O que é o Google Optimize?
Quais as vantagens de usar o Google Optimize?
Quais as diferenças entre as versões do Google Optimize?
Como usar o Google Optimize?
Super Dica!

Quer ser assertivo nas estratégias digitais? Conheça o Google Optimize!

Descubra como essa ferramenta do Google pode mudar a forma com que empresas utilizam as plataformas digitais para alavancar seus negócios!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer ser assertivo nas estratégias digitais? Conheça o Google Optimize!

O desenvolvimento das estratégias de marketing está cada vez mais acelerado. Afinal, essa área vem acumulando funções importantes com o crescimento do mundo digital. Nesse contexto, foi criado o Google Optimize para auxiliar os profissionais da área.

A ferramenta pode ajudar na criação de experiências mais assertivas através dos testes multivariados que ela possibilita. Isso significa que uma empresa pode testar diversas combinações de imagens, textos, call to actions, landing pages e muito mais!

Quer entender melhor sobre o que é o Google Optimize e por que vale a pena contar com essa ferramenta nas estratégias de marketing digital, como otimização de conteúdo e aumento de alcance? Acompanhe este artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber através dos seguintes pontos:

  • O que é o Google Optimize?
  • Quais as vantagens de usar o Google Optimize?
  • Quais as diferenças entre as versões do Google Optimize?
  • Como usar o Google Optimize?

O que é o Google Optimize? 

O Google Optimize é uma ferramenta criada pelo maior site de buscas do mundo para auxiliar profissionais de marketing digital e web designers na otimização de sites.

Esse processo é feito através da possibilidade de fazer testes que avaliam diversas combinações diferentes na composição das páginas da web, a fim de detectar qual funciona melhor.

Sendo assim, os profissionais passam a testar cada item de código HTML, como:

  • Imagens;
  • Landing pages;
  • Componentes do texto;
  • Vídeos;
  • Blog posts.

Com a aplicação de um teste multivariado é possível avaliar os melhores resultados para entender qual versão será a mais otimizada para o público-alvo. Com isso, as taxas de conversão e a satisfação dos clientes aumentam.

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Interessante, não é mesmo? Quer entender mais a fundo como o Google Optimize é uma ferramenta que pode ajudar o seu negócio a alavancar os resultados digitais? Veja a seguir as vantagens e os objetivos do experimento!

Quais as vantagens de usar o Google Optimize? 

Com o aumento do uso de redes sociais e internet por todo o mundo, é melhor estar atento a todas as novidades de ferramentas que ajudem na potencialização desses canais!

Por isso, separamos as principais vantagens e motivos para que o Google Optimize esteja entre as plataformas utilizadas nas estratégias de marketing digital. 

Dados sobre o seu público-alvo

Independente do mercado de atuação, um dos principais pilares para a criação de estratégias de marketing é o público-alvo. Nesse âmbito, o Google Optimize permite que os testes robustos sejam detalhados.

Isso acontece, pois, essa plataforma possui interface com o Google Analytics, permitindo assim experimentos personalizados com base nas características de cada segmentação de mercado.

Diversidade de testes

O Google Optimize permite em sua versão gratuita que cada usuário faça até 5 experimentos ao mesmo tempo em um site. Com isso, é possível ganhar tempo e escala nas análises, além de resultados comparáveis e tempestivos.

Já para a versão premium, a plataforma permite até 100 testes ao mesmo. Aumentando ainda mais as possibilidades de análises dos componentes de uma página.

Você sabe qual é a melhor versão do Google Optimize para o seu negócio? Separamos um tópico para apresentar as diferenças entre cada uma delas!

Análise de resultados

De nada adianta a realização de testes, sem a análise dos seus respectivos resultados. Por isso, o Google Optimize possui relatórios com dados estruturados que permitem um estudo minucioso para embasar as ações de marketing.

Além disso, a ferramenta tem interface com outras plataformas, ajudando por exemplo na elaboração de estratégias de SEO, campanhas publicitárias e promoções.

