Importância do MBA em Gestão Estratégica
Desenvolvimento de Competências de Análise Estratégica
Implementação de Estratégias Organizacionais
Planejamento Estratégico e Tomada de Decisões

Entenda como o MBA em Gestão Estratégica pode ser um Diferencial em sua Carreira

Aumente suas habilidades de liderança e estratégia com um MBA em Gestão Estratégica, garantindo um diferencial e alcançando novos níveis de sucesso profissional!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como o MBA em Gestão Estratégica pode ser um Diferencial em sua Carreira

Possuir uma pós-graduação ou um MBA pode ser um divisor de águas para quem deseja ascensão profissional. A área de gestão de pessoas, liderança e recursos humanos vem necessitando cada vez mais de profissionais especializados e, por isso, garantir a formação em Gestão Estratégica é um diferencial.

Um MBA em Gestão Estratégica auxilia no desenvolvimento de habilidades cruciais para o ramo empresarial, como gerência, liderança, visão estratégica, criatividade e muitas outras.

Dessa maneira, os profissionais capacitados na área garantem os melhores postos no mercado de trabalho e grandes salários. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura desse texto que se desenvolverá nos seguintes tópicos:

  • Importância do MBA em Gestão Estratégica;
  • Desenvolvimento de competências de análise estratégica;
  • Implementação de estratégias organizacionais;
  • Planejamento estratégico e tomada de decisões.

Continue conosco e tenha um bom aprendizado!

Importância do MBA em Gestão Estratégica

O elevado nível de competitividade no mercado de trabalho contemporâneo exige profissionais cada vez mais especializados para ocuparem cargos de qualidade no setor empresarial.

Logo abaixo, você encontra as principais vantagens ao realizar uma pós-graduação em gestão estratégica.

Acompanhamento das Tendências do Mercado 

A Gestão Estratégica é baseada em princípios militares, nos quais abrangem a organização, a projeção, os resultados e a liderança.

Atualmente, a Gestão Estratégica é responsável por analisar as falhas e identificar as ações das empresas concorrentes na procura de oportunidades de crescimento e de melhoria da rotina. Além disso, tal movimento também é importante para a busca de ambientes mais flexíveis, dinâmicos e solidários.

Dessa forma, com a realização de uma pós-graduação em Gestão Estratégica, os profissionais desenvolvem habilidades que os permitem ficar mais atentos às tendências dos mercados e, com isso, trabalhar pelo sucesso empresarial.

Oportunidades de Emprego no Setor Privado e Público 

A realização de uma pós-graduação em Gestão Estratégica não é importante somente para os profissionais que atuam no mercado privado, mas também para aqueles que trabalham no setor público.

Nesse sentido, no ramo público, mesmo não existindo a ideia de concorrência, há a necessidade de melhorar os serviços, a fim de tornar cada um deles mais eficientes ao longo do tempo para toda a sociedade.

Assim, com um diploma em Gestão Estratégica, os profissionais tornam-se mais qualificados para atuarem em diversos cargos, como o de analista e de gerente. Além disso, adquirem habilidades para executar com maior eficiência as funções dos cargos públicos, principalmente as relacionadas à administração.

Além do mais, a realização da pós-graduação é uma ótima oportunidade para abrir as portas para o empreendedorismo, uma vez que o planejamento, a análise, a liderança e a execução são fundamentais para o sucesso dos negócios.

Remuneração Atrativa

Os profissionais qualificados em Gestão Estratégica apresentam um salário de aproximadamente de R$ 5.567,00, estipulado por uma pesquisa realizada pelo site Vargas.com.

No setor público, as perspectivas salariais tendem a ser ainda maiores, principalmente em cargos de nível superior e analista.

Maior Potencial de Promoção

A especialização em Gestão Estratégica é uma ótima oportunidade para alcançar melhores cargos no ambiente empresarial, uma vez que é uma maneira de demonstrar a capacidade para atuar em cargos de maior destaque na empresa.

Isso demonstra o interesse do funcionário no crescimento profissional, demonstrando sua dedicação na busca por novas habilidades para ocupar novos cargos e, com isso, atuar diretamente no sucesso dos negócios.

No setor público, a conquista da especialização também auxilia os profissionais na participação de processos seletivos internos e de promoções de carreira, o que varia com o plano de carreira de cada funcionário.

