O que é Canonical Tag?
Por que utilizar Canonical Tag?
Como usar Tag Canonical?
Como funciona a Canonical Tag?
Qual a importância do redirect 301?
Erros a serem evitados na implementação da Canonical Tag
Boas Práticas para Aplicar Canonical Tag
Se aprofunde mais!

Entenda o que é a Canonical Tag e não seja penalizado pelo Google!

Neste artigo entenda o que é Canonical Tag e ainda aprenda como utilizá-la para não sofrer penalizações devido a conteúdos duplicados!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é a Canonical Tag e não seja penalizado pelo Google!

O SEO (Search Engine Optimization) é uma área que vem crescendo muito, atualmente,várias empresas estão investindo nessa área. Afinal, é no Google que você pesquisa grande parte das coisas na internet!

A canonical tag é uma ferramenta dentro do HTML que irá ajudar sua empresa a ter um melhor ranqueamento dentro dos motores de busca.

Você sabia que além do Google penalizar páginas que possuem erros ele também pode lhe penalizar devido a conteúdos duplicados? Resolver este tipo de problema pode ser mais fácil do que você imagina!

Ficou interessado em saber mais sobre a Canonical Tag? Então continue lendo este artigo. Separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:

  • O que é Canonical Tag?
  • Por que utilizar Canonical Tag?
  • Como funciona a Canonical Tag?
  • Qual a importância do redirect 301?
  • Se aprofunde mais!

Vamos à leitura?

O que é Canonical Tag?

A Canonical Tag é uma tag em html que permite mostrar para os mecanismos de busca a versão preferencial de uma página de internet.

Desta forma, é possível saber qual conteúdo é o original para ser rastreado, indexado e apresentado dentro da pesquisa do Google.

Mas também serve para outros mecanismos de busca. Falamos do Google por ser o mais utilizado entre todos.

A Canonical Tag também é conhecida como atributo canonical ou canonical link element e faz com que o algoritmo do Google entenda para qual página o usuário deve ser redirecionado em sua busca.

Isso acaba resolvendo um problema comum que muitos sites possuem, de ter páginas de conteúdos iguais mas com URLs diferentes.

É comum encontrarmos páginas com conteúdos iguais em e-commerces devido aos filtros que este tipo de site possui. Nele, o usuário pode visualizar os produtos por nome, relevância, ordem de preço etc, onde é muito difícil algum tipo de informação mudar.

Faça o teste e veja, os mesmo produtos são mostrados, variando apenas a sequência.

Porém, cada tipo de visualização da página possui uma URL. E é por isso que a Canonical Tag acaba sendo tão importante.

Ao utilizar a canonical tag nesse caso, o buscador irá mostrar apenas o resultado da página principal. Sendo assim, o visitante poderá depois optar por classificar os produtos por preço, relevância etc.

Além disso, existem diversas outras situações onde a canonical tag é aplicada, é uma tag essencial para quem deseja trabalhar com estratégias de marketing digitale utilizar o SEO para o ranqueamento de suas páginas no topo do Google.

Por que utilizar Canonical Tag?

Um grande problema que vários sites possuem é ter suas páginas duplicadas na hora de ranquear nos mecanismos de busca. Basicamente são variações na URL, sendo que o conteúdo é exatamente igual. Como por exemplo:

  • urldosite.com.br;
  • urldosite.com.br/index.php;
  • urldosite.com.br/home.aspx.

Talvez você nunca tenha percebido esse tipo de variação, mas elas são mais comuns do que você imagina, comece a reparar a partir de agora!

Mas perceba algo importante, todas essas URLs te redirecionam para o mesmo conteúdo do site, o que acaba sendo um problema para o Google e outros mecanismos de busca.

Isso porque eles entendem que existem conteúdos iguais em URLs diferentes, percebendo as duplicações de páginas e punindo o domínio através da perda de ranqueamento.

E para solucionar este tipo de problema basta usar a Canonical Tag na página principal.

Desta maneira, somente a página principal será mostrada e indexada, não levando o usuário para os outros endereços.

Interessante, não é mesmo?

Como usar Tag Canonical?

A utilização da Canonical Tag é a base para que os motores de busca consigam identificar mais de uma versão do conteúdo de um mesmo site. Com isso, eles passam a ser capazes de incluir ou excluir uma indexação.

Outro ponto importante é que a Canonical Tag também é uma forma de indicar a autoridade e confiança de um conteúdo. Afinal, indica quais são originais, métrica fundamental com o ganho de escala do marketing digital.

