Como funciona uma Loja Virtual?
Benefícios de ter uma Loja Virtual
O que é preciso para abrir uma Loja Virtual?
Como montar uma Loja Virtual?
Qual a melhor plataforma para Loja Virtual?

Quer abrir as portas do seu negócio para o mundo? Crie a sua Loja Virtual!

Descubra como funciona uma loja virtual, quais as vantagens em relação ao comércio físico e como criar a sua. Aprenda tudo neste guia completo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer abrir as portas do seu negócio para o mundo? Crie a sua Loja Virtual!

Com o crescimento e a potencialização do mercado digital, cada vez mais pessoas estão se interessando em criar sua própria loja virtual. Afinal, vender através desse canal é uma excelente oportunidade de começar um negócio com menos burocracias e barreiras de entrada.

No entanto, isso não faz com que os desafios sejam menores. Alcançar novos clientes e oferecer um atendimento personalizado para eles faz parte do planejamento dessa jornada para que o sucesso seja alcançado.

Sendo assim, é preciso se preparar! Por isso, se você quer saber como começar a estruturar a sua loja virtual e aprofundar em temas como o seu funcionamento, as vantagens, opções de pagamento e muito mais, não deixe de conferir este guia completo que preparamos para você! Aqui você verá em detalhes:

  • Como funciona uma Loja Virtual?;
  • Benefícios de ter uma Loja Virtual;
  • Como montar uma Loja Virtual?;
  • O que é preciso para abrir uma Loja Virtual?;
  • Qual a melhor plataforma para Loja Virtual?

Como funciona uma Loja Virtual?

Uma loja virtual nada mais é do que um site de comércio eletrônico. Ou seja, um local que permite que os consumidores comprem produtos ou serviços online.

Sendo assim, é um dos canais de vendas mais utilizados por aqueles empreendedores que desejam fazer negócios e atender os seus tipos de clientes pela internet.

Dessa forma, ao acessar a loja virtual, o consumidor poderá navegar pelas categorias de produtos, escolher o item desejado e adicioná-lo ao carrinho de compras. Traçando um paralelo, essa é a maneira de ver as vitrines, conhecer os produtos, solicitar modelos e até mesmo pedir aos vendedores que informem o estoque disponível (um tamanho ou cor, por exemplo).

Em seguida, depois de escolher o que irá comprar, o cliente pode finalizar a compra escolhendo as opções de pagamento e envio disponíveis. Assim como em uma loja física é possível ir ao caixa e efetuar a transação financeira.

Sendo assim, o funcionamento de uma loja virtual demanda que a marca tenha uma plataforma de e-commerce adequada, que permita a criação da loja e a gestão dos pedidos e produtos.

Além disso, também é importantíssimo investir em um sistema seguro de pagamento online e integração com canais de venda, como marketplaces e redes sociais.

Mas esse não é o único parâmetro fundamental qual o assunto é segurança. Para garantir a confiabilidade e o bom funcionamento da loja, é preciso contar com certificados SSL. Eles são responsáveis por criptografar as informações transmitidas pelos usuários, protegendo contra fraudes e ataques cibernéticos.

Outro ponto importante que envolve o funcionamento de uma loja virtual é o atendimento online. Em lojas físicas, normalmente são contratados vendedores. Já nas virtuais, é importante oferecer opções de contato, como e-mail, chat ou telefone.

Por isso, o processo para a resposta e o suporte deve ser bem definido e normalmente são contratados colaboradores para tirar dúvidas e resolver problemas rapidamente.

Alguns exemplos de marcas de sucesso que atuam como lojas virtuais para se inspirar são:

  • Dafiti: varejista que atua principalmente na venda de calçados e outros artigos de moda; 
  • Submarino: uma das pioneiras no mercado digital que não possui nenhuma loja física;
  • Ultrafarma: uma das maiores redes de farmácias do Brasil, passou a focar também nas estratégias de lojas virtuais para aumentar as vendas
  • Netshoes: referência no comércio online de artigos esportivos; 
  • Magazine Luiza: referência no atendimento online ao cliente e como marketplace. 

Essas são algumas das principais marcas que atuam com lojas virtuais. Conheça alguns dos benefícios que elas usufruem ao investir nessa estratégia!

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Benefícios de ter uma Loja Virtual

Como você já deve imaginar, existem várias vantagens em ter uma loja virtual. Entre eles, podemos destacar:

Ampliação do alcance

Um dos benefícios mais tangíveis quando comparamos uma loja virtual a uma loja física é o aumento do alcance.

Afinal, quem opta pelo empreendedorismo online, tem a vantagem de vender seus produtos ou serviços para pessoas de qualquer lugar do mundo, abrindo novas oportunidades de negócio. Com isso, a depender do modelo de negócio e do que é comercializado, as barreiras geográficas deixam de existir.

