Grandes ataques cibernéticos
Afinal, ataques cibernéticos podem causar uma guerra?

Uma guerra pode ser gerada por ataques cibernéticos? Veja a opinião de Joe Biden!

Veja mais sobre alguns dos principais ataques cibernéticos da história e porque Joe Biden teme que eles iniciem uma nova guerra.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Uma guerra pode ser gerada por ataques cibernéticos? Veja a opinião de Joe Biden!

Ataques de crackers, os hackers com intenções maliciosas, invadindo servidores acontecem há muito tempo. Kevin Mitnick ficou conhecido nos anos 90 por burlar uma série de sistemas de cartões de ônibus e de telefônicas usando principalmente a engenharia social.

Atualmente os ataques são muito mais graves, podendo roubar informações privadas de pessoas comuns e até mesmo da NASA.

Não bastasse isso, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou que ataques cibernéticos podem até mesmo iniciar uma guerra entre potências mundiais. Para entender melhor a situação, vamos abordar os seguintes pontos:

  • Grandes ataques cibernéticos;
  • Afinal, ataques cibernéticos podem causar uma guerra?

Grandes ataques cibernéticos

O mundo tecnológico é rodeado por ameaças de ataques cibernéticos. Nenhuma empresa, governo e nem mesmo a NASA está livre de um desses ataques. Duvida? Então vou te mostrar alguns dos mais famosos da história.

Gary McKinnon e seu ataque à NASA

Gary McKinnon já invadiu os servidores da NASA entre os anos de 2001 e 2002. E não foram um ou dois servidores invadidos, mas mais de 100.

O hacker ainda deletou uma série de dados importantes, danificou softwares e ainda deixou uma mensagem carinhosa para a equipe de Tecnologia da Informação da NASA, falando que o sistema de segurança da organização era um lixo e que ele continuaria a invadir.

O prejuízo dos ataques de Gary para o governo americano foi de mais de 1 milhão de dólares.

Vazamento de dados de mais de 223 milhões de brasileiros

Esse é recente e você provavelmente se lembra. Em janeiro de 2021 o Brasil sofreu um grande ataque, tendo os dados de milhões de brasileiros, como fotos, salários e CPF, vazados.

Esses dados foram tanto de pessoas vivas quanto de pessoas mortas, o que explica o número de vazamentos ser maior que a população brasileira.

De acordo com o Tecnoblog, esses dados foram reunidos em agosto de 2019 e eram vendidos para quem quisesse ter acesso a algum CPF.

WannaCry, o ramsomware mais famoso do mundo

Acredito que antes de saber o que foi o WannaCry, você deseja saber o que é um ramsomware. Ramsomware é um tipo específico de malware que impede o usuário de acessar uma máquina infectada.

Na prática, os ramsomwares “sequestram” computadores para que os hackers exijam alguma quantia em dinheiro para devolver os dados ao dono.

Em 2017 o WannaCry foi um terror para mais de 230 mil usuários de computadores ao redor do mundo. Rússia, Brasil e China foram os principais afetados pelo ramsomware, sendo que até mesmo o Tribunal de Justiça de São Paulo foi afetado.

O malware atacou apenas sistemas operacionais Windows, da Microsoft, o que exigiu que a empresa lançasse um patch de correção para evitar que o número de vítimas aumentasse.

O grupo The Shadow Brokers, criador do malware, exigia cerca de 300 dólares para que o usuário recuperasse seus dados. A propagação do vírus foi parada quando o pesquisador Marcus Hutchins encontrou uma maneira de evitá-la, dando fim a essa onda de sequestro de dados.

Afinal, ataques cibernéticos podem causar uma guerra?

Como é possível perceber, ataques cibernéticos podem causar grandes problemas e ninguém está a salvo. Os alvos desses ataques vão desde cidadãos comuns que têm seus dados vazados até os servidores da NASA.

Diante disso, alguns podem se fazer o seguinte questionamento: será que ataques cibernéticos entre nações podem causar uma nova guerra? Eu não sei te dar a resposta, mas Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, acredita que sim.

De acordo com Biden, se os Estados Unidos se envolverem em uma nova guerra contra uma grande potência, isso poderá ser fruto de ataques cibernéticos. Ele ainda afirmou que as autoridades americanas enxergam China e Rússia como as principais ameaças nesse sentido.

A preocupação de Biden com a segurança cibernética é justificada, já que empresas do país vêm sendo alvos de ataques há algum tempo e esses ataques afetaram até mesmo o fornecimento de alimentos e combustíveis no país.

Eu acredito que é mais do que provável que se acabarmos nos envolvendo em uma guerra será graças a uma violação cibernética de grandes consequências” - Joe Biden

Durante uma cúpula em junho deste ano entre Biden e Vladimir Putin, presidente da Rússia, o atual presidente americano alertou sobre instalações russas que os Estados Unidos consideram que estejam fora dos limites para outras nações.

Desde esse encontro, as autoridades de segurança de Joe Biden estão mantendo contato constante com membros da Federação Russa para evitar desentendimentos com ataques cibernéticos.

Biden ainda afirmou que a China é uma ameaça devido à sua clara intenção de ser a maior potência mundial tanto econômica quanto militarmente até meados de 2040.

Ao que tudo indica, há a possibilidade de, futuramente, uma grande guerra envolvendo potências mundiais ser iniciada a partir de uma tela de computador. Esperamos que isso não ocorra por motivo algum.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.