O que são fatores de ranqueamento do Google?
Quais são os principais fatores de ranqueamento do Google?
Dica de Ouro!

Conheça os principais Fatores de Ranqueamento do Google para SEO!

Neste artigo você irá aprender tudo que precisa saber sobre os principais Fatores de Ranqueamento do Google para SEO e muito mais!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Conheça os principais Fatores de Ranqueamento do Google para SEO!

Se você, assim como eu, é um profissional de SEO, com certeza já se perguntou ou precisou fazer uma lista com os principais fatores de ranqueamento do Google para SEO.

Seja para estudo, crescimento pessoal ou para trabalho, estar por dentro das atualizações do Google para o SEO é muito importante para o desenvolvimento da sua empresa, blog, etc.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo que pretende esclarecer o que são esses fatores de ranqueamento e, obviamente, quais são eles.

Portanto, se você deseja se aprimorar e aprender mais no mundo do SEO, continue a leitura, a partir dos tópicos abaixo:

  • O que são fatores de ranqueamento do Google?
  • Quais são os principais fatores de ranqueamento do Google?
  • Dica de Ouro!

O que são fatores de ranqueamento do Google?

Antes de entender o que são os fatores de ranqueamento do Google para SEO, é importante aprender o que é SEO.

Sendo assim, podemos afirmar que SEO (Search Engine Optimization) significa, literalmente, otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, é o ato de tornar otimizado um conteúdo que tem como objetivo principal atingir as principais posições de ranqueamento dos mecanismos de busca.

Enquanto profissionais do SEO, tendemos a otimizar nossos conteúdos baseados no Google, uma vez que este é o principal mecanismo de busca existente e que sua presença no mercado tem por volta de 94% de dominância.

Dessa forma, fica óbvio que se você pretende alcançar pessoas de forma orgânica a sua empresa ao fazer SEO deve levar em consideração principalmente as diretrizes do Google.


Essas diretrizes são os fatores de ranqueamento do Google. Que embora não sejam explicitamente definidas pelo Google, podem ser analisadas a partir de algumas ferramentas, permitindo que a comunidade chegue a um consenso sobre quais são esses fatores.

Portanto, esses fatores de ranqueamento são os responsáveis por colocar uma página no topo da SERP do Google, que é o objetivo principal de todo profissional de SEO.

Então, agora que você já está por dentro um pouquinho mais do que se trata o SEO, vamos aprender quais os principais fatores de ranqueamento do Google.

Quais são os principais fatores de ranqueamento do Google?

Existem diversos fatores de ranqueamento do Google para SEO, estima-se que sejam por volta de 200 fatores.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais fatores de ranqueamento do Google, uma vez que não é possível abordar todos os fatores existentes.

Mas antes, se liga nesse conteúdo incrível que preparamos pra você!

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Conteúdo Único e de Qualidade 

Por mais que essa lista não seja por ordem de importância, podemos dizer sem sombra de dúvida que esse é um dos fatores de ranqueamento do Google mais importantes para SEO.

Isso porque a produção de um conteúdo de qualidade e original é imprescindível para se alcançar as primeiras posições da SERP do Google.

Sendo assim, o conteúdo de qualidade que é produzido sem cópias de outros conteúdos é valorizado pelo algoritmo do Google. Uma vez que um texto bem escrito é muito mais válido do que um amontoado de palavras-chave sem sentido.

Densidade adequada de palavras-chave

A presença de palavras-chave no seu artigo é essencial para se obter um bom posicionamento na SERP. Isso porque é a partir da palavra-chave que o Google, e os usuários compreendem do que se trata seu conteúdo.

Pensando nisso, é importante que a palavra-chave principal da sua página esteja em posição de destaque durante o seu texto. Ou seja, esteja presente no Title Tag, na Meta Description, no H1, subtítulos e ao longo do conteúdo, quando for necessário.

Todavia, é necessário ter cuidado com o uso excessivo de palavras chave (Keyword Stuffing) pois atualmente essa prática também é mal vista pelo algoritmo do Google.

Backlinks

A presença de Backlinks em outros sites que indicam você, é uma ótima forma de conquistar autoridade para sua página.

Isso porque o Google interpreta que se outros sites de qualidade estão indicando seu conteúdo, significa que sua página é confiável.

Além desses links externos, existem também os links internos de cada site, que são responsáveis por gerar tráfego dentro do seu próprio domínio.

Ambos são de extrema importância para o SEO. Interessante, não é mesmo?

Velocidade de carregamento da página

Outro ponto muito importante para que a experiência do usuário seja positiva é a velocidade de carregamento da página.

Dessa forma, seu site deve demorar no máximo 2 segundos para carregar antes de começar a ser penalizado pelo Google. Uma vez que o mesmo, preza muito pela experiência de qualidade do usuário.

Logo, se determinada página carrega de forma muito lenta, ele interpreta como uma experiência ruim pro usuário.

Autoridade do domínio da página

A autoridade de uma página também é um fator essencial para quem busca ranquear o site na primeira página de resultados do Google. Isso porque ao analisar uma página, o algoritmo do Google leva em consideração qual a autoridade aquela página possui.

Tudo isso significa que para alcançar as primeiras posições da SERP é necessário possuir uma autoridade do domínio positiva. Pois, a partir daí, o algoritmo irá analisar o potencial dessa página.

Mobile-Friendly

O Mobile-Friendly é essencial para a realização de um bom SEO, pois é a partir dele que a sua página poderá alcançar mais usuários.

Dessa forma, podemos dizer que o Mobile-Friendly, ou seja, a capacidade de responsividade do site, é o que permite que usuários com diferentes dispositivos móveis possam acessar sua página normalmente.

Logo, o Mobile-Friendly tem como intuito que o usuário consiga acessar o site de maneira completa, independente do tipo do aparelho que ele está fazendo uso.

Afinal, quem nunca abriu um site no celular e ele estava configurado para o desktope detestou a experiência?

Pois é! É exatamente esse tipo de experiência que o Google busca evitar.

Interação do usuário

Não basta apenas ter um conteúdo de qualidade e otimizado. Outro aspecto importante para o SEO é o tempo que o usuário demora para interagir com a sua página.

Esse fator é importante porque se o tempo de permanência do usuário da página for baixo ou se não houver uma interação do usuário com site, o Google interpreta como uma rejeição do usuário.

Logo, a consequência dessa rejeição é o aumento da taxa de rejeição da página, o que pode influenciar diretamente no seu posicionamento da SERP.

Sendo assim, uma boa estratégia de otimização para o site com uma alta taxa de rejeição é: criar um conteúdo de qualidade e interessante, e também, desenvolver uma arquitetura de site que seja clara e objetiva. De modo que o usuário consiga acessar tudo que for necessário com facilidade.

Segurança do usuário 

Por fim, mas não menos importante temos o fator de segurança do usuário!

Portanto, como você já está cansado de saber, o Google está sempre preocupado com a experiência do usuário. Logo, um site seguro é uma premissa básica a se cumprir ao adentrar ao mundo do SEO.

Para isso, é necessário possuir o certificado SSL do seu site. Pois, dessa forma, o seu site contará com o HTTPS, que garante a segurança dos dados e informações dos usuários.

Dica de Ouro! 

Agora que chegamos ao fim desse artigo sobre Fatores de Ranqueamento no Google e você está por dentro das melhores estratégias SEO para o seu site, que tal aprender um pouco mais?

Então, se liga nessa surpresa que preparamos pra você!


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Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

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