O que são Processos e como gerenciá-los?
O que são Projetos e como gerenciá-los?
A importância da gestão de projetos na cultura organizacional
Como liderar e desenvolver projetos de melhoria?
Como se especializar em gestão de projetos?

Entenda quais são as principais diferenças entre Projeto e Processo

Projeto e Processo são dois termos empresariais distintos, mas que muitos pensam que se referem a mesma ação. Entenda quais são as diferenças aqui!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda quais são as principais diferenças entre Projeto e Processo

No universo empresarial, estamos muitas vezes acostumados a lidar apenas com metodologias e ferramentas da qualidade que buscam estimular a gestão operacional de uma área e todo negócio, não é verdade?

Afinal de contas, são elas que promovem maior produtividade, eliminam desperdícios e procuram elevar o valor nas operações de uma empresa.

Entretanto, outro tipo de gestão também se mostra muito necessário – apesar de muitas companhias ainda hoje não a desenvolverem com tanto empenho: a gestão de projetos.

Perante um mercado cada vez mais acirrado, cada empresa precisa desenvolver sua própria estratégia para continuar sustentável e em contínuo crescimento. Assim como no contexto operacional, práticas e estratégias preventivas também são muito bem vindas.

A gestão de projetos surge então para atender esta premissa: possibilitar por meio de sua robusta estrutura de boas práticas de gerenciamento o alcance das metas estratégicas almejadas por uma organização.

Neste artigo, você irá entender mais sobre a diferença entre projeto e processo em suas respectivas formas de gestão, conhecer mais sobre a importância deles na sua empresa e conferir como o Lean Seis Sigma e a Voitto podem ajudar:

  • O que são Processos e como gerenciá-los?
  • O que são Projetos e como gerenciá-los?
  • A importância da gestão de projetos na cultura organizacional;
  • Como liderar e desenvolver projetos de melhoria?

Vamos lá?

O que são Processos e como gerenciá-los? 

Uma empresa conta com dois tipos de gerenciamento: o operacional e o de projetos. Na ocasião operacional – também conhecida como por processos, as atividades e tarefas empresariais são contínuas e repetitivas, como: uma linha de produção, o processo de abastecimento de materiais em estoque, a programação de uma produção, dentre outros.

Apesar de também serem executados por colaboradores de forma prioritariamente planejada, sistêmica e controlada, os processos são gerenciados de forma diferente de um projeto. Eles prezam pela conformidade e estabilidade, e por isso, procuram assegurar a uniformidade e a sequência estável e constante de um processo.

O que são Projetos e como gerenciá-los? 

Quando determinado processo é visto por sua companhia como um diferencial competitivo – em que por meio de seu aumento de desempenho a empresa tem muito a ganhar, a gestão de projetos entra em ação.

É por meio dela que projetos de melhoria de desempenho – inclusive decorrentes do programa Lean Seis Sigma – são desenvolvidos, que eventos Kaizen são realizados e que outras ferramentas da qualidade são aplicadas dentro do ciclo de vida do projeto.

Quando uma companhia enxerga a oportunidade de desenvolver um novo produto e efetuar seu lançamento no mercado em um período previamente estabelecido, aí entra também em ação a gestão de projetos. É por meio dela que um projeto de produto é elaborado e que metodologias como o Design For Six Sigma (DFSS) e ferramentas como a Análise dos Modos de Falha e Seus Efeitos (FMEA) são também contemplados.

Quando uma empresa percebe a necessidade de adquirir um novo equipamento para atender um ou mais requisitos em específico – seja para aumentar a capacidade de produção ou garantir a segurança no trabalho, aqui está também a gestão de projetos que, com seus processos de gerenciamento e suas áreas de conhecimento, buscam desenvolver um projeto com qualidade, no tempo acordado e com os menores custos possíveis.

Isto é, a gestão de projetos se baseia em oportunidades estratégicas corporativas que são propostas perante cenários de concorrência cada vez mais difíceis de atuar. Apesar de serem considerados temporários e com um final pré-estipulado, os resultados por ele gerados se mantêm sempre constantes.

A importância da gestão de projetos na cultura organizacional

O PMBOK é um guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos elaborado e mantido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) que tem como função dissipar e incentivar mundialmente a adoção de suas boas práticas e fundamentos no ambiente empresarial.

A adoção destas novas práticas de gestão na cultura de uma organização favorece seu progresso e crescimento sustentável e promove maior vantagem competitiva perante a concorrência. Afinal de contas, são projetos estratégicos desenvolvidos por uma companhia que determinam seu contínuo sucesso no mercado.

Como liderar e desenvolver projetos de melhoria?

O Lean Seis Sigma é uma metodologia da qualidade que está cada vez mais ganhando o mundo corporativo já faz um bom tempo, não é mesmo? Apesar de ser normalmente mais aplicada para o desenvolvimento de processos, sua extensão DFSS possibilita o emprego e auxílio no que se refere à gestão de projetos de novos produtos e equipamentos.

Caso você queira saber mais sobre este notável programa da qualidade que funciona mediante a realização de inúmeros projetos – sejam eles para melhoria de desempenho ou não, te convido a dar uma olhada nos pacotes de especialidades em Lean Seis Sigma aqui da Voitto. Com eles, você será capacitado para desenvolver da maneira mais eficiente e oportuna exequível projetos estratégicos de alto rendimento na sua companhia.

Como se especializar em gestão de projetos?

Nos dias atuais, devido às novas dinâmicas empresariais e altas taxas de demanda, o tempo se tornou um recurso que poucos podem se dar ao luxo de desperdiçar. Você já pensou nisso?

Com essa questão em mente, a Voitto inova lançou um curso inteiramente voltado para a prática.

O Curso de Gerenciamento de Projetos na Prática fornece uma experiência empresarial completa, com etapas, macetes e ferramentas necessárias para dar agilidade e qualidade para seus projetos, pessoais e empresariais.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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