Se você busca estreitar a relação com seus consumidores e ter clientes fiéis, é fundamental que você utilize as estratégias do marketing de relacionamento no dia a dia do seu negócio.
Além de ser ideal para o atendimento ao cliente, essa vertente também capta constantemente feedbacks do seu público alvo.
Sendo assim, fornece insumos para manter a melhoria contínua do relacionamento com o consumidor e do seu alto nível de satisfação.
Quer entender mais sobre o marketing de relacionamento e os impactos positivos da sua aplicação? Não deixe de conferir os tópicos abaixo preparados para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e aprender a como colocá-lo em prática.
Com as evoluções nas exigências do mercado, atualmente, o cliente é o foco de todas as ações de marketing de uma empresa. Afinal, estar próximo a ele e atender às suas expectativas pode ser um grande diferencial frente aos concorrentes.
Nesse sentido, o marketing de relacionamento busca construir ações que potencializam a satisfação da base de clientes, através de um atendimento voltado para proporcionar a melhor experiência para o público-alvo.
Por isso, é necessário e possível aplicar o marketing de relacionamento desde a promoção de um produto ou serviço, passando pela pós venda e chegando até mesmo aos gatilhos de recompra.
É de extrema importância para qualquer empresa saber como o consumidor enxerga a sua marca e quanto ele gosta do seu produto, já que uma boa visão por parte dos clientes é um dos fatores que determina o sucesso de uma organização.
Além disso, esse conhecimento permite que reclamações sejam atendidas de maneira mais fácil. Por isso, criamos para você a Planilha de Pesquisa de Satisfação, onde você poderá contabilizar e acompanhar a satisfação e a percepção dos consumidores sobre a sua marca.
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Apesar de ser um investimento em diversas etapas, o marketing de relacionamento pode trazer incontáveis benefícios. Confira os principais.
Manter um relacionamento próximo aos seus consumidores pode proporcionar a fidelização de clientes. No entanto, essa estratégia de marketing pode ir muito além desse benefício como por exemplo:
Depois de descobrir porque as estratégias de marketing de relacionamento valem a pena, é hora de entender como elas podem ser colocadas em prática. Confira a seguir os tipos mais assertivos de sua aplicação.
Existem inúmeros tipos de estratégias para colocar o marketing digital em prática e melhorar cada vez mais a experiência da sua persona. Entre elas estão:
Os programas de fidelidade são uma excelente maneira de incentivar a recompra e manter os clientes próximos a uma marca. Afinal, com esse consumo assíduo eles poderão usufruir de vantagens como descontos e promoções exclusivas.
Outra estratégia de marketing de relacionamento é a construção de um canal de serviço de atendimento ao consumidor.
Ele pode ser feito através de chats em aplicativos ou linhas telefônicas para dúvidas, elogios, reclamações e até mesmo para resolução de problemas.
Nessa prática é importante qualificar as pessoas para que sejam ágeis, tempestivas e atenciosas no atendimento.
Se você oferece um produto ou serviço que as pessoas costumam ter dificuldade para utilizar, o HelpDesk é feito para o seu negócio. Ele servirá como um manual de atualização em tempo real, através de atendimento humano ou de um chatbot.
Mesmo depois de concluir a primeira venda, não deixe de acompanhar o seu cliente. Para isso, você pode aplicar pesquisas de satisfação e colher feedbacks.
No entanto, é possível ir além. Caso seja possível, também coloque perguntas sobre os seus hábitos a fim de identificar oportunidades de enviar promoções e descontos.
Por exemplo, uma loja de brinquedos que pergunta a quantidade de crianças da família e suas idades. Assim, pode oferecer produtos específicos em datas como dia das crianças e natal.
Como você viu, existem diversas maneiras de colocar em prática as ações de marketing de relacionamento. No entanto, é preciso entender quais delas são ideias para o seu negócio.
Nesse contexto, separamos um passo a passo para te auxiliar nesse processo. Vamos lá?
Antes de mais nada, é fundamental que você conheça quais são os seus tipos de clientes e seus comportamentos.
Por exemplo, caso sejam pessoas mais velhas e que precisam de um bom atendimento presencial ou telefônico, você dedicará esforços para criar canais de assistente nesse âmbito.
No entanto, caso sejam jovens com acesso à internet, o foco será no marketing digital e nas estratégias de comunicação integradavoltadas para agilidade e autonomia.
A importância do marketing vai para além da promoção de um produto ou serviço. Por isso, mesmo depois de executar a venda, busque manter contato com o seu cliente.
Para isso, é possível usar por exemplo:
O marketing digital e o uso de estratégias na rede social da empresa também podem potencializar os impactos positivos do marketing de relacionamento.
Por isso, faça posts interativos, responda ativamente mensagens diretas, compartilhe publicações que envolvam a sua marca e desenvolva ativamente meios de mostrar toda a atenção que você dá ao seu público-alvo.
Toda estratégia deve ser ativamente monitorada. Sendo assim, o marketing de relacionamento não é diferente. Além de definir os principais indicadores, é preciso acompanhar os seus comportamentos a cada nova ação.
Dentre as métricas mais utilizadas estão:
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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