Redução de custos

Além da maior capilaridade, ter uma loja virtual pode reduzir significativamente os custos em relação a uma loja física.

Entre as maiores economias desse modelo é possível elencar:

  • Não é necessário arcar com tantos custos fixos, como aluguel, energia elétrica, água e IPTU;
  • Número de funcionários pode ser reduzido, afinal, um mesmo colaborador pode atender diversas pessoas ao mesmo tempo;
  • Maior facilidade no acompanhamento das vendas, gerenciamento de estoque e financeiro. 

Funcionamento 24 horas

Uma loja física geralmente funciona em horários comerciais. Afinal, é muito caro mantê-la aberta por 24 horas por dia e normalmente a demanda não justifica isso.

Sendo assim, esse é mais um benefício da loja virtual. Os clientes podem entrar e fazer compras a qualquer momento, inclusive nos fins de semana e feriados. Dando mais liberdade para o consumidor.

Flexibilidade de horários

Outro ponto importante é o fato de que o proprietário de uma loja virtual tem mais flexibilidade de horários.

Diversas opções de pagamento

Com uma loja virtual, você pode oferecer diversas opções de pagamento aos seus clientes, incluindo cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária e PIX.

Integração com redes sociais

Além disso, é também possível integrar sua loja virtual com redes sociais como Facebook, Instagram e outras plataformas. Sendo assim, essas plataformas se tornam uma forma de marketing, ampliando ainda mais seu alcance e possibilidades de venda.

Outro ponto importante é que as redes sociais também podem ser formas dos seus próprios clientes fazerem indicações, propagandas e relatarem suas experiências com a marca.

Ferramentas de marketing

Por falar em marketing, o universo online permite a utilização de diversas ferramentas dessa vertente. Alguns dos exemplos são: anúncios pagos, WhatsApp Business, vitrines virtuais, SEO, entre outras.

Elas são fundamentais para promover seus produtos e serviços e atrair ainda mais clientes.

Se interessou e quer aproveitar todas essas vantagens abrindo o seu próprio negócio? Confira o que você precisa para fazer isso no tópico a seguir!

O que é preciso para abrir uma Loja Virtual?

Para abrir uma loja virtual, os processos nem sempre são padronizados. Mas, independentemente das especificidades do seu negócio, alguns passos são essenciais. Separamos os mais importantes para você. Confira!

Escolha de plataforma de e-commerce

O que seria de uma loja digital sem uma plataforma para expor os produtos, receber pagamentos e ter contato com o cliente?

Por isso, é necessário escolher um modelo e-commerce que atenda às suas necessidades. Existem várias opções disponíveis, mas abaixo você vai conhecer as melhores opções!

Registro do domínio

Além disso, em alguns casos, para montar a sua loja virtual, será preciso registrar um domínio. Ele será o endereço eletrônico onde seus clientes poderão acessar sua loja.

No entanto, essa etapa não é sempre necessária, visto que existem alternativas de hospedar o seu negócio em plataformas já construídas e com domínios automáticos.

Escolha de hospedagem

Outro passo que também nem sempre será preciso, mas que é muito importante é a escolha da hospedagem da sua loja virtual. Esse será importante para que ela fique disponível na internet quando não se usa uma plataforma já pronta.

Criação do layout da loja virtual

Uma venda através de lojas virtuais sempre começa com a interação do cliente com o seu site. Por isso, é necessário criar um layout que seja intuitivo e ao mesmo tempo bonito.

Alguns dos passos para que esse quesito seja efetivo são:

  • Definir a identidade visual;
  • Criar as categorias de produtos;
  • Separar o menu de maneira simples. 

Cadastramento de produtos

Para vender na sua loja virtual, você precisa cadastrar todos os seus produtos, incluindo descrições, fotos e preços. Isso ajudará em diversos aspectos da gestão do negócio, como por exemplo:

  • Acompanhamento do faturamento; 
  • Monitoramento de vendas;
  • Controle de estoque; 
  • Avaliação de métricas e estratégias. 

Escolha de opções de pagamento

Outro aspecto muito importante é a escolha das opções de pagamento que sua loja virtual aceitará. Dado que a transação será digital, algumas das opções são: cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária e PIX.

Definição de opções de envio

Após definir os pagamentos, o cliente passará para a escolha das opções de entrega. Afinal, começar a vender online é fácil, mas disponibilizar os produtos de forma assertiva é um dos pontos que ajudará a longevidade do seu negócio.

Por isso, cabe ao empreendedor definir quais as formas que irá utilizar para envio. Como por exemplo: Sedex, PAC, entrega própria, entre outras.

Configuração de certificados SSL

Como você já sabe, também é preciso investir na segurança através de um certificado SSL. Por isso, escolha uma opção para garantir a confiabilidade do seu negócio nas transações realizadas de maneira online.