Em alguns casos, isso pode resultar não apenas em um aumento permanente na remuneração, mas também em um avanço na hierarquia da sua posição atual, com base na qualificação de cada um.

Aprimoramento de Habilidades de Liderança e Planejamento

A Gestão Estratégica é relevante em diversas áreas de atuação, uma vez que um planejamento bem estruturado que aumenta as chances de sucesso.  Assim, a pós-graduação é benéfica para todos os profissionais que desejam novas oportunidades.

Auxilia na Aprovação em Concursos Públicos

A obtenção de um diploma de pós-graduação em Gestão Estratégica pode proporcionar pontos extras em concursos públicos, desde que seja aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, as habilidades proporcionadas pela Gestão Estratégica são relevantes em várias seleções, principalmente nas áreas de administração.

Desenvolvimento de Competências de Análise Estratégica

Uma das principais skills para profissionais da área de gestão é a capacidade de analisar estrategicamente determinadas situações. Essa competência não é única, mas sim, composta de diversas outras que enriquecem seus efeitos.

Confira quais são essas skills que compõe a competência de análise estratégica:

  • Raciocínio abstrato: essa competência consiste na capacidade de formular hipóteses, pensar de forma ampla, fazer conexões abstratas entre conceitos e fornecer soluções inovadoras para problemas difíceis e complexos; 
  • Visão sistêmica: capacidade de compreender o todo examinando seus componentes individuais é uma habilidade essencial. Envolve compreender como essas partes estão interconectadas e funcionam juntas como uma entidade única;
  • Visão estratégica: capacidade de contemplar o futuro, identificar prioridades e agir no presente para cumprir metas, bem como reconhecer oportunidades que permitirão a concretização de estratégias e objetivos;
  • Criatividade: capacidade de estimular a imaginação, conceber ideias de forma flexível e adaptável, desafiar noções pré-concebidas, vislumbrar novas oportunidades, desenvolver conceitos e soluções inovadoras para situações difíceis e implementá-las de forma eficaz.

6 Dicas para Começar a Desenvolver Competências Estratégicas tanto na Empresa Quanto para Carreira

Desenvolver essa competência requer algumas atitudes, confira algumas dicas de como iniciar o processo de desenvolvimento dessas habilidades que podem fazer a diferença em seu currículo:


1. Compreender o funcionamento dos setores e processos da empresa, assim como suas interconexões.

2. Analisar as relações entre o ambiente interno e externo, adquirindo uma visão profunda do negócio da empresa.

3. Estar aberto a mudanças e identificar oportunidades para aprender e evoluir com elas.

4. Demonstrar um pensamento empreendedor, explorando maneiras de inovar e agir estrategicamente.

5. Manter-se atualizado e atento às transformações que impactam sua carreira, a empresa, o cenário dos negócios e a sociedade em geral.

6. Reconhecer que a competência estratégica se desenvolve ao longo da trajetória profissional, sendo construída não apenas pelo conhecimento formal, mas principalmente pelo conhecimento prático adquirido por meio da experiência pessoal.

Implementação de Estratégias Organizacionais

Antes de começar a implementação, é necessário desenvolver um planejamento estratégico.

O plano de implementação ou estratégico define as fases que a sua equipe ou organização deve seguir para atingir determinado objetivo ou meta. Assim, refere-se a um guia para a efetivação da estratégia e apresenta as seguintes etapas:

  • Estabelecer as metas;
  • Realizar a pesquisa necessária;
  • Identificar eventuais riscos;
  • Estipular todos os marcos;
  • Designar tarefas;
  • Alocar recursos complementares.

Após a definição do plano estratégico, é preciso implementar um passo a passo para conduzir o sucesso da execução. Confira as etapas de forma mais detalhada logo abaixo.

Passo 1: Definir e Comunicar Objetivos Claros e Estratégicos

A primeira etapa é responsável por relacionar o planejamento estratégico e a implementação.

Para aplicar uma nova estratégia, é preciso estabelecer objetivos claros e atingíveis. Além disso, tais objetivos devem apresentar os documentos de visualização e de missão, as metas a longo prazo e os indicadores-chave de desempenho (KPI).

A especificação dos objetivos permite que a implementação estratégica realizada pelos funcionários de uma organização seja mais simples e eficaz, haja vista que toda a equipe trabalhará a favor de uma determinada meta.

Além disso, é preciso desenvolver recursos para monitorar as metas e comunicar as estratégias a todos os profissionais da empresa.

