O que é identidade visual?
Qual a importância da identidade visual de uma empresa?
Qual a diferença entre identidade visual, marca e branding?
Como criar a identidade visual de uma empresa?
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Descubra o que é identidade visual e entenda a sua importância para as empresas

Uma identidade visual bem estabelecida é importante para que uma empresa conquiste o mercado e fiéis consumidores. Veja como desenvolvê-la!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra o que é identidade visual e entenda a sua importância para as empresas

Ter uma identidade visual bem estabelecida é uma característica muito importante para empreendimentos no geral, afinal, é por intermédio dela que é possível adquirir reconhecimento pelo público e destaque frente a seus concorrentes.

Dessa forma, a estratégia para defini-la deve ser bem feita e vista como prioridade, para que assim, a conversão bem como a fidelidade de clientes seja cada vez maior.

Além do mais, caso a identidade visual da empresa seja medíocre, pouquíssimas pessoas darão a devida importância ao negócio e seus produtos.

Por isso, é preciso apostar em sua construção de forma bem trabalhada, e assim ela se tornará a ponte entre empresa e cliente.

Continue na leitura deste artigo para entender mais sobre esse conceito e descobrir como é possível realizar essa composição nos seguintes tópicos:

  • O que é identidade visual?
  • Qual a importância da identidade visual de uma empresa?
  • Qual a diferença entre identidade visual, marca e branding?
  • Como criar a identidade visual de uma empresa?
  • Aprenda a alavancar ainda mais seus negócios com a Voitto!

O que é identidade visual?

Identidade visual é a junção de diversos recursos gráficos e visuais que são incumbidos de expor quem é a empresa, ou seja, quais são seus valores, como ela vê e se apresenta para a sociedade no geral.

Sendo assim, é por meio de sua identidade visual que uma marca passa a ser reconhecida no momento de compras e de tomadas de decisões.

Portanto, ela deve sintetizar a personalidade do negócio de maneira que seja marcante o suficiente para o público alvo. Por exemplo, algumas marcas são lembradas apenas pela utilização de suas cores, ou até mesmo da fonte que representa seu nome.

Um bom exemplo é o caso do McDonalds. Representado por um grande M com as cores vermelho e amarelo, é reconhecido por qualquer um quando visto pelas pessoas.

Desse modo, os elementos visuais mais utilizados para isso são: paleta de cores, sua logo, tipografias, slogans, elementos das redes sociais, entre outros.

Vamos então entender qual é a sua importância para o sucesso de um negócio!

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Qual a importância da identidade visual de uma empresa?

A identidade visual de uma empresa é extremamente importante e necessária, pois sem elas, as marcas não conseguiriam alcançar posições de destaque no mercado frente a seus concorrentes.

Imagine o McDonalds sem sua logomarca ou sua paleta de cores. Você acha que ele conseguiria ter ganhado o público no meio dos outros Fast Food que surgiam na época?

Provavelmente seu destaque não seria o mesmo, e não se tornaria a marca mundialmente reconhecida que é hoje.

Assim, uma identidade visual bem estabelecida agrega valor à marca, e consequentemente a torna mais competitiva, fazendo com que os clientes prefiram seus produtos e serviços ao invés de outros.

Agora, devemos te dizer que pode haver confusão entre os conceitos de identidade visual, branding, ou até mesmo de marca. Por conta disso,  iremos te esclarecer as diferenças entre eles!

Qual a diferença entre identidade visual, marca e branding? 

A identidade visual de uma empresa está diretamente relacionada com sua logomarca, e como você já viu, é a responsável por apresentar quem a empresa é para o mercado.

Já a marca é o seu logotipo.Apesar de nos referirmos à marca diversas vezes como o negócio em si, no mundo do design, o termo significa a logo.

Por fim, o branding vai muito além dos dois conceitos anteriores. Ele representa toda a estratégia e gestão utilizada para apresentar a essência de um negócio, superando as questões visuais.

Quando os três são bem elaborados, a promoção de produtos e serviços se torna muito mais fácil, e as empresas conseguem se estabelecer de forma mais espontânea no mercado.

Finalmente, te ensinaremos quais passos devem ser seguidos para se produzir uma identidade visual para uma empresa. Fique conosco no próximo tópico!

Como criar a identidade visual de uma empresa?

Existem algumas etapas que são seguidas para o processo de criação da identidade visual de uma empresa. São elas:

Briefing

Na etapa de briefing, é necessário realizar um levantamento dos dados da empresa, para entender mais sobre sua cultura, valores e desejos, e assim ser capaz de expressá-los.

Por isso, esse trabalho deve ser acompanhado pela alta gestão, não deixando apenas para o setor de marketing.

Além disso, é preciso procurar por informações sobre os públicos do negócio, quem são seus concorrentes, quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar, entre outros.

Mapeie os interesses e gostos da persona

Caso o empreendimento não possua uma persona bem definida, deve-se trabalhar em cima disso, pois é por meio dela que é possível direcionar estratégias de marketing de forma mais assertiva.

Brainstorming

Com as informações reunidas e a persona já definida, pode-se passar para a fase de brainstorming.

Como o próprio nome já diz, nada mais é do que uma chuva de ideias, onde é importante utilizar a criatividade para elaborar diversas sugestões para a elaboração do logomarca.

Estabeleça fonte, cor e estilo

Com todas as ideias em mente, é hora de passá-las para o papel e ver como realmente podem funcionar.

Dessa forma, a logo deve ser desenvolvida e decidido quais serão as fontes, cores e estilos gráficos que devem ser utilizados. É um trabalho que deve ser feito por um time qualificado para isso, afinal, essa será  a “cara” da empresa.

Vale ressaltar ainda que, para a definição da tipografia, é importante lembrar que ela deve ser completamente legível pelo público, e ainda também deve ser estudada e definida para todos os materiais que servem para comunicação.

As cores também são estabelecidas de acordo com a intenção da marca, pois elas provocam diferentes sensações em que as visualizam. Vale então se basear em estudos para isso, como o da psicodinâmica das cores.

Por exemplo, enquanto o azul representa segurança e produtividade, o verde passa a impressão de confiança e calma.

Cada paleta de cor possui seus próprios conceitos e ativam memórias distintas, por isso a necessidade de pensá-las de forma estratégica.

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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