O que são as agtechs e qual a importância da tecnologia para o campo?
O crescimento acelerado das agtechs do Brasil
Quais são as soluções mais apresentadas pelas agtechs?

Agtechs estão em alta no mercado brasileiro com a digitalização no agronegócio

Saiba o que são as agtechs, entenda os principais motivos pelos quais elas estão em alta e conheça as soluções apresentadas por essas empresas.

Gabriela Batista
Por: Gabriela Batista
Agtechs estão em alta no mercado brasileiro com a digitalização no agronegócio

Se compararmos as práticas agrícolas de dez anos atrás com as que são realizadas hoje, veremos que estão completamente diferentes.

Nos últimos anos, a rotina das plantações têm contado com novas tecnologias baseadas em inteligência artificial e agricultura de precisão, como o uso de drones, sensores, imagens aéreas e aplicativos.

E, muitas dessas tecnologias chegaram para os produtores por meio das agtechs, que são as startups que promovem inovação para o agronegócio.

Uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting revela que o número de agtechs no Brasil aumentou 40% desde 2019.

Dessa forma, o estudo mostra que há uma cultura empreendedora forte se instaurando no país, com algumas cidades possuindo mais de 10 agtechs, formandoum verdadeiro ecossistema de inovação para o campo.

E é justamente sobre o grande aumento das agtechsno Brasil que vamos conversar hoje, por meio dos tópicos abaixo. Então, permaneça conosco para saber mais!

  • O que são as agtechs e qual a importância da tecnologia para o campo?
  • O crescimento acelerado das agtechs do Brasil;
  • Quais são as soluções mais apresentadas pelas agtechs?

Preparado(a)? Então vamos lá!

O que são as agtechs e qual a importância da tecnologia para o campo?

As agtechs são startups que promovem tecnologia para o agronegócio, impulsionando investimentos para o setor e aumentando a produtividade dos processos.

O uso da Internet das Coisas (IoT) no campo, por exemplo, permite monitorar o desempenho de equipamentos agrícolas, tais como os tratores e as colheitadeiras.

Nesse sentido, sensores informam se há aquecimento excessivo nas peças ou qualquer outro problema que pode indicar a troca do equipamento, antes que prejudique o trabalho dos produtores.

Além disso, a utilização de Drones e dados de satélites devolvem uma gama de dados extremamente importantes para o controle das colheitas e são uma grande aposta no setor.

Mas, as tecnologias não se baseiam somente nisso. No mundo todo existem diversas agtechs que promovem soluções cada vez mais criativas e, principalmente, que resolvem problemas.

Existem soluções para logística, armazenagem e até aquelas mais diferenciadas, como uma startup australiana chamada MimicTec.

A MimicTec oferece soluções como uma “mãe galinha artificial” que gera calor e sons característicos com o intuito de diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida das aves logo quando nascem.

O crescimento acelerado das agtechs do Brasil

A adoção digital que cresceu durante a pandemia também afetou o setor agropecuário. Só em 2020, 78 instituições investiram e apoiaram 223 agtechsbrasileiras. Mas, por que isso aconteceu?

Estima-se que a necessidade da produção de alimentos e a troca de informações para evitar o contágio da doença foi a base para que os produtores não parassem. Então, mesmo com o isolamento, a presença em campo foi mantida.

E, se compararmos o período de janeiro a agosto de 2019 com janeiro a agosto de 2020, houve um incremento de 220%.

A pesquisa realizada pela Embrapa e parceiros mostra que, ao todo, existem 1574 agtechs ativas em todo país.

Para Adriana Regina Martin, diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, esse resultado pode facilitar as transições para o futuro do agronegócio no Brasil.

E, a empresária ainda completou que a Embrapa, como empresa pública e de pesquisa, vai continuar fomentando o desenvolvimento de novas soluções, apoiando o fortalecimento dos ecossistemas de inovação.

Quais são as soluções mais apresentadas pelas agtechs?

As soluções que estão sendo mais apresentadas pelas agtechs no Brasil, atualmente, são:

  • Criação de Softwares;
  • Alternativas energéticas;
  • Aproveitamento de resíduos e
  • Monitoramento.

A Embrapa também sinalizou que, ainda este ano, estará realizando outros levantamentos baseados nos impactos ESG (Ambiental, Social e Governança) que são gerados por essas empresas.


E você? Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe em nossas redes sociais e plataforma para ficar por dentro dos principais assuntos do mundo dos negócios.

Gabriela Batista

Gabriela Batista

Grad. em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi Diretora de Projetos e, posteriormente, Diretora Presidente na empresa júnior ProEQ Jr - Consultoria e Soluções em Engenharia Química. Também atuou como Assistente de Marketing no Centro Acadêmico de Engenharia Química e foi monitora da disciplina de "Transformações Químicas". Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.