Integração com canais de venda

O atendimento ao cliente é um dos pontos cruciais para aumentar a boa reputação e a fidelização dos consumidores. Sendo assim, é possível integrar sua loja virtual com outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais.

Implementação de ferramentas de marketing

Para montar uma loja virtual, promover a marca e atrair mais clientes é fundamental. Para isso, é necessário conhecer e implementar ferramentas de marketing, como anúncios pagos, campanhas orgânicas, promoções, e-mail marketing e SEO.

Esses são os requisitos principais para abrir uma loja virtual. No entanto, existem também informações que você deve aprofundar para abrir o seu negócio de maneira mais assertiva. Por isso, conheça os passos fundamentais para montar o seu empreendimento online.

Como montar uma Loja Virtual?

Montar uma loja virtual pode parecer complicado à primeira vista, mas não se assuste! Seguindo alguns passos, é possível criar um negócio de forma simples e eficiente.

Para ter mais facilidade nesse processo, listamos os principais passos para você:

Defina o seu público-alvo

Definir o público-alvo é uma etapa crucial para o sucesso de qualquer loja virtual. Mas esse pode ser um dos passos mais desafiadores. Afinal, é ele que irá nortear todos os próximos!

Para ter mais assertividade, é necessário analisar informações e fazer uma segmentação de mercado. Nesse aspecto é possível se basear em quatro pontos principais:

  • Demográfico: avalição de aspectos como sexo, idade, estado civil, escolaridade e ocupação;
  • Psicográfico: análise de fatores indicados pela personalidade, interesses, estilo de vida e valores de uma pessoa;
  • Comportamental: observação das ações, hábitos de consumo dos clientes, bem como conhecimento do produto ou serviço, nível de fidelização com uma marca ou empresa;
  • Geográfico: levantamento da localização, o que inclui país, estado, região, província, cidade ou código postal dos potenciais clientes.

Defina sua estratégia de negócio

Definir uma estratégia de negócios é essencial para qualquer loja virtual alcançar sucesso e crescimento a longo prazo. Por isso, não deixe de pensar em aspectos como:

  • Definição de objetivos claros;
  • Identificação do público-alvo;
  • Desenvolvimento de um modelo de precificação adequado; 
  • Criação de um plano de marketing e vendas efetivo. 

Para isso, é fundamental avaliar a concorrência e o mercado em que se está inserido, a fim de identificar oportunidades e diferenciais competitivos para incorporar ao seu modelo de negócios.

Defina os produtos ou serviços a serem oferecidos

Escolher produtos para vender online é uma das decisões mais importantes na criação de uma loja virtual. É preciso escolher produtos que estejam alinhados com o seu público-alvo e que sejam competitivos em relação aos preços e à qualidade.

A escolha do que será comercializado também deve levar em consideração a capacidade da loja de gerenciar o estoque e atender à demanda dos clientes.

Mas, vale lembrar, é importante buscar diversidade nos produtos ou serviços oferecidos, mas sem perder o foco na estratégia de negócios!

Encontre os melhores fornecedores

Outro passo muito importante é encontrar fornecedores confiáveis e de qualidade. A parceria com que possibilita que os negócios sejam desenvolvidos, pode fazer total diferença para o seu negócio.

Por isso, é necessário avaliar e alinhar questões como:

  • Preço; 
  • Prazo de entrega;
  • Disponibilidade de estoque;
  • Reposição de estoque; 
  • Condições de pagamento. 

Agora que você já sabe o que precisa para montar a sua loja virtual e para abrir as portas online do seu negócio, é hora de conhecer mais a fundo sobre as opções de plataformas. Por isso, não deixe de conferir o tópico a seguir até o final!

Qual a melhor plataforma para Loja Virtual?

A escolha da melhor plataforma para a sua loja virtual vai depender das necessidades específicas do seu negócio. Afinal, cada uma das opções será ideal para um tipo de contato com cliente, forma de negociar com o fornecedor e até mesmo de ferramentas e funcionalidades.

Por isso, antes de definir qual será a sua plataforma, é preciso conhecer as opções. Para te ajudar nesse processo, listamos algumas das plataformas mais populares e suas principais características:

  • Shopify: possui com foco na simplicidade e facilidade de uso, oferecendo diversos recursos e ferramentas de marketing;
  • Magento ou Adobe Commerce: essa opção é uma plataforma de e-commerce de código aberto, com grande flexibilidade e possibilidade de personalização. É indicada para negócios com necessidades específicas de customização;
  • WooCommerce: plataforma de e-commerce gratuita, integrada ao WordPress. Com isso, possui uma grande variedade de plugins e temas disponíveis;
  • PrestaShop: também gratuita, essa opção conta com foco em usabilidade e facilidade de gerenciamento; 
  • OpenCart: software de e-commerce auto-hospedado de código aberto. Destaque por gerar informações e dados relevantes para controlar e medir o desempenho da sua loja.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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