A gestão ágil é um princípio muito importante para o gerenciamento de projetos e de processos em uma empresa.
Dessa forma, duas metodologias muito populares entre as empresas e que consistem nessa gestão ágil dos projetos são o Lean Six Sigma e o BSC (Balanced Scorecard).
Continue neste artigo e confira quais são as principais características de cada uma, no que elas se diferem e como escolher a metodologia adequada para o seu negócio por meio dos seguintes tópicos:
Bom aprendizado!
O Lean Six Sigma é uma metodologia que combina duas outras: o Lean Manufacturing e o Six Sigma. O seu principal objetivo é o ganho de produtividade e a redução de variabilidade na criação de produtos e de serviços.
Um de seus princípios é a redução do desperdício, otimizando processos e produzindo produtos mais padronizados em busca da satisfação do cliente.
Outra característica do Lean Six Sigma é a busca pela melhoria contínua. A prática busca tornar os resultados dos processos de uma empresa cada vez melhores, mais eficientes e eficazes.
Para reduzir a variabilidade dos processos, atuar na resolução de problemas e aumentar a eficiência produtiva das empresas, o Lean Six Sigma conta com algumas ferramentas facilitadoras. São elas:
O SIPOC é um diagrama utilizado para definir o principal processo a ser otimizado durante um projeto. É utilizado na fase de definição do método DMAIC no Lean Six Sigma.
As letras de seu acrônimo significam:
O Diagrama de Ishikawa busca otimizar a identificação da causa raiz de um problema que deve ser solucionado. Com ela, há a associação entre causa e efeito, em busca das soluções.
As causas do problema são divididas em seis categorias, que são:
O termo Kaizen significa “melhoria contínua” na língua japonesa. Dessa forma, sua filosofia defende a busca constante pelo aprimoramento dos processos.
Alguns objetivos da criação do Kaizen são:
O 5s é um programa que realiza melhorias no ambiente de trabalho de uma empresa, resultando em aumento de produtividade da mesma.
Esse programa é dividido em cinco sensos, que são:
O Lean Six Sigma também utiliza uma hierarquia para o gerenciamento de projetos e de processos, baseada no conhecimento adquirido de seus gerentes.
A hierarquia segue esta ordem:
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O BSC (Balanced Scorecard - Indicadores Balanceados de Desempenho) consiste em uma metodologia de gestão estratégica para medir o progresso de uma empresa de acordo com as suas metas de longo prazo.
Essa metodologia agrega valor à identidade e à cultura organizacional da empresa a partir do momento que não utiliza como base apenas indicadores financeiros, mas também outros resultados qualitativos.
O BSC permite uma visualização completa e mapeamento de todos os processos da empresa, entendendo os pontos fortes e os pontos a serem melhorados.
Os Indicadores Balanceados de Desempenho foram desenvolvidos na Harvard Business School pelos estudiosos Robert Kaplan e David Norton.
Kaplan e Norton definiram quatro perspectivas multifatoriais para medir o desempenho do seu negócio. São elas:
Nesta primeira perspectiva, serão avaliados os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa.
As expectativas dos investidores devem ser levadas em conta, já que os resultados devem sempre ser mostrados a eles.
A principal pergunta a ser feita é “que metas devemos seguir para conseguir os resultados desejados para a empresa e para os seus acionistas”
Algumas métricas que podem ser levadas em conta:
O ROI está relacionado ao retorno obtido em cima de um investimento específico realizado.
Ele pode ser calculado associando o valor obtido das receitas e os custos para tal investimento.
O LTV está relacionado ao lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. Ou seja, quanto de dinheiro ele vai dar à sua empresa por todo o tempo que for o seu cliente fiel.
Ele pode ser calculado por meio do ticket médio, da média de compras por cliente a cada ano e o tempo de relacionamento do mesmo.
O CAC está relacionado à média do valor investido para adquirir cada cliente para a sua empresa. Isso inclui todos os custos relacionados aos esforços de conquista desse cliente.
O cálculo é realizado pela divisão do investimento do mês pelo número de clientes adquiridos no mesmo intervalo de tempo.
O ticket médio está relacionado ao valor médio que um cliente gasta em sua empresa em um determinado período.
