O governo brasileiro elevou a projeção para inflação de 6,95% para 7,90% em 2022, um aumento que pressiona o bolso da população e preocupa o setor de vendas.
Para fugir da alta nos preços, algumas empresas apostam em truques como reduzir o peso dos produtos ou mudar a qualidade de suas mercadorias, para tornar o custo de produção mais barato e ter mais lucro.
O alerta fica para os consumidores, que devem estar atentos a mudanças e conferir os rótulos de redução de peso antes de colocar os produtos no carrinho de compras.
É lei: os produtos que tiverem redução no peso ou quantidade devem ter um aviso exposto na embalagem por seis meses.
Muitas pessoas procuram pelos preços mais baratos e não reparam na quantidade, mesmo havendo um aviso no rótulo.
Como o produto acaba mais rápido, o consumidor compra mais unidades da mercadoria, garantindo mais lucro para quem vende.
Assim, a marca consegue se manter competitiva no mercado.
Você já reparou que muitas embalagens que antes eram de 1 litro agora vem com 900ml? É sobre esse tipo de mudança que estamos falando.
Sim, para fugir dos efeitos da inflação algumas empresas têm apostado em outras alternativas, como rever os fornecedores e até alterar a composição de seus produtos.
O custo do frete: um dos vilões para aumento de preços é o valor do frete, que está diretamente relacionado com a alta nos preços de diesel e gasolina.
Para não repassar os preços ao consumidor é possível oferecer opções mais baratas de envio, mesmo que demore mais tempo para a entrega chegar ao seu destino final.
Para o economista Ulysses Reis, da Fundação Getúlio Vargas, seriam necessárias medidas para proteger os consumidores, como separar nas prateleiras do mercado aqueles produtos que tiveram alteração na fórmula ou redução de peso.
O professor deu uma entrevista sobre o assunto para a DW News.
É certo que em tempos de inflação, as empresas têm que encontrar alternativas para aumentar suas vendas, mesmo sendo um momento desafiador.
A inflação afeta os preços dos produtos e serviços e, com o aumento de custos, o poder de compra da população também cai, prejudicando principalmente os pequenos negócios.
Entenda o cenário: a inflação acumulada do Brasil nos últimos 12 meses chegou ao patamar mais alto desde 2003 durante o mês de abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Image: captura de tela/IBGE
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Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
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