da visão, audição, tato, olfato e paladar!
Quer sair da estatística das pessoas com medo de apresentações em público? Se você chegou até aqui, acredito que deve estar interessado em usar as técnicas de oratória e PNL para melhorar desde hoje sua presença nos palcos e alavancar sua carreira! Você já anotou as dicas, mas ainda quer mais conteúdo?
Preparamos um Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação que vai te ajudar com orientações de como falar e apresentar bem e, assim, ter autoconfiança na hora de se posicionar profissionalmente, ficando a um passo do sucesso desejado.
Clique e se inscreva!
Gostou desse conteúdo? compartilhe!
Se ficou com alguma dúvida, comente.
Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!