Mas não se preocupe! É simples usar a tag canônica. Vamos conferir um caso prático?

Exemplo Prático 

Antes de mais nada, é preciso entender que ao definir a canonical tag todos os mecanismos de busca passarão a ter clareza de qual a URL preferência para direcionar quem faz uma pesquisa.

Depois dessa definição, é bem simples aplicar a página canônica. Por exemplo, a tag definida é: www.site.com.br. Para isso, busque por view-source:https://www.site.com.br.

Feito isso, você precisa indicar aos motores de busca o seu domínio canônico. basta adicionar a expressão <link> na seção chefe das páginas. Por exemplo:

<link rel=“canonical” href=”www.site.com.br.”/>.

Para um exemplo prático, segue modelo do nosso próprio site:

exemplo de canonical tag do site voitto

O reconhecimento da alteração pelos mecanismos de busca é praticamente imediato.

Como funciona a Canonical Tag?

As Canonical Tags funcionam de maneira similar ao redirecionamento 301, no qual você leva o usuário para outra página. Mas, a canonical tag funciona apenas nos motores de busca, fazendo com que o usuário vá para a página principal.

A Canonical Tag não permite que as variações de endereço da página principal sejam indexadas no Google, mas permite que os usuários as acessem. Já o redirecionamento 301 não será possível acessar determinada URL, você será obrigatoriamente redirecionado para uma outra.

Viu como a Canonical Tag pode ser entendida como uma importante ferramenta de SEO? Afinal, ninguém deseja ter seu ranqueamento punido devido a uma duplicação de conteúdo, não é mesmo?

Qual a importância do redirect 301?

Como vimos acima, a função principal do redirecionamento 301 é levar o usuário para o destino correto. Desta maneira o código de redirect 301 permite que o mecanismo de busca entenda que a página mudou de local e entenda que não possui conteúdo duplicado.

Também é recomendado o uso do código quando é necessário redirecionar o usuário para um outro domínio. É comum que isso aconteça quando a empresa muda de nome e deseja manter os acessos de seus clientes e seguidores.

Vale ressaltar que, o redirecionamento deverá ser feito em todas as páginas do domínio antigo e respectivamente direcionar para as páginas do domínio novo.

Erros a serem evitados na implementação da Canonical Tag

É comum cometer alguns erros ao utilizar as tags canônicas. Se sua empresa utiliza a canonical tag, fique ligado nos pontos abaixo para não ter o SEO prejudicado e a não indexação de páginas importantes.

1. Escolher a home page como sendo o endereço preferido

Com o objetivo de que os usuários cheguem na página inicial do site, muitas empresas acabam definindo a home como canônica em todas as páginas do site.

Ao fazer isso, pode acontecer de todas as outras páginas de seu site não serem indexadas no Google.

Sendo assim, procure usar as páginas mais importantes e mostre para o buscador quais são.

2. Usa mais de um link canônico

Cada página poderá ter no máximo uma tag canônica evidenciando qual é a URL do conteúdo principal.

As tags canônicas também podem ser auto referenciadas, ou seja, a URL da página é igual a URL que estão dentro da tag canônica.

3. Usar links canônicos em artigos em destaque

Caso seu site tenha sempre um artigo que fique em destaque, o uso da Canonical Tag não é recomendado.

Isso irá garantir que essa página não seja ignorada e não apareça nos resultados da pesquisa do Google.

Boas Práticas para Aplicar Canonical Tag 

Para quem utiliza a canonical tag é fundamental entender algumas boas práticas para ter sucesso com a ferramenta e não cometer erros comuns. Por isso, separamos as mais importantes para que você saiba como otimizar o seu site.

1. Focar no uso para casos necessários

O único objetivo da utilização da canonical tag é evitar conteúdos duplicados. Por isso, não vale a pena aplicar a ferramenta em páginas que não correm riscos como esse.

2. Ter atenção no código

Além disso, a aplicação da canonical tag demanda uma alteração do código fonte da página. Nesse sentido, é necessário muito cuidado para que o comando rel=canonical seja colocado na seção <head>. 

Caso contrário, os mecanismos de busca não irão captar corretamente, invalidando a ação.

3. Atualizar sempre que for preciso

Como já citamos aqui, em casos como mudanças de domínios e alterações dos locais dos conteúdos é necessário atenção para que o redirecionamento 301 seja feito de maneira assertiva.

Para isso, as canonical tags também precisam estar em dia, conforme as eventuais mudanças feitas para todo o site.

Se aprofunde mais!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.