Para esse cálculo, é necessário dividir o faturamento das vendas desse período pelo número de clientes consumidores.
Os clientes são essenciais para uma empresa e, nesta perspectiva, são levados em conta o relacionamento com o cliente e a sua participação no mercado.
As estratégias devem ser traçadas pensando em um crescimento da base de clientes a longo prazo.
Algumas métricas que podem ser utilizadas são:
A retenção de clientes é a capacidade de manter clientes fiéis a sua empresa, ou seja, consumidores que continuem adquirindo os produtos ou serviços de seu negócio ao longo do tempo.
Para calculá-lo, basta dividir o total de clientes perdidos em período pelo total de clientes que você tinha no mesmo.
A aquisição de clientes é a capacidade da empresa adquirir novos clientes para a sua empresa em um certo intervalo de tempo.
Essa aquisição custa de cinco a sete vezes mais do que mantê-los fiéis ao seu negócio. Entretanto, também é importante apostar em estratégias para adquirir novos consumidores e, assim, aumentar o faturamento da empresa.
Nesta perspectiva, serão identificados os processos impactantes do seu negócio para o seu aperfeiçoamento.
Essa medição de qualidade é realizada com tais indicadores:
A produtividade de uma equipe na realização de um processo é um indicador muito importante para a otimização e aperfeiçoamento de processos.
Com ela, é possível mapear as ações e identificar os gargalos que impedem maior produtividade.
O atendimento ao cliente é uma maneira de buscar um melhor relacionamento principalmente no pós venda, buscando a sua fidelização.
É interessante padronizar esse processo para cada atendimento realizado.
A inovação é um setor essencial para a otimização de processos de uma empresa. Com ela, novas formas de realizar as atividades podem ser desenvolvidas e, assim, resultar em melhores processos.
O último critério está relacionado ao aprendizado da empresa. São os conhecimentos e vivências que os seus colaboradores obtêm por meio de suas atividades para o alcance das metas da empresa.
Quanto mais as pessoas estiverem alinhadas à cultura organizacional da empresa, mais sólida será a equipe e as metas serão atingidas mais facilmente.
Alguns pontos interessantes de investimento são:
Capacitações e treinamentos são essenciais para possibilitar a qualidade dos processos. Quando mais capacitados estiverem os seus colaboradores, com mais maestria eles vão realizar os seus trabalhos.
Essas capacitações podem ser tanto presenciais como por meio de cursos e plataformas online.
A definição de estratégias de uma empresa é essencial para a criação de uma cultura organizacional. Dessa forma, os colaboradores têm uma sensação de pertencimento para com a empresa, e trabalham com maior motivação.
É interessante que o setor de endomarketing esteja responsável pela criação dessa cultura, assim como as iniciativas dos recursos humanos que buscam a satisfação desse colaborador.
Toda empresa tem possibilidades de melhoria no relacionamento com o colaborador. Dessa forma, é interessante ouvi-los por meio das pesquisas de ambiente (como o e-NPS) e realizar pequenas ações para essa satisfação.
Para finalizar, o BSC utiliza de objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos para a medição do desempenho de suas atividades na empresa.
Ao contrário do Lean Six Sigma, o Balanced Scorecard não conta com uma hierarquia definida para a gestão de projetos e de processos como os Belts.
Outra diferença é que o Lean Six Sigma foca muito no conceito de gestão da qualidade em uma empresa, buscando a satisfação do cliente, já o BSC utiliza as suas estratégias visando o lucro da corporação.
Entretanto, uma das principais diferenças está na forma de aplicação. Enquanto o BSC é trabalhado de forma abrangente e balanceada, o LSS é dividido em etapas e em profissionais com suas hierarquias.
Uma semelhança entre as duas metodologias é a necessidade de identificação dos problemas - que estejam alinhados à estratégia da empresa - em busca de sua solução.
Outra semelhança é a busca pela melhoria contínua nos dois processos. O mapeamento do BSC deve ser sempre atualizado com a conclusão das atividades, enquanto no Six Sigma isso é realizado durante as etapas de melhoria e controle do DMAIC.
Apesar dessas semelhanças, as diferenças entre os dois possibilitam a implementação desses dois métodos em busca do aprimoramento dos processos da empresa.
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Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.
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