O que é EAT?
O que o Google diz sobre o EAT?
Como melhorar o EAT?
Preparado para alcançar resultados escaláveis?

Saiba o que é E.A.T e como ele pode ajudar sua empresa na pesquisa orgânica

Compreenda neste artigo o que é E.A.T, o que o Google tem a dizer a respeito dessa estratégia e saiba como é possível melhorá-la.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é E.A.T e como ele pode ajudar sua empresa na pesquisa orgânica

Você sabia que uma das maneiras de posicionar o conteúdo de seu site no topo da pesquisa do Google é através dos conceitos inseridos na sigla EAT (expertise authoritativeness trustworthiness)?

O algoritmo do Google está cada vez mais inteligente para identificar conteúdos de qualidade e confiabilidade dos conteúdos dentro da internet.

Estar no topo do Google pode ser a chave para que você consiga atrair mais pessoas para dentro do seu funil de vendas.

Caso tenha ficado interessado em saber mais a respeito do EAT, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você nesta jornada, sendo eles:

  • O que é EAT?
  • O que o Google diz sobre o EAT?
  • Como melhorar o EAT?

Vamos à leitura?

O que é EAT?

O EAT é uma das estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e também uma das principais diretrizes que o Google utiliza para identificar que uma página da internet é referência em qualidade, e consequentemente posicioná-la no topo de sua pesquisa.

O Google está cada vez mais se preocupando com a qualidade dos resultados e com a experiência que usuárioterá nas páginas que são apresentadas em sua pesquisa. E uma das formas que ele faz a avaliação de qualidade da página é através do EAT, que é uma sigla para:

  • Expertise (especialidade);
  • Authoritativeness (autoridade);
  • Trustworthiness (confiabilidade).

Agora, falaremos sobre cada um destes conceitos mais detalhadamente:

Expertise

Ao longo da história do maior mecanismo de busca do mundo, foram criadas atualizações que interferem nas maneiras de se realizar o SEO de um site web.

Hoje ,o algoritmo do Google é capaz de identificar se a pessoa que produziu determinado conteúdo no site é especialista ou não no assunto.

Ser especialista em um tema, significa ter conhecimento teórico e prático e ser referência nessa determinada área.

Além de possuir domínio sobre o assunto, é essencial conseguir transmitir a expertise da melhor forma possível dentro do marketing de conteúdo realizado na página web. Desta maneira, o Google irá avaliar melhor a página e posicioná-la no topo de sua pesquisa.

Authoritativeness

Neste conceito, é necessário que as pessoas reconheçam o autor do conteúdo ou o blog como referência na área.

De modo geral, o valor da marca e a reputação, já são formas de mostrar que você possui autoridade no assunto.

Trustworthiness

Este conceito está relacionado com os elementos que trazem confiança para o usuário, como textos, imagens, links, anúncios, etc.

Para que você consiga posicionar sua página no buscador, é necessário ter uma base muito forte, principalmente para aqueles  conteúdos que necessitam de um conhecimento muito específico. Além de tudo, é preciso que o usuário se sinta seguro ao navegar na página.

O Google possui formas específicas para avaliar a confiabilidade, e este conceito pode ser muito aplicável principalmente em sites de vendas de produtos e serviços.

O que o Google diz sobre o EAT?

Segundo o próprio Google, os algoritmos são capazes de identificar sinais das páginas que estão relacionados ao EAT.

A empresa também está buscando desenvolver cada vez mais os algoritmos para proporcionar um melhor resultado e experiência do usuário. Constantemente a companhia realiza experimentos com avaliadores de pesquisa externos treinados e com os próprios usuários.

Desta maneira, o algoritmo é atualizado com base nos indicadores que são coletados por meios dessas avaliações e testes.

EAT no YMYL You money your life

Mais siglas? Espera aí! vamos te explicar essa também!

YMYL é a sigla para “Your Money Your Life” ou, "Seu dinheiro sua vida”.

Esta sigla se refere a algumas páginas que recebem uma maior atenção do algoritmo de avaliação do google. Basicamente são aqueles conteúdos que tem a capacidade de impactar diretamente na vida do usuário, como por exemplo:

  • Páginas com informações de saúde;
  • E-commerce, venda de serviços e transações financeiras;
  • Conteúdo jurídico;
  • Interesse público.

Portanto, é extremamente importante que o Google seja ainda mais criterioso para estes tipos de conteúdos. Aqui, possuir um bom EAT é mais que obrigação, caso queira estar no topo do buscador.

Como melhorar o EAT?

Agora que aprendemos o que é o EAT e como ele é importante para posicionar suas páginas no topo do Google, vamos aprender algumas maneiras de melhorar o EAT:

Seja bem avaliado

Uma das melhores formas de garantir um bom EAT para seu site é fazer com que as pessoas compartilhem boas avaliações sobre seu negócio na internet.

A empresa considera que boas companhias terão boas avaliações provindas de clientes, outras empresas e pela imprensa que atua no segmento.

Em casos de lojas online, isso se torna ainda mais necessário, em geral, os comentários recebidos nas redes sociaistêm grande peso quando o Google avalia seu EAT.

Tenha um bom produto, um bom atendimento ao seu cliente, diferenciais competitivos e solicite feedbacks, com certeza desta maneira você será bem avaliado.

Além disso, busque saber na concorrência, a quantidade de comentários que eles possuem nas redes sociais e também a taxa de avaliações positivas que eles recebem.

Estar posicionado atrás de um destes indicadores de marketing digitalpoderá abaixar seu ranqueamento no Google.

Quer aprender a traçar boas estratégias de marketing a partir do uso desses indicadores? Então se liga nessa dica que trouxemos para você!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

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Seja mencionado no Wikipédia

O Google considera o Wikipédia um lugar confiável para buscar informações, embora muitos especialistas pensem ao contrário, que o site possui baixa qualidade nas informações.

Apesar dos links dentro do Wikipédia serem nofollowed, o Google consegue medir as menções que é recebida dentro da enciclopédia.

Uma das formas de ser mencionado no site, é ter a sua própria página dentro dele. Para isso, é necessário que todas as informações sobre sua empresa sejam verificáveis, além de que ela deve ser reconhecida por fontes confiáveis. Muito parecido com o que o Google pensa a respeito sobre o EAT.

Também é possível editar algum artigo e mencionar a empresa, desde que isso faça sentido e seja feito com bom senso, ao contrário, o Wikipédia poderá remover a menção.

Seja mencionado em sites com boa autoridade

A melhor forma de demonstrar autoridade para seu conteúdo é tendo ele compartilhado por outras fontes que também são autoridade no assunto.

O Google consegue determinar aquelas menções que são confiáveis, caso ela tenha sido obtida facilmente, o algoritmo não irá ajudar muito.

Boas menções são difíceis de serem obtidas, porém é possível consegui-las através da criação de conteúdo rico, publicações científicas e networking com boas fontes.

Seja confiável

É essencial que o site seja seguro e confiável, portanto, não tenha comentários negativos, cite evidências científicas em artigos médicos e sempre garanta o direito do consumidor.

Fale quem você é para seu público

Vimos que, em geral, a forma de melhorar o EAT é fazer com que a internet mencione o nome do seu site ou empresa. Porém, também é importante que você otimize o EAT dentro do seu próprio site.

E a melhor maneira de fazer isso, é mostrando como sua empresa é, que ela possui completo conhecimento sobre aquilo que diz e também que é confiável.

Faz parte desta estratégia a apresentação da equipe, o currículo das pessoas, capacitações, experiências, cases de sucesso etc.


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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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