A aplicação de estratégias empresariais nas clínicas médicas, hospitais ou outras instituições da área da saúde é uma tendência promissora, visto que potencializa os resultados visando a manutenção da qualidade de vida e saúde dos pacientes.
Entretanto, é cada vez mais comum surgirem dúvidas e dificuldades iniciais de implementação de um sistema de gestão eficiente e que contemple os objetivos. Além disso, a aplicação de estratégias também gera dúvidas.
Diante disso, é necessário conhecer quais são as formas de estrutura organizacional e quais ferramentas e metodologias podem ser utilizadas como estratégias para alcançar o objetivo da sua instituição.
Por isso, se você se interessa pelo assunto, te contaremos mais através dos seguintes tópicos:
Vamos lá!
Para gerir todas as atividades desempenhadas dentro de uma empresa é comum a aplicação de um sistema de gestão. Nele, os procedimentos operacionais são alinhados, o que é essencial, principalmente para quem está começando.
As vantagens de se utilizar um sistema de gestão são inúmeras, entre elas podemos destacar: o estabelecimento de um fluxo de processo, alinhamento da equipe com os objetivos e evitar o retrabalho de fazer novamente uma ação.
Além disso, a estrutura organizacional é muito importante. Existem três tipos de organização dessa estrutura: funcional, linear e linha-staff. Além do mais, tal tem quatro principais componentes: sistemas de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisão.
A estruturação da organização facilita a distribuição de atividades e corrobora para que as metas sejam cumpridas de forma mais organizada e com maior foco nos resultados.
Por exemplo, vamos supor que há uma clínica que tem o objetivo de atender mais pacientes com a maior qualidade possível. Entretanto, não está clara qual é a função de cada funcionário para alcançar esse objetivo, então, as atividades realizadas não estarão alinhadas e os resultados refletirão isso.
Por isso, as empresas costumam se dividir em setores como: financeiro, administrativo, gestão, comercial, marketing , operações, recursos humanos, entre outras áreas.
Dessa forma, as funções e atividades contribuem de forma mais organizada e planejada para o alcance do objetivo maior.
No ambiente médico, a implementação de um sistema de gestão e da estrutura organizacional também tende a otimizar os processos e melhorar os resultados, por isso esse conhecimento é tão importante para os médicos.
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Após feita a estruturação, agora é hora de aplicar estratégias para potencializar o desempenho do seu negócio. Tais, consistem na aplicação de ferramentas e metodologias para a orientação das ações.
O primeiro passo é a realização de um planejamento estratégico. Essa ferramenta permite que os gestores estabeleçam um plano para a empresa durante determinado período, em geral a longo prazo.
Na medicina, ter um planejamento estratégico hospitalar é uma forma de garantir a manutenção e crescimento do setor e facilitar a tomada de decisões. Neste plano, são definidas ações como:
Além disso, a aplicação de Frameworks para medir e ampliar a competitividade é um recurso muito interessante. Tais como: Forças de Porter, análise SWOT e BSC em hospitais.
As Forças de Portersão uma ferramenta de análise que consiste em identificar quais são: o poder de negociação dos fornecedores, a rivalidade entre os concorrentes, a ameaça de produtos substitutos, a ameaça de surgimento de novos concorrentes e o poder de negociação dos clientes.
Já a análise SWOT (FOFA) diz respeito à identificação e mapeamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta permite ampliar a visão sistêmica do ambiente interno e externo.
Por fim, temos o Balanced scorecard, BSC, que pode ser traduzido como “indicadores balanceados de desempenho” e que assim como a análise SWOT, mapeia sob perspectivas estratégicas.
Com uso dessas ferramentas, a tomada de decisão dentro do ambiente hospitalar fica mais fácil e o foco em resultados é uma consequência positiva dessas implementações, o que favorece os objetivos da instituição.
Mas, quais são os desafios a serem enfrentados durante essas implementações? Continue a leitura, pois a resposta para essa pergunta é o foco do nosso próximo tópico!
Em todas as áreas da nossa vida estamos sujeitos a enfrentar desafios, e ao aplicar estratégias empresariais na medicina, não poderia ser diferente. Por isso, vamos conversar um pouco sobre quais desafios podem surgir e dar algumas dicas de como você pode lidar com eles!
Por mais óbvio que isso pareça, a falta de conhecimento das ferramentas é um fator que pode causar desentendimentos e problemas na sua aplicação. Ter uma noção de como funciona é um bom início, mas buscar capacitações é essencial.
Dessa maneira, busque sempre estar o mais atualizado e capacitado possível sobre as ferramentas que seu negócio utiliza, para evitar falhas técnicas na aplicação das mesmas.
A comunicação clara e alinhada é fundamental para a implementação de mudanças ou para começar algo novo. Dessa forma, um dos desafios que podem surgir é a falha de comunicação prejudicar o andamento dos processos.
Certifique-se que toda a equipe está aberta a diálogos sobre a implementação das ferramentas e da nova estrutura organizacional para evitar transtornos.
Todos os membros da equipe devem abraçar a missão para que tudo dê certo. Afinal, não adianta alguns membros caminhar em uma direção enquanto outros caminham em direções opostos.
Por isso, é importante verificar se todos os membros estão com as mesmas expectativas e comprometidos para fazer o novo modelo implementado funcionar e alavancar os resultados como esperado.
Depois de tantas informações interessantes, esse tema ficou bem mais claro, certo? Então, coloque em prática seus novos conhecimentos e não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para estar sempre atualizado!
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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