Como dizer que o comportamento de um colaborador não é aprovado?
A relação entre comunicação assertiva e a promoção da mudança comportamental
Como ser um bom líder?

Como promover mudanças comportamentais nos colaboradores sem ser rude?

Saiba como incentivar mudanças comportamentais dentro das empresas de forma assertiva e eficiente para a sua colaboração!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Como promover mudanças comportamentais nos colaboradores sem ser rude?

Ser líder é uma funçao que exige esforço e muitas habilidades emocionais, para liderar de forma eficaz um bom líder precisa saber acima de tudo lidar com os seus liderados.

Quando comportamentos precisam ser reajustados é função do líder agir para que o problema em questão seja resolvido, mas muitas vezes, estes acabam agindo de forma rude e afastando ainda mais os seus colaboradores, além de não conseguirem resolver o problema em questão.

Hoje falaremos um pouco sobre como promover a mudança comportamental dentro das equipes de forma assertiva, de tal maneira que haja uma conversa humanizada e seja pautado o que precisa ser modificado de acordo com o que se espera de cada funcionário.

Para saber como promover mudanças comportamentais efetivamente, siga conosco nos próximos tópicos:

  • Como dizer que o comportamento de um colaborador não é aprovado?
  • A relação entre comunicação assertiva e a promoção da mudança comportamental
  • Como ser um bom líder?

Vamos lá?

Como dizer que o comportamento de um colaborador não é aprovado?

Quantas vezes as palavras já te feriram? Muitas vezes algo que é falado diretamente para nós acaba nos magoando, mas você sabia que isso pode ser evitado? Tudo depende da forma com que é dito e qual o objetivo em que uma fala tem ao ser direcionada para você.

Entender que todas as nossas atitudes possuem consequências é o primeiro passo para compreender que o que falamos pode ter um efeito significante no outro.

Dado o contexto em que alguém precisa dizer algo que pode ser duro de uma outra pessoa ouvir, como fazer isso da melhor forma?

A chave para a resolução deste problema é a utilização da comunicação-não-violenta (CNV).

Conheça a CNV!

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

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Comunicação Não Violenta Na Prática

Utilizando a comunicação-não-violenta e entendendo as suas diretrizes você pode aprender a como expor o que você precisa sem necessariamente ser rude ou insensível.

Quando algo negativo precisa ser dito para alguém é importante ficar atento em alguns elementos, por isso anote as dicas abaixo para amenizar o impacto das suas palavras e ser assertivo da melhor forma!

Se você precisa conversar sobre mudanças de comportamento com algum colaborador:

  • Faça contato visual;
  • Exponha o seu ponto de vista e pergunte o ponto de vista do outro;
  • Identifique e elogie pontos positivos;
  • Seja assertivo;
  • Tenha uma escuta ativa;
  • Esteja apto para compreender o outro lado;
  • Seja objetivo sobre o que você quer;
  • Proponha soluções para resolver o problema;
  • Dê a oportunidade para o outro mostrar mudança.

A relação entre comunicação assertiva e a promoção da mudança comportamental

Você já ouviu falar que a comunicação é a base de tudo? Pois bem, ela é! O poder de uma comunicação efetiva com o outro pode trazer resultados muito mais que positivos para sua vida.

A relação da comunicação assertiva com a promoção da mudança comportamental do outro é simples: ninguém tem o poder de mudar o outro, mas tem o poder de sensibilizá-lo perante a uma situação para que o mesmo perceba sua conduta e chegue em uma conclusão significativa.

É muito comum acharmos que através da coerção podemos promover a mudança de comportamento no outro, mas na verdade, isso poderá ter o efeito contrário! Uma liderança coercitiva pode até resolver o problema de imediato, mas em contrapartida afasta o colaborador e influencia sentimentos negativos com relação a corporação.

Dessa forma, usando a comunicação assertiva para falar sobre o assunto desejado é possível induzir o processo de mudança de uma formagentil e empática com o outro.

Lembre-se: Impor nossas vontades sobre o outro pode ser um atraso no processo de mudança comportamental, pois uma vez que regido pela coerção, será feito apenas por que foi mandado e não por ser reconhecido como algo que é necessário para seu desenvolvimento.

Como ser um bom líder?

Para conseguir promover a mudança comportamental nos colaboradores é preciso ser um bom lider. E um bom lider é aquele que:

Tem uma liderança humanizada

Compreende o lado dos colaboradores para além de suas funções dentro do trabalho, além disso, sepre procura saber mais sobre cada funcionário para que eles se enxaixem da melhor forma dentro da equipe estabelecida. 

Sabe dar e receber feedbacks

Um bom líder precisa dominar a prática dos feedbacks. Tanto para ter expertise ao receber quanto para dominar a assertividade para saber dar feedbacks no dia a dia e incitar a mudança de forma estratégica.

Preza pelo bom relacionamento com a equipe

Um dos principais tópicos para o sucesso de uma corporaçao é a satisfação dos colaboradores quanto ao ambiente de trabalho, e para isso, nada melhor do que prezar pelo bom relacionamento entre os funcionários.

Equipes unidas possuem uma maior produtividade.Uma liderança que investe no relacionamento da equipe é uma liderança inteligente e com um bom planejamento estratégico.

Interessante, não é mesmo? Ser líder não é fácil, e muitas vezes é preciso fazer decisões difíceis, implantar algumas mudanças e ter um posicionamento claro sobre determinados assuntos.

Mas não se desespere, pensando em te dar o melhor do conhecimento e te preparar para uma nova jornada a Voitto criou um curso especialmente para você!

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Você sabia que o que mais tira a motivação das pessoas no trabalho não é um salário baixo e nem excesso de atividades? Um estudo feito pela consultoria Bamboo mostra que 44% das pessoas pedem demissão por causa da presença de um chefe tóxico.

Portanto, se você é um líder ou está almejando essa posição, deve se preocupar com isso.

Transmitindo os conceitos essenciais para ser um bom líder, o curso Liderança no Chão de Fábricate prepara para enfrentar os desafios de um líder de alta performance.

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Liderança no Chão de Fábrica

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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