O que é um assistente virtual inteligente?
Assistente Virtual Inteligente nos negócios:
Qual a função de uma assistente virtual?
Como surgiram e como funcionam os Assistentes Inteligentes?
Quais as vantagens de ter um assistente virtual?
As diferenças entre Assistente Virtual Inteligente e Chatbot:
Por que ter um assistente virtual inteligente ou chatbot na sua empresa?

Veja como a Assistência Inteligente está interferindo na produtividade das empresas!

Entenda como um assistente inteligente pode ser essencial para melhorar a produtividade nas empresas e transformar as relações com clientes!

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Por: Parceiro
Veja como a Assistência Inteligente está interferindo na produtividade das empresas!

O que é um assistente virtual inteligente?

Um assistente virtual inteligente é um software que auxilia as pessoas nas tarefas cotidianas. Ele responde a comandos escritos e/ou de voz e se adéqua às necessidades de cada usuário, são projetados para nos auxiliar com atividades diárias e a responder a perguntas. Interagem através de texto, imagens, voz, vídeo e dados.


Com o uso de machine learningos assistentes possuem a capacidade de se adaptar às interações, para se inserirem cada vez melhor no dia a dia e realizarem as tarefas de acordo com a demanda do usuário.


Os exemplos mais famosos que já fazem parte da vida das pessoas são a Alexa, da Amazon, Ok Google, do Google e a Siri, da Apple. É bem provável que você já tenha utilizado algum desses assistentes, ou pelo menos ouvido falar sobre eles. Mas existem assistentes capazes de ajudar sua empresa e sua equipe a serem ainda mais produtivos.

Assistente Virtual Inteligente nos negócios:

Qual a função de uma assistente virtual?

Os assistentes virtuais foram desenvolvidos para assessorar os usuários no seu dia a dia. Para empresas, foram feitos com o intuito de contribuírem para redução de custos, melhorar a produtividade das equipes e como resultado, aumentar a satisfação dos clientes.

Como são capazes de aprender com o tempo, o chamado machine learning que mencionamos anteriormente, e por serem alimentados pelos dados coletados dos usuários, entregam cada vez mais respostas e resultados assertivos e que sanem as dúvidas e problemas dos clientes. Colaborando assim, para a satisfação dos clientes com o atendimento.

Como surgiram e como funcionam os Assistentes Inteligentes?

Atualmente as pessoas usam assistentes inteligentes em seus trabalhos e em suas residências, ou como são conhecidas, casas inteligentes. Automatizando tarefas simples, como acender as luzes, tocar música, ligar dispositivos eletrônicos e os utilizam até mesmo como assistente pessoal. Ou mais complexas, como identificando padrões na fala e expressões de clientes e predizendo soluções. Gerenciando grandes quantidades de informações, big data, e conectando bilhões de dispositivos digitalmente, com a Internet das Coisas.


Tudo isso só foi possível pela transformação da indústria, com a quarta revolução industrial, facilitada pela revolução digital e pela internet global e móvel. Esse momento que estamos vivendo é o responsável por possibilitar a evolução das tecnologias com inteligência artificial, e facilitar nossas rotinas e aumentar a produtividade de nossas empresas.

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Quais as vantagens de ter um assistente virtual?

Agora que sabemos como surgiram essas tecnologias, o que é um assistente virtual inteligente e quais suas funções, vamos discutir suas vantagens. Se sua empresa contar com um assistente virtual inteligente é possível além de aumentar a produtividade das equipes:

  • Obter economia de tempo
  • Realizar predição de solicitações e demandas dos clientes
  • Ampliar o horário de atendimento ao cliente
  • Se transformar em omnichannel
  • Melhorar a experiência do cliente

Um assistente virtual possibilita que todas as informações dos clientes sejam dispostas quando necessário para facilitar o trabalho das equipes, é capaz de automatizar ações, e se incorporado a um chatbotresponde às perguntas dos clientes em tempo real e com informações selecionadas com base nos dados daquele usuário, assim, diminuindo o tempo gasto pelas equipes de atendimento com demandas que podem ser facilmente atendidas por robôs.


Com a tecnologia de predição, como promovido pela Inteligência Artificial, Einstein, de Salesforce, é possível criar previsões e recomendações personalizadas, além de incorporar insights preditivos que ajudem na produtividade das suas equipes.


Como o atendimento dos bots é 24 horas por dia, é possível estender o horário de atendimento para sanar dúvidas e questionamentos menos complexos e que não necessitem de uma intervenção humana. Assim, entregando ao cliente uma experiência melhor e em qualquer momento que ele precisar.


Nesse mundo digital presença é essencial. Os consumidores esperam que sua marca esteja em todos os canais, o que chamamos de omnichannel. Um assistente virtual inteligente pode facilitar essa transformação, auxiliando equipes e mecanizando processos, como fazem os bots da Lu, do Magazine Luiza e do CB, das Casas Bahia, no Twitter.


Um atendimento mais rápido, a possibilidade de se comunicar com sua empresa em todas as redes sociais, a inexistência de horários de atendimento já que agora funciona 24 horas por dia, e é claro a especialização da sua equipe em atendimentos complexos, mais bem informados, personalizados e assertivos, impactam diretamente na experiência do consumidor.

As diferenças entre Assistente Virtual Inteligente e Chatbot:

Mas existe diferença entre assistente virtual inteligente e chatbots? Os dois são softwares que contam com conversação com inteligência artificial, mas não são a mesma coisa.


O chatbotinterage majoritariamente com os usuários através de mensagens, enquanto o assistente virtual utiliza outras formas de comunicação, como comando de voz, vídeos, imagens, e dados, além de mensagem, para responder a perguntas.


É mais comum que empresas utilizem dos chatbots para se comunicar com os clientes através de mensagens, e até mesmo substituir os agentes de atendimento ao cliente para resolver problemas e questões mais mecânicas, utilizando os agentes exclusivamente para dúvidas mais complexas.


Já os assistentes virtuais inteligentes usam PNL, ou processamento de linguagem neural, para entender as conversas humanas e são muito úteis auxiliando os agentes e as equipes em processar linguagem natural e análise de sentimentos através de padrões encontrados pelo algoritmo.

Por que ter um assistente virtual inteligente ou chatbot na sua empresa?

Mas caso você ainda não tenha se convencido, como essa automatização pode ser relevante para solucionar demandas de atendimento? Tanto o assistente virtual quanto o chatbot automatizam o processo de comunicação com clientes.

  • Chatbots e assistentes virtuais são semelhantes porque ambos ajudam os clientes a encontrar informações online
  • Ambos os tipos de plataformas permitem que as empresas interajam com os consumidores por meio de vários métodos de comunicação.
  • Possibilitam que você aloque seus agentes de atendimento para solucionar casos mais complexos e consequentemente, que o façam em menos tempo, já que agora possuem menos demanda. 
  • Podem capacitar sua equipe com dados e informações relevantes para a comunicação com os consumidores e fazer desse contato mais assertivo.

Cabe a você entender as necessidades da sua empresa e optar pela alternativa que melhor atende às suas necessidades.

Texto escrito por Salesforce.

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