O marketing pode fazer com que uma empresa alcance qualquer objetivo com muito mais assertividade e eficiência. Mas, para isso, é preciso aplicar a vertente que mais faz sentido para o seu negócio. Hoje você vai conhecer mais sobre o marketing de utilidade.
Com o objetivo de oferecer ao cliente algo que realmente atenda às suas necessidades, o marketing de utilidade tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de grandes empresas.
Em um mercado altamente competitivo como nos dias de hoje, resolver as dores dos consumidores pode ser o ponto chave para ter um público fidelizado e satisfeito. Para que você também seja referência nesse tema, não deixe de conferir esse conteúdo até o final. Veja a seguir:
Vamos lá!
Como o próprio nome já sugere, o marketing de utilidade tem como objetivo central agregar na qualidade da experiência do usuário através de um produto ou serviço que realmente seja útil, ou seja, agregue valor no dia a dia do cliente.
Sendo assim, normalmente as empresas que adotam essas estratégias de marketing como diferencial competitivo e com foco no longo prazo tendem a ter consumidores mais fiéis e defensores da marca.
Dessa forma, utilizar o marketing de utilidade parte do princípio de que os clientes irão valorizar empresas que oferecem algo que sane suas dores, mais do que aquelas que possuem campanhas e anúncios impactantes.
O marketing de utilidade conta com diversos benefícios para as empresas que o aplica. Afinal, com uma estratégia bem executada a marca tende a se valorizar. Mas essa não é a única vantagem do modelo.
Entre as principais, também é possível citar:
Quer conhecer marcas que aproveitam essas e outras vantagens do marketing de utilidade? Veja exemplos práticos abaixo.
Para que você entenda na prática, trouxemos alguns exemplos da aplicação do marketing de utilidade por grandes marcas. Afinal, essas estratégias podem servir de inspiração para que você também crie ações no seu negócio.
A marca de produtos de beleza e higiene, L’Oréal, criou uma ação de marketing de utilidade que ultrapassa as barreiras das funções que seus produtos buscam entregar, gerando ainda mais valor para o cliente.
O aplicativo Makeup Genius desenvolvido pela marca permite que o seu consumidor escaneie o rosto e simule em tempo real diversas opções de maquiagens ideais para as suas características.
Essas opções são criadas através de filtros e podem facilitar a decisão do consumidor de escolher os produtos que ele irá comprar e usar, além de aguçar a criatividade. Com isso, ele irá economizar tempo e até mesmo dinheiro. Afinal, não comprará opções que não experimentou, mesmo que apenas virtualmente.
Uma marca pode se destacar dentro do mercado de atuação pelo seu relacionamento com o cliente. Um exemplo disso é a Nike.
Na mesma ideia anterior, a empresa também desenvolveu aplicativos para se conectar com os clientes, tirar dúvidas, fazer marketing de conteúdo e ainda se promover nas redes sociais.
Sendo assim, os aplicativos se tornam também outro canal de comunicação com os usuários e uma forma de entender mais a fundo as suas necessidades.
Um deles é o Nike Run Club. Ele tem como objetivo melhorar a experiência dos seus usuários em corridas. Para isso, conta com:
Com uma abordagem um pouco diferente dos outros exemplos, a Apple traz ações de marketing de utilidade voltadas para educação e aprendizado de seus usuários.
Para isso, a marca oferece cursos, aulas e treinamentos de maneira online e até mesmo presenciais. Eles têm como foco tirar dúvidas e mostrar as melhores funções de seus computadores e softwares.
Sendo assim, melhora a experiência do cliente dentro dos próprios produtos e serviços da empresa. Se tornando um conteúdo de valor na jornada de compra e posteriormente a isso.
Você se interessou pelas ações de marketing de utilidade apresentadas nesse tópico? Então, é hora de colocar em prática suas ideias e criar planos para o seu próprio negócio. Para isso, não deixe de conferir o próximo tópico.
Aplicar o marketing de utilidade é um desafio único e personalizado para cada empresa. Afinal, os mercados e propósitos são diferentes. No entanto, separamos algumas dicas que podem ajudar a agregar valor no seu negócio através dessa estratégia.
Com certeza você já ouviu a máxima que o cliente tem sempre razão e dentro do contexto do marketing de utilidade ela se faz ainda mais importante.
Por isso, antes de desenvolver qualquer ação, é preciso entender se o seu produto ou serviço realmente satisfaz as necessidades dos seus usuários. Sendo assim, despenda tempo e esforço para entender as demandas do seu público-alvo.
Pesquisas de satisfação, análise do mercado e até mesmo estudo de casos com os seus clientes podem ser boas maneiras de fazer isso.
O marketing de utilidade, assim como o marketing de relacionamento, tem o viés de resultados a longo prazo. Por isso, pode ser que inicialmente você precise de investimentos que não terão retornos rápidos.
Sendo assim, o ideal é que as métricas e expectativas sejam analisadas em períodos maiores. Afinal. A confiança do consumidor é algo construído ao longo dos anos, principalmente para que seja uma relação duradoura.
Nesse ponto, o foco deve ser em indicadores como taxa de recompra, NPS de pesquisas de venda, ticket médio e até mesmo indicação. Mostrando o crescimento contínuo da empresa e da qualidade da relação entre marca e consumidor.
Além de saber quais são as demandas do seu nicho de mercado, é preciso entender o que os seus concorrentes oferecem para ele. Portanto, um grande diferencial no marketing de utilidade por ser as informações e análises dos demais players de mercado.
Dessa forma, você poderá simular em tempo real os impactos das estratégias de marketing dos concorrentes no seu público-alvo. Favorecendo o seu planejamento e execuções de ações.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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