O que é o Marketing de Afiliados?
Quais os benefícios do Marketing de Afiliados?
Quais são os tipos de divulgação para afiliados existentes?
Canais que devem ser utilizados ao divulgar um produto
Dica de Ouro!

Conheça o que é Marketing de Afiliados e seus principais benefícios!

Aprenda neste artigo o que é o Marketing de afiliados, seus principais benefícios e como ele poderá ajudar você a garantir uma renda extra!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o que é Marketing de Afiliados e seus principais benefícios!

Sem dúvidas, muitas pessoas têm mudado de vida através da internet, seja por meio de um e-commerce, produção de conteúdo, venda de anúncios etc. Uma outra forma de garantir uma renda extra na internet é através do marketing de afiliados.

Trata-se de uma estratégia que cria uma rede de parceiros que ajudam na divulgação de algum produto, desta forma, fazendo com que tanto quem produziu o conteúdo quanto quem divulgou ganhe dinheiro.

Se você deseja aprender mais sobre o marketing de afiliados, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você no entendimento deste tema, sendo eles:

  • O que é o Marketing de Afiliados?
  • Quais os benefícios do Marketing de Afiliados?
  • Quais são os tipos de divulgação para afiliados existentes?
  • Canais que devem ser utilizados ao divulgar um produto

Vamos à leitura?

O que é o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma das estratégias de marketing digital utilizada por empreendedores e empresas que precisam aumentar seus resultados de vendas, através de vários sites parceiros.

É evidente que a internet transformou a maneira de como muitas pessoas ganham dinheiro, tornando-se um ambiente muito importante para empreendedores e também para aquelas pessoas que apenas buscam algumas oportunidades.

O marketing de afiliados funciona por meio de pessoas (afiliados) que ajudam na divulgação de um produto na internet.

Ou seja, uma empresa cria um determinado produto, podendo ser um curso online por exemplo, e dá a possibilidade de outras empresas ou pessoas divulgarem este produto.

Cada afiliado divulga o produto através de um link personalizado, quando o cliente utilizar este link para realizar a compra, automaticamente o afiliado irá receber uma comissão pela venda realizada ou por alguma outra ação que o usuário realizar, dependendo da estratégia utilizada pelo produtor do conteúdo.

Desta forma, todas as partes saem ganhando, quem produziu o conteúdo, quem divulgou e também quem comprou.

Quais os benefícios do Marketing de Afiliados?

Como dito logo acima, uma das principais vantagens do marketing de afiliados é que ele consegue beneficiar ambas as partes.

Ou seja, ele traz benefícios para empresa que possui produto ou serviço e também para os afiliados que têm a oportunidade de divulgar o produto em troca de uma comissão.

Além disso, essa estratégia cria um grande potencial de venda do produto. Pois, não se trata de uma propaganda invasiva que faz o cliente perder a atenção, e sim algo relevante para o consumidor.

E é exatamente por isso que o marketing de afiliados pode ser uma ótima maneira para conseguir uma renda extra no mês.

Um outro grande benefício é que você pode se tornar um afiliado de diversos produtos digitais de maneira gratuita e ganhar com o valor das comissões.

Dentre as principais plataformas de marketing de afiliados, podemos encontrar:

  • Monetizze;
  • Hotmart;
  • Afilio;
  • Amazon Associados;
  • Udemy.

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Quais são os tipos de divulgação para afiliados existentes?

Existem diversos formatos de divulgação para o programa de afiliados. Cabe a empresa ter uma boa visão do produto para descobrir qual é o tipo de divulgação mais adequado para seu produto e modelo de negócios.

Agora vamos conhecer as principais formas de divulgação para afiliados.

Custo por Clique (CPC)

Neste modelo, o afiliado recebe por cada click que ele consegue em seu link, seja através de um banner, um pop-up, ou qualquer outro tipo de publicidade presente em sites, blogs ou redes sociais.

Portanto, a remuneração do afiliado estará ligada diretamente ao desempenho da campanha de marketing utilizada.

Custo por Ação (CPA)

Nessa estratégia, o afiliado será remunerado toda vez que os usuários clicarem no link publicitário e realizarem algum tipo de ação dentro da página destino, como por exemplo: se cadastrar, baixar um ebook ou solicitar um orçamento.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Esse tipo de divulgação faz que o produtor do conteúdo pague ao afiliado um valor fixo a cada vez que a publicidade atingir mil visualizações.

Uma impressão é igual a quantidade de visualizações que a página teve, não necessariamente o usuário precisa clicar no anúncio desta página.

É bastante útil nos casos onde o afiliado possui muitos acessos, desta forma, ele consegue ter ganhos recorrentes, independente se o usuário clicou ou não no anúncio.

Custo por Venda (CPV)

Aqui, o afiliado só recebe quando é gerada uma venda através do link compartilhado por ele, sendo uma das melhores opções para pequenos produtores de conteúdo, pois ele só precisará pagar o afiliado quando de fato conseguir vender o produto.

Canais que devem ser utilizados ao divulgar um produto

É possível ser afiliado e divulgar os produtos em diversos canais de divulgação diferentes, vamos conhecer alguns deles?

Site ou blog

É um excelente canal, pois nele você possui controle total sobre o que deseja vender e como irá fazer isso, ao contrário das redes sociais, que às vezes são “engessadas”.

Você pode, por exemplo, criar um blog para um nicho específico trabalhando por meio do marketing de conteúdo e fazendo chamadas ao longo dos conteúdos para o usuário tomar uma ação e comprar o produto.

Também é muito importante que você use estratégias de SEO para procurar sempre posicionar seu site no topo das pesquisas dos principais buscadores do mercado.

Caso você deseje desprender-se de um investimento um pouco maior, o tráfego pago também pode ser uma ótima opção.

Redes sociais

Você também pode usar das redes sociais para comunicar e influenciar seus seguidores a conhecerem e comprarem um produto.

É bem mais fácil alguém decidir realizar uma compra quando a indicação dele é vinda de algum amigo ou conhecido, ou seja, as chances de conversão são maiores.

Porém infelizmente o alcance nas mídias sociais muitas vezes é limitado, principalmente quando o algoritmo entende que você está tentando vender algo.

Portanto, é considerável investir em anúncios pagos, nesses casos onde seu tráfego está sendo limitado.

E-mail Marketing

O e-mail marketingpode ser uma excelente ferramenta para ser utilizada após seus clientes serem atraídos por você.

Além disso, você pode criar automações nos e-mails e ir nutrindo seus leads conforme eles avançam nas etapas do funil de vendas.

Dica de Ouro!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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