Você sabia que existe mais de uma versão do Google Optimize? Confira agora quais são elas e as suas características!

Quais as diferenças entre as versões do Google Optimize?

O Google oferece para os seus usuários duas versões da ferramenta. Elas possuem diferentes funções e por isso é importante saber quais são para entender a que faz mais sentido para o seu negócio.

Mas, inicialmente, vamos começar pelas características que as versões gratuita e premium compartilham.

  • Possibilidade de realização de testes A/B;
  • Suporte para aplicativos da web;
  • Integração com o Google Analytics; 
  • Segmentação básica por URL, por área geográfica e técnica (como JavaScript e Cookies);
  • Análise de conduta do usuário e divisão tecnológica. 

Apesar desses pontos em comum, a versão gratuita apresenta algumas funcionalidades únicas, como:

  • Usuários ilimitados com o perfil de administração básica;
  • Até 3 objetivos pré-selecionados ao mesmo tempo por experimento;
  • Suporte com canais de autoatendimento e comunidade com usuários certificados;
  • Limite de 5 experimentos realizados ao mesmo tempo;
  • Limite de até 16 combinações para os testes multivariáveis.

No entanto, não é apenas a versão gratuita que apresenta funções exclusivas. O Optimize 360, como é chamada a opção premium, possui um pacote mais robusto de funcionalidades. Entre elas estão:

  • Até 10 objetivos pré-selecionados ao mesmo tempo por experimento;
  • Limite de mais de 100 experimentos realizados ao mesmo tempo;
  • Limite de até 36 combinações para os testes multivariáveis;
  • Administração do usuário através do Google Marketing Plataform;
  • Suporte com canais de exclusivos e com rápido atendimento; 
  • Serviços voltados para a implementação da plataforma;
  • Integração para segmentar públicos através do Google Analytics.

Além disso, a versão Optimize 360 exige um investimento mensal. Por isso, é comum que as empresas primeiro testem a plataforma gratuitamente, para experimentar as funções e analisar se vale a pena um upgrade no plano.

Agora é hora de entender como usar o Google Optimize para alavancar os resultados e aumentar a conversão de clientes do seu negócio. Vamos lá?

Como usar o Google Optimize?

Assim como as ferramentas de SEO e outros nichos de marketing digital, é imprescindível saber as funcionalidades do Google Optimize para alcançar os melhores resultados nas suas estratégias.

Por isso, criamos um passo a passo com as principais funções da ferramenta para que você saiba por onde começar!

1º Passo: Crie sua conta

Quando você vai usar o Google Optimize pela primeira vez é preciso se cadastrar na plataforma. Para isso, basta acessar a página optimize.google.com e fazer login com a sua conta Gmail.

Após esse passo, será possível configurar a conta conforme as suas necessidades. Para isso, clique em “Primeiros Passos”. Assim, você poderá escolher quais permissões quer conceder ao Google diante das interfaces com outros sistemas de dados.

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2º Passo: Crie sua experiência

Após fazer login na sua conta, já será possível que você crie experiências. Para dar início a esse processo, basta acessar o ícone em azul escrito “Vamos lá”, conforme imagem abaixo.

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Depois disso, uma nova página abrirá para que você faça o input de qual URL irá executar o teste, além de qual tipo de experimento você deseja criar. Dentre as opções estão:

  • Teste A/B: versão mais simples para avaliar duas ou mais variantes de uma mesma página;
  • Teste multivariáveis: ideal para páginas com muito tráfego com a possibilidade de testar variáveis em duas ou mais seções diferentes;
  • Teste de redirecionamento: feito para testes de páginas diferentes criadas em URLs distintas. Indicado também para SEO off-page;
  • Personalização: utilizado para personalizar páginas para visitantes segmentados;
  • Modelo banner: para adicionar notificações na parte superior da página da web. 

3º Passo: Explore as possibilidades

Depois de escolher o teste que você irá fazer, é hora de avaliar as possibilidades da plataforma, como a criação de variantes, adicionar regras de segmentação, vincular ao Google Analytics e definir os objetivos do experimento.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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