Após quinze anos de operação do Google Analytics, o Google optou por substituir essa versão antiga por uma mais recente, a qual se enquadra às novas exigências do mercado.
A nova versão padrão, ou melhor, o Google Analytics 4 apresenta algumas mudanças, como maior segurança e privacidade aos usuários e uma nova maneira de coletar dados e analisar relatórios.
E você? Conhece as funcionalidades do Google Analytics 4? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre essa nova ferramenta, a partir dos seguintes tópicos:
Vamos a leitura?!
O GA4, sigla para Google Analytics 4, refere-se à nova versão da plataforma de monitoramento de dados do Google. Nesse viés, essa ferramenta recém desenvolvida substitui o Universal Analytics, isto é, o padrão de propriedades utilizado anteriormente.
O Google Analytics 4 concentra sua atuação na privacidade dos dados, o que segue o padrão dos anos anteriores de proteção às informações dos usuários e de encerramento dos cookies nos navegadores.
Nesse sentido, a ferramenta do GA4, por não ser dependente de cookies, utiliza uma configuração de dados com base em eventos para gerenciar o comportamento dos usuários.
Além disso, o Google Analytics 4 disponibiliza tecnologias de aprendizado de máquina, a qual pode ser amplamente utilizada para melhorar a qualidade dos relatórios e para fazer previsões mais completas sobre as ações dos usuários.
Por fim, o GA4 possibilita que um estudo de multiplataforma seja realizado. Assim, as empresas são capazes de visualizar toda a jornada dos usuários nos aplicativos e nos sites, permitindo o gerenciamento de diversos dados.
O deslocamento do Google Analytics para o Google Analytics 4, além de ser um processo obrigatório, é muito importante para que as corporações consigam atender às exigências de segurança e de privacidade de seus usuários.
O GA4 consegue suprir as demandas por segurança, pois apresenta uma rede tecnológica e de controle mais estruturada de proteção das informações.
Além disso, essa ferramenta fornece informações e relatórios mais complexos, os quais permitem analisar de forma mais profunda o comportamento dos clientes.
Assim, com um entendimento amplo de todo o processo, torna-se possível buscar as melhores estratégias e produzir previsões sobre o futuro dos negócios.
O GA4 configura-se como uma nova versão do Google Analytics, representando um modelo mais integrado, mais eficiente e mais focado nos usuários.
Logo em seguida, você irá compreender as principais mudanças dessa nova ferramenta.
Apesar da ferramenta Universal Analytics apresentar uma eficiente proteção dos dados dos clientes, o GA4 permite o aperfeiçoamento da segurança dos sistemas, oferecendo um maior controle da privacidade.
A coleta de dados do Google Analytics 4 é realizada, por meio da modelagem de dados, não necessitando da utilização de cookies. Além disso, essa ferramenta, por não necessitar da armazenagem de endereços de IP, garante maior privacidade aos seus usuários.
Por fim, esse recurso também apresenta recursos que permitem o cumprimento das regras do LGPD pelas empresas.
Assim, as corporações conseguem adquirir a permissão dos usuários para obter as informações individuais presentes no banco de dados de cada um deles quando for solicitado.
A nova versão padrão do Google Analytics apresenta uma visualização mais completa do ciclo de vida do cliente de forma independente dos canais da empresa utilizados pelos usuários. Isso é possível pois essa ferramenta é capaz de integrar os dados de diversos aplicativos e sites.
Nesse sentido, com a utilização de multiplataformas centradas no usuários, é possível realizar análises mais eficaz sobre as atividades dos usuários e a eficiência dos canais utilizados
A análise mais eficaz sobre o percurso dos usuários requer a integração com sites publicitários.
Nesse sentido, os dados presentes no Google Ads são agregados ao Google Analytics 4, a fim de que os usuários consigam entender e otimizar o desempenho das campanhas pagas.
Essa funcionalidade permite que os usuários consigam acompanhar as campanhas publicitárias. Confira, logo abaixo, algumas informações geradas nesse processo:
O aprendizado de máquina é uma tecnologia com base em inteligência artificial amplamente utilizada para realizar a modelagem de dados.
Nesse sentido, é possível fazer as análises respeitando a segurança das informações e a privacidade dos clientes.
Além do mais, o machine learning é capaz de apresentar insights previamente, uma vez que a plataforma consegue compreender a atuação do público, a partir da interação deles com os aplicativos ou sites.
Esse monitoramento é muito importante para acompanhar o aumento da demanda de determinados produtos de forma antecipada para suprir as exigências dos clientes.
O modelo de dados baseado em eventos presente no Google Analytics 4 é um substituto do modelo com base em hits da plataforma Universal Analytics.
Os eventos representam as atividades realizadas pelos usuários nos sites, as quais podem ser pesquisas, rolagens, download de arquivos e cliques.
