O que é a Metodologia Lean Six Sigma?
O que é Metodologia BSC (Balanced Scorecard)?
Quais são as diferenças entre LSS e BSC?
No que as duas metodologias se assemelham?
Saiba mais sobre a Metodologia Ágil!

Confira quais são as diferenças entre as metodologias Lean Six Sigma e BSC!

Descubra as principais características entre elas e quais são as diferenças entre as metodologias Lean Six Sigma e BSC (Balanced Scorecard)!

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Confira quais são as diferenças entre as metodologias Lean Six Sigma e BSC!

A gestão ágil é um princípio muito importante para o gerenciamento de projetos e de processos em uma empresa.

Dessa forma, duas metodologias muito populares entre as empresas e que consistem nessa gestão ágil dos projetos são o Lean Six Sigma e o BSC (Balanced Scorecard).

Continue neste artigo e confira quais são as principais características de cada uma, no que elas se diferem e como escolher a metodologia adequada para o seu negócio por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é a Metodologia Lean Six Sigma?
  • O que é Metodologia BSC (Balanced Scorecard)?
  • Quais são as diferenças entre LSS e BSC?
  • No que as duas metodologias se assemelham?
  • Saiba mais sobre a Metodologia Ágil! 

Bom aprendizado!

O que é a Metodologia Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é uma metodologia que combina duas outras: o Lean Manufacturing e o Six Sigma. O seu principal objetivo é o ganho de produtividade e a redução de variabilidade na criação de produtos e de serviços.

Um de seus princípios é a redução do desperdício, otimizando processos e produzindo produtos mais padronizados em busca da satisfação do cliente.

Outra característica do Lean Six Sigma é a busca pela melhoria contínua. A prática busca tornar os resultados dos processos de uma empresa cada vez melhores, mais eficientes e eficazes.

Ferramentas

Para reduzir a variabilidade dos processos, atuar na resolução de problemas e aumentar a eficiência produtiva das empresas, o Lean Six Sigma conta com algumas ferramentas facilitadoras. São elas:

1. SIPOC

O SIPOC é um diagrama utilizado para definir o principal processo a ser otimizado durante um projeto. É utilizado na fase de definição do método DMAIC no Lean Six Sigma.

As letras de seu acrônimo significam:

  • S (Suppliers - Fornecedores)
  • I (Input - Entradas)
  • P (Process - Processo)
  • O (Outputs - Saídas)
  • C (Clients - Clientes)

2. Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe)

O Diagrama de Ishikawa busca otimizar a identificação da causa raiz de um problema que deve ser solucionado. Com ela, há a associação entre causa e efeito, em busca das soluções.

As causas do problema são divididas em seis categorias, que são:

  • Máquina
  • Materiais
  • Mão-de-obra
  • Meio ambiente
  • Medida
  • Método

3. Kaizen

O termo Kaizen significa “melhoria contínua” na língua japonesa. Dessa forma, sua filosofia defende a busca constante pelo aprimoramento dos processos.

Alguns objetivos da criação do Kaizen são:

  • Obtenção de lucro para a empresa.
  • Cultura participativa dos funcionários.
  • Melhorias ditadas pela necessidade.
  • Eliminação de desperdícios.
  • Proporcionar satisfação aos clientes.

4. 5S

O 5s é um programa que realiza melhorias no ambiente de trabalho de uma empresa, resultando em aumento de produtividade da mesma.

Esse programa é dividido em cinco sensos, que são:

  • Seiri - senso de utilização.
  • Seiton - senso de organização.
  • Seiso - senso de limpeza.
  • Seiketsu - senso de conservação.
  • Shitsuke - senso de autodisciplina.

Belts

O Lean Six Sigma também utiliza uma hierarquia para o gerenciamento de projetos e de processos, baseada no conhecimento adquirido de seus gerentes.

A hierarquia segue esta ordem:

  • White Belt
  • Yellow Belt
  • Green Belt
  • Black Belt
  • Master Black Belt

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O que é Metodologia BSC (Balanced Scorecard)?

O BSC (Balanced Scorecard - Indicadores Balanceados de Desempenho) consiste em uma metodologia de gestão estratégica para medir o progresso de uma empresa de acordo com as suas metas de longo prazo.

Essa metodologia agrega valor à identidade e à cultura organizacional da empresa a partir do momento que não utiliza como base apenas indicadores financeiros, mas também outros resultados qualitativos.

O BSC permite uma visualização completa e mapeamento de todos os processos da empresa, entendendo os pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

Os Indicadores Balanceados de Desempenho foram desenvolvidos na Harvard Business School pelos estudiosos Robert Kaplan e David Norton.

Perspectivas

Kaplan e Norton definiram quatro perspectivas multifatoriais para medir o desempenho do seu negócio. São elas:

1. Finanças

Nesta primeira perspectiva, serão avaliados os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa.

As expectativas dos investidores devem ser levadas em conta, já que os resultados devem sempre ser mostrados a eles.

A principal pergunta a ser feita é “que metas devemos seguir para conseguir os resultados desejados para a empresa e para os seus acionistas”

Algumas métricas que podem ser levadas em conta:

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI está relacionado ao retorno obtido em cima de um investimento específico realizado.

Ele pode ser calculado associando o valor obtido das receitas e os custos para tal investimento.

