Como diminuir o impacto do frete nas vendas online?

Entenda o impacto do frete no e-commerce?

Entenda o impacto do frete para e-commerce e confira 6 estratégias para aplicar no seu negócio

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Por: Parceiro
Entenda o impacto do frete no e-commerce?

Poder comprar sem sair de casa, com apenas alguns cliques, é uma das sete maravilhas da modernidade, ao menos para mim. Porém, como tudo na vida, essa comodidade tem um preço que nem sempre os consumidores estão dispostos a pagar. E sim, eu estou falando do frete.

Algumas pessoas até possuem um limite “tolerável” para gastar com a entrega. Mas, situações onde o frete é mais caro que o produto são ainda mais desafiadoras e muitas vezes terminam no abandono de carrinho.

Afinal, por que o frete impacta tanto as vendas, ao ponto de fazer alguém desistir de uma compra? Bem, para muita gente o frete é visto como um custo adicional e, por isso, existe essa resistência dos consumidores em pagar pelo envio. Entretanto, nem tudo está perdido. Por isso, separamos 6 estratégias para ajudar você a superar esse obstáculo.

Como diminuir o impacto do frete nas vendas online?

Perder uma venda devido ao valor do frete é algo frustrante para o lojista. Contudo, é importante considerar que o cliente também sai frustrado após se deparar com um frete caro. O lado bom de tudo isso é que existem maneiras de contornar esses problemas e garantir uma boa experiência para ambos os lados. Confira:

1. Previna frustrações 

Uma forma de minimizar o impacto do frete no seu e-commerce é disponibilizar a cotação do envio na página do produto. Assim, qualquer pessoa que visitar o seu site consegue calcular o valor da entrega antes de colocar a mercadoria no carrinho.


Essa é uma mudança relativamente simples que previne frustrações, evita surpresas desagradáveis durante o checkout e aumenta as chances de conversão.

2. Ofereça frete grátis

Conceder frete grátis pode ser tão eficiente quanto oferecer descontos nos produtos. Porém, tenha bastante cuidado para não ficar no prejuízo. A seguir, confira algumas dicas para não errar com essa estratégia:

  • não ofereça frete grátis o ano inteiro. Escolha períodos sazonais ou datas comemorativas de bastante movimentação no comércio eletrônico para oferecer o benefício.
  • condicione o frete grátis a um valor mínimo de compra. Isso acaba estimulando o cliente a gastar um determinado valor para ganhar a gratuidade do envio. Inclusive, essa é uma dica excelente para quem precisa aumentar o ticket médio do e-commerce. 
  • utilize ferramentas, como as calculadoras de frete grátis, para verificar em quais mercadorias é possível manter a entrega gratuita, sem comprometer o lucro.

3. Considere o frete fixo

Definir um valor fixo para as entregas também pode ajudar a driblar a resistência do consumidor em relação ao custo do envio. No entanto, antes de adotar essa ou qualquer outra estratégia de frete, faça as contas. Veja para quais regiões é viável manter esse tipo de oferta e só então divulgue o frete fixo para a sua clientela.

4. Diversifique as modalidades de envio

Quando falamos sobre o impacto do frete no e-commerce precisamos considerar o prazo de entrega. Nesse sentido, é importante oferecer para o cliente ao menos duas modalidades de envio: o econômico e o expresso. Assim você garante a satisfação das pessoas que querem a entrega mais barata e daquelas que preferem gastar um pouco mais para receber a encomenda com rapidez.

5. Utilize gateways de frete 

Os gateways de frete são ferramentas essenciais para quem vende online. O Melhor Envio, por exemplo, é um gateway gratuito que pode ser integrado a várias plataformas de vendas. Entre os benefícios do Melhor Envio podemos destacar:

  • as etiquetas de frete geradas dentro do site podem ser rastreadas rapidamente pelo Melhor Rastreio.
  • postagem de encomendas facilitada. Ao invés de se deslocar até as agências das transportadoras, os vendedores conseguem deixar os envios diretamente no Melhor Ponto, que são unidades de coleta do Melhor Envio.
  • todas os serviços e funcionalidades do Melhor Envio são gratuitas e estão disponíveis para todas as pessoas que utilizam o gateway de frete. 

6. Trabalhe com retirada em ponto físico

Essa estratégia pode ser usada até por lojistas que não possuem loja física. A dica, neste caso, é fechar parceria com outros estabelecimentos comerciais que operam no varejo offline. O cliente vai continuar comprando no seu e-commerce, mas tem a opção de buscar o produto em algum parceiro.


Outra maneira de reduzir os custos com os envios é utilizar smart lockers (armários inteligentes). Com esse tipo de solução o consumidor faz o pedido online normalmente, porém consegue fazer a retirada no locker.


Viu?! Apesar do frete impactar bastante lojistas e clientes, com algumas estratégias você consegue diminuir as consequências negativas que esse serviço pode trazer para o seu e-commerce.


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