Você acha que as empresas se preocupam somente com a opinião dos clientes?
Está muito enganado!
Um outro fator muito importante é a satisfação e o bem estar dos seus funcionários e colaboradores.
Se você quer saber mais sobre esse conceito, segue comigo, que vou te explicar como ter uma alta popularidade para atrair pessoas mais qualificadas para as vagas e reduzir a rotatividade de colaboradores. Neste artigo veremos:
Employer branding ou marca do empregador, no português, é a reputação da empresa como empregadora. Genericamente falando, é uma estratégia que busca a construção de uma percepção positiva da empresa.
Criar uma marca reconhecida, com uma imagem de uma boa empresa para se trabalhar traz muitos benefícios, tanto externamente quanto internamente. O termo é comumente associado ao êxito em processos de recrutamento e contratação, e a retenção de bons colaboradores.
Para um projeto bem sucedido é importante a aderência de todos os setores da empresa, e não somente da equipe de RH como muitos pensam. É um processo que deve ser planejado e pensado para longo prazo, colocando em foco, como elevar o nível de satisfação e motivação dos funcionários.
Se você se interessou por esse tema, confira nosso Workshop Personal Branding, totalmente GRATUITO (cupom: BLOG100), sobre como criar sua marca pessoal. E vamos seguir com os benefícios deste conjunto de técnicas de Employer Branding.
Ainda tem dúvidas de que funcionários realizados e satisfeitos só tendem a trazer benefícios?
Convido você a parar um instante e pensar em uma atividade que gosta de fazer. Depois pense em uma que não se sente confortável. Agora analise em qual você costuma demandar mais dedicação e cuidado à tarefa.
Com certeza, você se realiza e se dedica muito mais as atividades que te trazem prazer.
O mesmo acontece com funcionários de empresas. Colaboradores felizes vestem a camisa da empresa por prazer, buscam corresponder à expectativas do empregador e ajudam a difundir as qualidades da sua marca, além de transformarem sua motivação em produtividade.
Veja algumas das vantagens do Employer branding:
Quando a estratégia de employer branding é bem executada, os colaboradores veem na empresa oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
Assim, além de termos a inserção de candidatos talentosos, os atuais funcionários se empenham em desenvolver suas habilidades para permanecer no time. Isso diminui o turnover e ajuda na formação de equipes de alta performance.
Com a formação de uma boa marca de empregador, a empresa se torna um modelo, afinal, ela é uma referência em bem estar e satisfação de seus funcionários. Isso permite a formação de um banco de talentos de alta performance, podendo-se criar contatos valorosos para preenchimento de vagas futuras.
Empresas com marcas empregadoras fortes têm reduções de custo comprovadas nos processos de contratação.
Com a boa reputação, a atração de candidatos mais qualificados se torna mais simples, tornando os processos mais curtos e demandando menos volume de investimentos.
Ter uma boa imagem facilita muitas negociações, já que muitos fornecedores veem a parceria como uma forma de agregar valor à sua marca através da autoridade da outra.
Colaboradores satisfeitos trabalham com mais energia e dedicação. A longo prazo, essas atitudes elevam os resultados e a qualidade, e consequentemente ao aumento da produtividade.
Agora que conheceu as vantagens desta técnica, vou te dar dicas de como implementá-la em seu negócio.
Boas remunerações já não são mais suficientes para reter talentos e motivar os colaboradores. Criar mecanismos de valorização e incentivo à produção têm se tornado cada dia mais necessário, como o apoio ao desenvolvimento profissional, pacotes de benefícios e celebração de pequenas conquistas.
Por isso, vou te dar algumas referências de como implementar ou melhorar sua marca de empregador.
O primeiro passo para a construção de uma reputação forte é ter uma Cultura Organizacional bem planejada. Construa sua missão, visão e valores alinhados ao seu modo de operação e objetivos, pensando sempre na diferenciação de seu negócio e em garantir que seus colaboradores conheçam seus pilares estratégicos, compartilhem e vivenciem seus princípios.
Implementar um projeto de Employer branding demanda tempo. Por isso é importante estabelecer um planejamento, tendo documentado os pacotes de ações e resultados esperados de decorrer do tempo. Analise os recursos que tem disponível, estabeleça um cronograma e políticas de mensuração de resultados. Os KPIs serão muito importantes para avaliar a efetividade do projeto.
Estabelecer sistemas de feedback é muito importante para o funcionamento de um bom Employer Branding. É preciso conhecer a opinião dos colaboradores e como eles enxergam a imagem da empresa. A comunicação não eficaz não proporciona o engajamento e a troca de ideias para a melhoria contínua.
Uma boa estratégia de marketing atrai novos talentos e pode ajudar a manter a motivação de seus colaboradores. Mantenha as redes sociais da empresa sempre atualizadas, compartilhe suas conquistas, tenha depoimentos de colaboradores, e divulgue sua missão e seus valores.
Um dos desafios que as empresas têm enfrentado é o turnover, que leva em consideração a taxa de demissões e admissões da empresa. Ter uma grande rotatividade de funcionários demanda muitos custos e esse desafio tem se tornado maior com a geração Y.
Muitas empresas têm renovado seu quadro de funcionários, trazendo a renovação da nova geração. Conhecidos como Millennials, essa geração muitas vezes é mal interpretada, sendo relacionada a pessoas preguiçosas e descomprometidas.
Mas, ao contrário disso, pesquisas revelam que essa geração tende a trabalhar mais que as gerações anteriores, desde que enxerguem valor e propósito no que fazem. Ou seja, atualmente, a remuneração deixou de ser o principal fator decisório quando se escolhe uma empresa para trabalhar.
Este é mais um motivo para se pensar em métodos de motivação dos colaboradores e no employer branding. Possuir uma boa imagem e criar uma cultura de valorização dos funcionários garante a retenção de bons funcionários e a atração de novos talentos.
Quando se fala em Employer branding, sempre encontramos o termo EVP aliado à ele. Mas você sabe o que ele significa e qual a relação entre eles? Venha conferir!
EVP é a sigla para Employee Value Proposition, que no português, significa a "proposta de valor do empregador", ou seja, os diferenciais que a empresa oferece a seus colaboradores, suas promessas de valor.
O EVP é o centro da sua marca empreendedora e deve ter uma proposta clara e que possa ser cumprida. É ela que faz seus colaboradores se sentirem motivados e empenhados em dar o seu melhor, permanecerem na empresa e recusarem propostas de emprego, por isso, deve ser levada a sério e não se tratar apenas de um belo discurso ou uma boa campanha de marketing.
Como você pôde perceber o Employer Branding tem se tornado essencial para a construção de uma boa imagem para sua empresa, trazendo a retenção de seus talentos, atração de novos candidatos, aumento em sua produtividade e facilidades com fornecedores.
Caso tenha interesse, preparamos para você um Curso de Oratória e técnicas de Apresentação, para que auxilie você a utilizar da comunicação como meio de aumentar a visibilidade positiva da sua marca e, assim, melhorar seus resultados.
Grad. em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá. Foi bolsista CNPQ para desenvolvimento de plataforma embarcada para aplicações biomêdicas por meio amplificação de movimento em imagem e voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itajubá desenvolvendo projetos de aquecedores solares de baixo custo para implementação em instituições de caridade. Green Belt em Lean Seis Sigma. Foi estagiária de Desenvolvimento de Produtos da aviação comercial da Embraer S.A., trabalhando diretamente com ensaios de sistemas aviônicos em laboratórios de simulação e no desenvolvimento de um projeto na área de Inteligência Artificial para detecção de falhas utilizando reconhecimento de imagem em testes automáticos. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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