Lifetime Value (LTV)

O LTV está relacionado ao lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. Ou seja, quanto de dinheiro ele vai dar à sua empresa por todo o tempo que for o seu cliente fiel.

Ele pode ser calculado por meio do ticket médio, da média de compras por cliente a cada ano e o tempo de relacionamento do mesmo.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC está relacionado à média do valor investido para adquirir cada cliente para a sua empresa. Isso inclui todos os custos relacionados aos esforços de conquista desse cliente.

O cálculo é realizado pela divisão do investimento do mês pelo número de clientes adquiridos no mesmo intervalo de tempo.

Ticket médio

O ticket médio está relacionado ao valor médio que um cliente gasta em sua empresa em um determinado período.

Para esse cálculo, é necessário dividir o faturamento das vendas desse período pelo número de clientes consumidores.

2. Clientes

Os clientes são essenciais para uma empresa e, nesta perspectiva, são levados em conta o relacionamento com o cliente e a sua participação no mercado.

As estratégias devem ser traçadas pensando em um crescimento da base de clientes a longo prazo.

Algumas métricas que podem ser utilizadas são:

Retenção de clientes

A retenção de clientes é a capacidade de manter clientes fiéis a sua empresa, ou seja, consumidores que continuem adquirindo os produtos ou serviços de seu negócio ao longo do tempo.

Para calculá-lo, basta dividir o total de clientes perdidos em período pelo total de clientes que você tinha no mesmo.

Aquisição de clientes

A aquisição de clientes é a capacidade da empresa adquirir novos clientes para a sua empresa em um certo intervalo de tempo.

Essa aquisição custa de cinco a sete vezes mais do que mantê-los fiéis ao seu negócio. Entretanto, também é importante apostar em estratégias para adquirir novos consumidores e, assim, aumentar o faturamento da empresa.

3. Processos Internos

Nesta perspectiva, serão identificados os processos impactantes do seu negócio para o seu aperfeiçoamento.

Essa medição de qualidade é realizada com tais indicadores:

Produtividade

A produtividade de uma equipe na realização de um processo é um indicador muito importante para a otimização e aperfeiçoamento de processos.

Com ela, é possível mapear as ações e identificar os gargalos que impedem maior produtividade.

Atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente é uma maneira de buscar um melhor relacionamento principalmente no pós venda, buscando a sua fidelização.

É interessante padronizar esse processo para cada atendimento realizado.

Inovação

A inovação é um setor essencial para a otimização de processos de uma empresa. Com ela, novas formas de realizar as atividades podem ser desenvolvidas e, assim, resultar em melhores processos.

4. Aprendizado e Crescimento

O último critério está relacionado ao aprendizado da empresa. São os conhecimentos e vivências que os seus colaboradores obtêm por meio de suas atividades para o alcance das metas da empresa.

Quanto mais as pessoas estiverem alinhadas à cultura organizacional da empresa, mais sólida será a equipe e as metas serão atingidas mais facilmente.

Alguns pontos interessantes de investimento são:

Capacitações e treinamentos

Capacitações e treinamentos são essenciais para possibilitar a qualidade dos processos. Quando mais capacitados estiverem os seus colaboradores, com mais maestria eles vão realizar os seus trabalhos.

Essas capacitações podem ser tanto presenciais como por meio de cursos e plataformas online.

Criação de uma cultura organizacional

A definição de estratégias de uma empresa é essencial para a criação de uma cultura organizacional. Dessa forma, os colaboradores têm uma sensação de pertencimento para com a empresa, e trabalham com maior motivação.

É interessante que o setor de endomarketing esteja responsável pela criação dessa cultura, assim como as iniciativas dos recursos humanos que buscam a satisfação desse colaborador.

Iniciativas que aumentem o e-NPS da empresa

Toda empresa tem possibilidades de melhoria no relacionamento com o colaborador. Dessa forma, é interessante ouvi-los por meio das pesquisas de ambiente (como o e-NPS) e realizar pequenas ações para essa satisfação.

Para finalizar, o BSC utiliza de objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos para a medição do desempenho de suas atividades na empresa.

Quais são as diferenças entre LSS e BSC?

Ao contrário do Lean Six Sigma, o Balanced Scorecard não conta com uma hierarquia definida para a gestão de projetos e de processos como os Belts.

Outra diferença é que o Lean Six Sigma foca muito no conceito de gestão da qualidade em uma empresa, buscando a satisfação do cliente, já o BSC utiliza as suas estratégias visando o lucro da corporação.

Entretanto, uma das principais diferenças está na forma de aplicação. Enquanto o BSC é trabalhado de forma abrangente e balanceada, o LSS é dividido em etapas e em profissionais com suas hierarquias.

No que as duas metodologias se assemelham?

Uma semelhança entre as duas metodologias é a necessidade de identificação dos problemas - que estejam alinhados à estratégia da empresa - em busca de sua solução.

Outra semelhança é a busca pela melhoria contínua nos dois processos. O mapeamento do BSC deve ser sempre atualizado com a conclusão das atividades, enquanto no Six Sigma isso é realizado durante as etapas de melhoria e controle do DMAIC.

Apesar dessas semelhanças, as diferenças entre os dois possibilitam a implementação desses dois métodos em busca do aprimoramento dos processos da empresa.

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Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

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