Esses eventos podem ser coletados de forma automática. No entanto, os modelos mais específicos necessitam ser configurados no próprio Google Analytics.
Logo abaixo, você encontra as novas métricas presentes no Google Analytics.
A introdução de sessões engajadas é resultante da necessidade de eliminar os elementos rejeitados da contagem total. Assim, uma sessão é considerada envolvente quando o usuário permanece ativo no site por 10 minutos.
Dessa forma, caso o usuário deixe a plataforma por menos de 10 minutos, a ação será registrada como uma rejeição, ou seja, não será classificada como sessão engajada.
Essa métrica refere-se à quantidade de sessões engajadas por usuários. Nesse caso, um determinado ID de usuário retornando diversas vezes pode apresentar 3, 4 ou 5 sessões por usuário.
Após isso, é preciso calcular a média total das sessões, as quais devem resultar em uma média superior a 1.
Nesse sentido, o número real depende da quantidade de usuários novos ou recorrentes presentes no conteúdo de cada pessoa.
O tempo médio de engajamento representa um significativo avanço em relação à visão APP+WEB.
Essa métrica, mensura a quantidade de tempo que o aplicativo ou site permaneceu no plano inicial na janela do navegador ou no dispositivo móvel do usuário.
Por fim, a taxa de engajamento mensura o percentual de sessões com mais de 10 segundos que apresentaram interações.
O Google Analytics 4 é uma excelente ferramenta para impulsionar o sucesso de uma empresa, haja vista que fornece recursos mais avançados e informações relevantes para os negócios.
Logo abaixo, você encontra as principais vantagens da utilização do Google Analytics 4.
O Google Analytics 4 é capaz de fornecer uma visualização mais completa sobre o comportamento dos clientes nos diversos canais e dispositivos.
Ademais, a possibilidade de consolidar as informações dos aplicativos e da web em visualização única permite uma maior compreensão sobre os passos de conversão dos usuários.
Assim, a visão holística torna possível a identificação das tendências, de modelos de comportamento e dos elementos de contato mais relevantes para solicitar as decisões estratégicas mais eficazes para o negócio.
O Google Analytics 4 utiliza artifícios avançados de Inteligência Artificial (IA) e de Aprendizado de Máquina (ML), a fim de oferecer informações sobre o desempenho da empresa.
Nesse sentido, os usuários são capazes de visualizar as possibilidades de crescimento dos negócios, o que permite um direcionamento mais eficiente das estratégias de marketing.
Essa funcionalidade é possível, pois o GA4 apresenta um sistema que consegue antecipar as receitas, agrupar as audiências em segmentos com propriedades semelhantes e verificar os funis de conversão.
Além disso, a utilização da Inteligência Artificial e do Aprendizado de Máquina também é eficiente para a automatização de diversas atividades e processos, o que permite a economia de tempo e uma maior atenção às tarefas mais relevantes do negócio.
O Google Analytics 4 apresenta um sistema avançado em segurança de dados e autorização dos usuários. Nesse sentido, o GA4 permite o alinhamento com as especificações de privacidade, a exemplo do GDPR e do CCPA, o que permite que os usuários estejam cientes das políticas e diretrizes de segurança da plataforma.
Assim, essa ferramenta apresenta um sistema que fornece ao público um aviso de permissão e um maior monitoramento dos dados compartilhados, garantindo um espaço que respeite a privacidade de cada usuário.
Com o Google Analytics 4, é possível direcionar maior foco no engajamento dos usuários. Isso possibilita que informações sejam coletadas para verificar o comportamento das pessoas no aplicativo ou no site.
Nesse sentido, o GA4 consegue monitorar os acessos de tela, as interações com vídeos e aplicativos e entre outras funcionalidades.
Assim, as métricas de engajamento são imprescindíveis para verificar não só a eficiência do relacionamento com os usuários, mas também para otimizar as estratégias de marketing e os conteúdos selecionados, a fim de fomentar a retenção e a união entre as partes envolvidas.
A migração para o Google Analytics 4 é um processo que demanda muita atenção. Nesse sentido, é preciso que a migração seja realizada com muita calma, a fim de que a equipe de funcionários consiga se adaptar ao novo modelo e às suas exigências.
Confira, logo abaixo, algumas dicas que você pode adotar para fazer a mudança de forma eficiente:
Assim, é importante realizar a exportação dos dados armazenados no período em questão, a fim de não perder as informações contidas no histórico.
Nesse viés, ao realizar a configuração do GA4, é preciso vincular esses instrumentos ao Google Analytics. Tal recurso permite o fluxo de dados entre as ferramentas.
Entender melhor o seu segmento de mercado é um passo essencial para saber onde atuar e como fazer suas ações de marca se tornarem mais eficientes.
Pensando nisso, criamos a planilha de Avaliação de Segmentação do Mercado, para que você consiga identificar onde dedicar seus recursos e conseguir uma boa estratégia de marketing.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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