Se você mora no Brasil, com certeza percebeu o aumento no número de casos de Covid-19 e gripe nos últimos dias no país, mais especificamente desde o final de Dezembro de 2021, não é mesmo?
Sendo assim, é possível afirmar que esse aumento se deve à combinação de dois vírus diferentes, oda Covid-19 e o da gripe Influenza. O que foi chamado de Flurona pelos especialistas.
Após confirmação de alguns casos, conclui-se o que os cientistas mais temiam: é possível a infecção simultânea entre o vírus Covid-19 e o vírus Influenza.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura a seguir!
Desde o início da pandemia, além dos perigos do Coronavírus, os especialistas se preocupam com o fato de outras doenças infecciosas se espalharem. E foi o que aconteceu.
No final de Dezembro de 2021 Israel notificou ao mundo o primeiro caso de Flurona, a dupla infecção com os vírus respiratórios.
Desde então, mais casos surgem a cada dia. No Brasil, até o presente momento, pelo menos 7 estados e o Distrito Federal já confirmaram alguns casos de infecção simultânea.
Sendo assim, é preciso ressaltar que a Flurona não é um nome destinado a um novo vírus ou a uma nova mutação. Mas sim, é o nome dado para pessoas que se infectam ao mesmo tempo com dois vírus diferentes, especificamente covid-19 e influenza.
Existem mais de duzentos vírus respiratórios humanos. Portanto, não é tão difícil assim se infectar simultaneamente.
Todavia, para os especialistas, o fato de um indivíduo se infectar com esses dois vírus específicos se deve ao fato de que ambos os vírus têm a forma de transmissão bem semelhante.
De acordo com os cientistas, a infecção ocorre pelo ar e tendem a se desenvolver naqueles indivíduos que não estão imunizados.
Dessa forma, você deve estar se perguntando, mas porque a circulação desse vírus só aumentou agora? A resposta é simples. No início da pandemia, muitas pessoas estavam em isolamento social.
Portanto, por mais que os vírus circulassem, a taxa de contaminação era menor do que atualmente. Logo, com a flexibilização das medidas preventivas houve um aumento considerável no número de infecções das duas doenças.
Além disso, outro fator importante para o aumento da contaminação é a variante Ômicron do vírus da Covid-19, que apesar de mais brando é mais contagioso.
Agora que você já entendeu melhor do que se trata e o porquê do surgimento de casos de Flurona no país, você deve estar se perguntando: como devo me prevenir?
Bem, as recomendações para se prevenir contra os dois vírus é a mesma e vem sendo amplamente difundida desde o início da pandemia.
Sendo assim, para se prevenir contra a Flurona, mantenha o isolamento social. Continue utilizando álcool e faça uso de máscaras!
Outra forma bem interessante e eficaz de se prevenir é participar das campanhas de vacinação contra gripe e contra covid-19, que embora não previnam contra a infecção, protegem da evolução para casos mais graves.
E aí, gostou do nosso artigo sobre a Flurona? Então não deixe de assinar a nossa Newsletter e conferir o nosso artigo sobre a relação entre Covid-19 e atividades físicas!
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!