O que é a identidade de marca?
Qual é a importância da identidade de marca para o seu negócio?
4 exemplos de identidade de marca!
Como produzir a identidade de marca para o seu negócio?
Aumente as suas vendas!

Entenda o impacto de uma identidade de marca e aprenda a produzi-la para seu negócio!

Neste artigo, entenda por que ter uma identidade de mar é essencial para que seu negócio se destaque e seja reconhecido, confira!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o impacto de uma identidade de marca e aprenda a produzi-la para seu negócio!

Como criar uma marca? Como criar uma identidade pro seu negócio? O que faz com que seu cliente identifique a sua marca? Seu logotipo? As cores e fontes utilizadas? Com base nesses questionamentos e conjunto de elementos visuais podemos definir a identidade de marca!

Por meio dela, seu cliente consegue estabelecer relações imediatas entre um elemento e a sua marca, promovendo uma aproximação entre eles e aumentando as chances de fidelização do mesmo.

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Então, não deixe de investir seu tempo na leitura desse artigo, pois o objetivo é aprofundar os seus conhecimentos a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é a identidade de marca?
  • Qual é a importância da identidade de marca para o seu negócio?
  • 4 exemplos de identidade de marca;
  • Como produzir a identidade de marca para o seu negócio?
  • Aumente as suas vendas! 

Vamos lá?

O que é a identidade de marca? 

De modo objetivo , a identidade de marca é o conjunto de elementos visuais que remetem à mesma, proporcionando a fácil associação desses recursos, ou seja, é o branding que caracteriza seu negócio. 

Além disso, esses elementos precisam fazer com que os valores e missão da marca sejam transmitidos para com o público alvo, o que aumenta o reconhecimento da mesma diante dele.

Vale ressaltar ainda que uma identidade visual marcante deve conter elementos básicos como logotipo, design de produtos, fontes e cores características, slogan ou campanha publicitária chamativa, entre outros fatores.

Tal conjunto da marca não é restrito apenas a aspectos físicos ou visuais, sendo necessário também abranger e explorar outras dimensões, como aspectos culturais, subjetivos, significativos e de fácil mentalização.  

Diante disso, a originalidade é muito relevante para que sua identidade visual se destaque em meio a tantas outras do mesmo segmento de atuação do seu negócio, evidenciando a identidade da sua empresa e as soluções que ela oferece.

Muito interessante, não é mesmo?  

Agora que você já entendeu o conceito de identidade visual, que tal saber mais sobre a relevância da aplicação do mesmo em seu negócio? Não deixe de conferir o próximo tópico! 

Qual é a importância da identidade de marca para o seu negócio?

O seu negócio precisa ter uma identidade visual, isso é fato! E os motivos que fazem esse recurso tão importante para o seu negócio são inúmeros, dos quais podemos destacar:

  • Valor da marca: uma identidade visual irá agregar muito valor para a sua marca, afinal, ela passará a ser mais valorizada e terá mais destaque no mercado com uma identidade marcante. 
  • Visibilidade ao público-alvo: com uma identidade marcante, as marcas podem ser visualizadas de forma mais impactante e isso aumentará o alcance da mesma. 
  • Fidelidade dos clientes: ter clientes fiéis é indispensável para todo negócio que almeja o crescimento e bons resultados, por isso, ter uma identidade marcante te proporciona isso! 

Depois de saber como essa relevância da identidade visual é ampla, que tal conferir exemplos de algumas aplicações desse conceito que obtiveram sucesso? Não deixe de conferir o próximo tópico! 

4 exemplos de identidade de marca!

É muito provável que você conheça diversas marcas com uma identidade única e que automaticamente te faz pensar nos elementos que a compõem só de ouvir o nome da mesma. Para ilustrar isso, veja alguns exemplos: 

Amazon

A Amazon tem muitos elementos marcantes que compõem a sua identidade: seu slogan que diz que você encontra tudo de “A-Z”, a entrega rápida que a empresa garante, as cores preta, branca e laranja contidas em sua logo, entre outros.

Amazon

Apple 

Ao pensar em Apple, qual o primeiro elemento que vem à sua mente? É bem provável que sua resposta seja a maçã mordida que caracteriza a logo da marca e está presente nos seus dispositivos. Isso é uma identidade de marca bem consolidada!

Apple

Coca Cola 

A lata vermelha, a fonte característica e a experiência proporcionada pela Coca Cola são alguns dos elementos que compõem o conjunto de elementos da identidade de marca deste fenômeno empresarial!

Coca Cola

Netflix

Não é apenas um N vermelho que representa a identidade desta marca de streaming, mas, a própria experiência que o uso do aplicativo proporciona é usado como um elemento identificável da marca e promove o seu destaque.

Netflix

E então, o que achou desses exemplos?

Partindo dessas grandes inspirações, a vontade de aplicação no seu negócio só aumenta, certo? Diante disso, veja nossas dicas de como fazer essa produção de marca impactante. 

Como produzir a identidade de marca para o seu negócio?

1. Evidencie a missão e visão do seu negócio 

A missão e a visão do seu negócio são importantes norteadores para ele, pois tais fatores evidenciam qual o propósito do seu negócio e o lugar em que ele deseja chegar. 

Dessa forma, a identidade da sua marca será ressaltada, pois esses aspectos fundamentais da construção da marca serão repassados de forma transparente.

2. Mostre a essência do seu negócio

Qual é o diferencial do seu negócio? Quais os benefícios ofertados ao seus clientes através dos seus produtos ou serviços? O que é essencial para a sua marca?

Todas essas perguntas devem estar claras para a sua persona, visto que, esses aspectos geram uma aproximação entre ele e sua marca, o que é muito positivo.

3. Seja original 

Diante de inúmeras estratégias iguais, o que é diferente sempre se destaca. Por isso, a originalidade é um fator cada vez mais essencial para a construção de uma identidade de sucesso para a sua marca.

Dessa forma, invista em profissionais que tragam inovação e criatividade para o seu negócio, pois dessa forma sua marca terá valor agregado e irá se diferenciar positivamente dentro do seu nicho.

4. Tenha uma proposta de valor 

É muito relevante deixar claro qual o valor que seu produto ou serviço irá agregar para seu cliente e essa informação deve estar contida na identidade da sua marca, para que cause impacto no máximo de pessoas possíveis.

5. Diversifique os elementos 

Não é apenas uma logotipo ou um slogan que vão compor a identidade da sua marca e fazer com que ela se destaque, pois existem inúmeros outros elementos que podem contribuir para isso. 

Dessa forma, invista em design de produtos, estratégias de marketing digital, campanhas publicitárias chamativas em redes sociais, atendimento ao cliente personalizado, entre outros,para obter sucesso na consolidação da sua marca.

Aumente as suas vendas! 

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.