Seja você uma grande empresa de tecnologia, ou uma agência de marketing por exemplo, ficar fora da internet significa perder dinheiro. Nesse sentido, o Google Meu Negócio pode ser o seu primeiro passo (e talvez o mais fundamental).
Estamos tão habituados com algumas tecnologias que às vezes até esquecemos como elas funcionam. Porém, é importante saber que para ser visto na Internet por milhões de pessoas, é necessário utilizar das melhores estratégias.
Quando queremos cortar o cabelo, por exemplo, simplesmente buscamos "cabeleireiro" ou “salão de beleza” no Google,conseguimos ver os melhores avaliados e informações a respeito.
Mas como será que aquele salão apareceu ali? E ainda, o quão importante é como a empresa parece a partir da busca no Google (imagine outros casos como “restaurante” ou “mercado”)? Você iria atrás de uma empresa sem telefone para contato, fotos ou nenhuma informação adicional?
Com isso, já é possível perceber a importância do Google Meu Negócio. Para aprender ainda mais, não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
O Google Meu Negócioé uma ferramenta gratuita que possui como objetivo ajudar negócios a se promoverem na busca do Google e no Google Maps, para facilitar o encontro e a interação com clientes.
Criado em 2014, possui o objetivo de centralizar diferentes funções que antes eram feitas por ferramentas distintas, para facilitar a criação de um perfil único para o seu negócio, e no marketing digital do mesmo.
Juntando em um só lugar as funcionalidades de antigos recursos como Google Places para empresas, Fichas do Google e páginas do Google+ Empresas, o Google Meu Negócio vem para facilitar a vida do empreendedor.
Com o Google Meu Negócioé possível fazer com que o seu negócio ganhe visibilidade localmente, ajudando a trazer mais credibilidade e relevância no segmento em que a sua empresa atua.
Assim, ao aparecer no Maps e na pesquisa Google, há uma melhora na interação com clientes ou potenciais clientes, respondendo as avaliações deixadas por quem já utilizou do seu serviço, publicando fotos para atrair a atenção do público, divulgando informações sobre o horário de funcionamento e deixando informações para contato.
Além disso, o Google Meu Negócio oferece ferramentas simples e intuitivas para a criação de um site comercial, no qual você pode falar sobre a sua empresa, com fotos e textos que ajudem a mostrar aos visitantes do site o seu negócio.
Vale salientar que não é preciso possuir um negócio físico para utilizar o Google Meu Negócio, basta querer que a sua empresa apareça no Google.
Contando também com uma versão mobile, com o app Google Meu Negócio, você já pode gerenciar tudo pelo seu celular.
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.
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Como foi explicado, oGoogle Meu Negócio une diversas soluções em um única ferramenta, agregando as informações das sua empresa de maneira a possibilitar a promoção do seu negócio.
Na prática, você constrói o seu Perfil de Negócio, que funciona como uma ficha com as informações da sua empresa(as quais você pode atualizar sempre que preciso), e permite o gerenciamento de como a sua empresa aparece no Google.
Confira abaixo algumas informações que você pode disponibilizar no seu Perfil de Negócio:
Além disso, o Google Meu Negóciotambém gera insights e leads para as empresas com base em informações de fichas locais.
Ou seja, além do Perfil de Negócio que você montou, quem buscar a sua empresa também pode encontrar detalhes incluídos por outros clientes!
Por isso, mesmo para um negócio on-line, como um e-commerce, é fundamental manter as práticas de bom atendimento ao cliente, para que as avaliações sejam positivas e os usuários que não conheçam se sintam motivados a visitar o seu negócio.
Agora que você entendeu como funciona o Google Meu Negócio, você pode estar se questionando porque cadastrar a sua marca nele. Ou seja, quais outras vantagens essa ferramenta oferece?
Não deixe de conferir uma lista com alguns dos principais motivos para cadastrar a sua marca ao Google Meu Negócio:
A criação do seu Perfil de Negócio, bem como as funções discutidas como a possibilidade da criação do seu site, é totalmente gratuito! A plataforma oferece possibilidades para quem deseja investir em publicidade para aumentar as vendas, como o Google Ads, mas o Google Meu Negócionão custa nada.
Com a sua conta criada, você pode interagir diretamente com as avaliações e comentários dos clientes, contribuindo não apenas para maior satisfação do mesmo, mas também para que outros visitantes percebam a importância que o cliente tem em seu negócio.
Com o Google Meu Negócio você pode postar fotos do seu estabelecimento e (ou) do seu produto. E acredite, isso é extremamente importante! E a própria empresa Google confirma com seus resultados de pesquisa:
“As empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.”
A ferramenta permite que você veja insights sobre os clientes que pesquisam sobre a sua empresa no Google, além de acompanhar quantas pessoas ligaram pelo número exibido na busca ou foram até você pelo endereço exposto no Google Maps.
O Google Meu Negócio ainda oferece suporte para a criação de campanhas para divulgação dos seus produtos e serviços. Tudo isso atrelado a um bom SEO, por exemplo, pode trazer um crescimento disruptivo para o seu negócio.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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