Se você chegou agora ao mercado de marketing digital e empreendedorismo onlineprovavelmente já se deparou com desafios de ranqueamento nos mecanismos de busca. Mas aqui, você encontrará a solução para esse problema: uma estratégia chamada long tail.
Obviamente, os termos mais genéricos já possuem um volume enorme de conteúdos criados. No entanto, ao usar palavras-chaves mais específicas é possível suprir as demandas do seu público-alvo com qualidade e ainda mais informações.
Basta pensar: ao procurar "computador" quantos dados você encontra? Mas e se você pesquisa além do objeto também a marca e o seu processador? Baseado nessa ideia, aprenda aqui tudo que você precisa saber sobre long tail! Confira:
● O que é long tail?;
● Long tail no marketing digital digital;
● Quais são os benefícios da utilização da long tail?;
● Qual é a diferença entre long tail e head tail?;
● Como a long tail interfere no SEO?
● O que fazer para impulsionar minhas vendas online?
Long tail é o termo utilizado para fazer referência às estratégias de varejo concebidas por Chris Anderson. Traduzida como cauda longa, a expressão traz à tona o objetivo de vender uma grande variedade de itens em pequenas quantidades.
Essa teoria popularizada por Chris Anderson foi publicada em um artigo na revista Wired em outubro de 2004. Desde então, o uso da long tail, além de ter grande utilização nas lojas físicas, também vem ganhando espaço nos negócios online e nas estratégias de marketing digital.
Mas você deve estar se perguntando: na prática, o que consiste essa teoria e como ela mudou para o mundo virtual?
Inicialmente as lojas físicas mapeavam 20% dos produtos mais populares e que mais vendiam e os 80% que tinham menos aderência ao público.
No entanto, as estratégias de long tail tinham a finalidade de fazer com que esse volume maior passassem a ter pelo menos a mesma demanda somada dos 20%.
No âmbito da internet, a long tail se modificou e passou a se referir a uma estratégia de marketing digital de buscas por palavras-chave. Vamos entender mais a fundo? Confira abaixo!
As estratégias SEO (Search Engine Optimization) hoje consistem na forma mais eficiente de ganhar visibilidade no mundo digital. Um dos seus pilares são as palavras-chave.
Por meio delas é possível criar um conteúdo que envolva diretamente os termos que os usuários procuram. Aumentando assim a entrega e a audiência de um conteúdo.
Com isso, as palavras mais comuns e genéricas como "finanças", "sapato" ou "marketing digital" já possuem muitos conteúdos atrelados. No entanto, é possível alcançar o topo em um nicho de mercado com mais especificação.
Na estratégia long tail, isso pode ser feito através de termos como:
● Finanças básicas para iniciantes;
● Sapato de salto alto para casamentos;
● Estratégias de Instagram SEO.
Assim, aplicando nomes mais específicos, é possível obter melhores resultados de ranqueamento e aparecer na primeira página de resultados no Google. Tudo isso sem pagar nada!
Por outro lado, existem formas de impulsionar o ranqueamento do seu site investindo em soluções como Google Adwords, por exemplo. Se este é seu caso, a Voitto tem um bônus para você!
Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.
Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.
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Mas afinal, quais os benefícios do uso dessa estratégia long tail em um modelo de negócios virtuais?
O uso da estratégia de long tail no marketing digital pode ser visto em diversas vertentes, desde a questão do custo até a fidelização do cliente.
Para que você entenda a fundo quais são as vantagens de investir em planos de ação e conteúdos, separamos uma lista com os principais pontos positivos dessa ferramenta.
Nas estratégias long tail também há menor concorrência quando comparadas às de head tail. Afinal, a especificação torna o conteúdo mais único e segmentado.
Outro ponto importante nesse quesito é o fato de que além de sanar a demanda com mais assertividade, também é possível estar posicionado nos primeiros lugares dos buscadores com mais facilidade.
Com esse maior índice de visibilidade, é possível impulsionar ainda mais os demais benefícios que você conhecerá a seguir!
Usar long tail é uma das maneiras mais assertivas de atrair clientes como focos específicos. Por isso, em geral, estratégias de tráfego pago conseguem maiores indicadores de conversão com essa abordagem.
Se os consumidores do conteúdo chegam de maneira mais qualificada, a chance deles se tornarem clientes aumenta, concorda? Por isso, essa é uma maneira de estreitar ainda mais o funil de vendas e melhorar os resultados.
Mas afinal, o que diferencia o uso de ações head e long tail? Acompanhe o próximo tópico e saiba mais!
Entender a diferença de long tail e head tail é essencial para traçar ações de marketing digital mais assertivas. Afinal, ambos os termos trabalham o uso das palavras-chaves.
Head tail faz referência aos termos mais diretos. Como: música, redes sociais ou certificações financeiras.
Já a long tail, como você já sabe, traz mais especificação à busca. Ou seja: músicas para concentrar, indicadores de alcance de redes sociais ou provas de qualificação para profissionais do mercado financeiro como CPA10.
Pensando nisso, uma estratégia completa deve englobar conteúdos que contemplem as duas vertentes. Uma dica para implementá-las, é o uso do Ubersuggest, por exemplo.
Vamos entender mais a fundo a relação entre long tail e SEO? Veja em detalhes a seguir!
A Long Tail descreve a estratégia de varejo de se ver por uma ótica mais nichada, com o objetivo de aumentar o volume de vendas.
Quando aplicada nas estratégias marketing digital, mais especificamente no SEO, as palavras-chaves long tail podem estar atreladas a características como:
● Receber menos tráfego nos mecanismos de busca;
● Ter indicadores de conversão de vendas maiores em empreendimentos e lojas virtuais;
● Facilidade maior de ranqueamento nas melhores posições dos mecanismos de busca;
● Facilita a fidelização de um cliente ou usuário pois é assertivo na sua demanda.
Além disso, a long tail também pode ser uma maneira de linkagem interna de conteúdos. Com isso, ajuda também no tráfego gerado de uma publicação dos seus sites ou lojas online para outra.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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