Passo 2: Envolver todos os Funcionários

Após definir as metas, é necessário envolver toda a equipe com os processos a serem realizados, a fim de manter os profissionais focados e responsáveis com os objetivos programados.

Confira algumas dicas para envolver a equipe durante todo o período de implementação:

  • Determinar as tarefas e as responsabilidades com antecedência;
  • Conceder as tarefas de forma inteligente;
  • Manter uma comunicação com toda a equipe. 

Passo 3: Realizar o Plano Estratégico 

Nesta etapa, é importante repassar os recursos necessários para a equipe conseguir colocar o planejamento em prática. Entenda, logo em seguida, como destinar os recursos para os profissionais responsáveis.

  • Visualizar o resultado final para relacionar as metas do projeto, os marcos e o cronograma;
  • Verificar os recursos disponíveis;
  • Estabelecer o escopo;
  • Compartilhar o plano com a equipe. 

Passo 4: Garantir a Agilidade

Durante a implementação da estratégia, é normal encontrar problemas nos processos. Quando isso acontecer, é preciso adaptar as metas e a forma de trabalho empregada para solucionar as falhas encontradas.

Utilize um calendário para garantir um registro atualizado das alterações nas metas ou na estratégia de execução. Além disso, é possível elaborar relatórios de progresso dos projetos semanais, mensais ou trimestrais, de acordo com as necessidades apresentadas.

O compartilhamento das atualizações dos projetos é muito importante para manter todos os participantes informados. Assim, para otimizar esse processo, uma fonte centralizada de informações pode manter a equipe constantemente atualizada.

Passo 5: Confirmar a Finalização 

Após a execução da estratégia, é preciso verificar com os colaboradores se as tarefas foram concluídas. Essa etapa é essencial para a finalização de todo o processo.

Passo 6: Reflexão 

Por fim, é preciso realizar uma análise pós-projeto para avaliar a execução e o sucesso do processo e da estratégia de forma geral.

Esse momento é muito importante para destacar as lições aprendidas e aplicar cada uma delas nos próximos projetos, a fim de evitar possíveis intercorrências e de explorar novas oportunidades.

Planejamento Estratégico e Tomada de Decisões

No mundo empresarial, os gestores e funcionários estão constantemente confrontados com a necessidade de fazer escolhas e tomar decisões.

Essas escolhas e decisões não apenas carregam oportunidades, mas também riscos que afetam diretamente no crescimentos dos ativos da empresa. Além disso, exercem influência na percepção da empresa pelo mercado.

Quando se trata dos clientes, a escolha de um determinado posicionamento de marca pode influenciar positiva ou negativamente na decisão de compra.

Da mesma forma, em relação à concorrência, as decisões empresariais devem ser informadas por um entendimento atualizado das ações dos concorrentes.

É crucial que todas essas considerações estejam no cerne da elaboração de um planejamento estratégico eficaz.

Assim, as organizações baseiam suas estratégias nas necessidades e nas tendências identificadas nas três áreas fundamentais com as quais todas as empresas lidam, ou seja, o mercado, a concorrência e os clientes.

Essas estratégias devem ser alinhadas com a missão, a visão e os valores (MVV) da empresa, permitindo que ela atue de acordo com suas crenças e em sintonia com as expectativas de seu público.

Portanto, ao desenvolver um planejamento estratégico que esteja em conformidade com o MVV e com uma análise cuidadosa da concorrência, público-alvo e mercado, torna-se possível oferecer uma base sólida para os tomadores de decisão nas empresas.

Atualmente, a tomada de decisão é uma fase que demanda não apenas atenção, mas também uma profunda capacidade analítica e uma compreensão precisa do contexto.

Assim, quanto mais alinhada a tomada de decisão estiver com um planejamento estratégico que leve em consideração os ambientes interno e externo, maiores serão as chances de alcançar os resultados desejados e destacar-se no mercado.

Oportunidade Profissional, venha se destacar no mercado!

O elevado nível de competitividade no mercado de trabalho contemporâneo exige profissionais cada vez mais especializados para ocuparem cargos de qualidade no setor empresarial.

O MBA em Gestão Estratégica foi criado para profissionais desenvolverem habilidades de organização, projeção, resultados e liderança.

Com essa certificação, o profissional será responsável por analisar as falhas e identificar as ações das empresas concorrentes na procura de oportunidades de crescimento e de melhoria da rotina.

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MBA em Gestão Estratégica

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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