Futuro da Indústria
Crescimento Internacional

Indústria de games cresceu 169% no Brasil desde 2019

Estudo da Abragames mostra que, nos últimos quatro anos, a quantidade de estúdios de games em atividade subiu de 375 para 1009 no Brasil.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Indústria de games cresceu 169% no Brasil desde 2019

Segundo dados de um levantamento publicado pela Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), o aumento do número de desenvolvedoras nacionais cresceu de 375 para 1009 em quatro anos.

A pesquisa também revelou a concentração geográfica desse crescimento, que apesar da presença de estúdios em todas as regiões do país, encontra-se no Sudeste, com 57% dos desenvolvedores, seguida da região Sul (21%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%).

Futuro da Indústria

Atualmente existem mais de 4 mil cursos de graduação para Jogos Digitais e Design de Jogos no Brasil, segundo o Ministério da Educação, e tem como estimativa de que se formem cerca de 3.900 estudantes por ano.

Similar aos dados referentes às localizações geográficas dos estúdios, a porcentagem de cursos para essa área está concentrada na região Sudeste, com 40%.

Além disso, o ramo de jogos tem mostrado preocupação com a diversidade de seus trabalhadores. Segundo a análise da Abragames e ApexBrazil, das 12.441 pessoas que trabalham na área, 29,8% são mulheres, mostrando grande crescimento comparado ao ano de 2018, com 20%.

Ainda de acordo com o levantamento, 57% das empresas de jogos afirmam ter equipes diversas, compostas por pessoas de idade, estrangeiros, pessoas negras, indígenas, e LGBTQIA+.

Crescimento Internacional

Devido ao excelente momento do setor e do desenvolvimento dos profissionais, não é nenhuma surpresa que o mercado de games tenha destaque fora do país. Cerca de 57% das desenvolvedoras venderam seus trabalhos e jogos para o exterior no ano de 2021.

Segundo o presidente da Abragames, Rodrigo Terra: “O Brasil é a porta de entrada para o mercado de jogos na América Latina, tanto em termos de desenvolvimento como de consumo. Estamos numa posição muito estratégica porque estamos no meio do caminho dos pólos de desenvolvimento, o que dá pra trabalhar com empresas de diversos continentes ao mesmo tempo”.

De acordo com Terra, apesar dos desafios que surgiram com a pandemia e a crise econômica consequente, o setor de desenvolvimento de games segue forte e mostrando grande evolução.

Dentro do contexto de internacionalização dos games brasileiros, seus principais consumidores são: Estados Unidos (55%), América Latina (53%), Europa (49%), seguidos do Canadá, com 49%, países com idioma português, com 41%,  Japão, com 37% e China, com 24%.


Gostou desse conteúdo? Então siga o Blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos sobre educação, tecnologia e inovação! Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não perder nada!

Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.