O que é a mensagem automática?
Quais as funcionalidades da mensagem automática?
Quais redes sociais e plataformas utilizam a mensagem automática?
A mensagem automática é uma boa estratégia de crescimento para  empresas?
Como fidelizar clientes através da mensagem automática?

O que é mensagem automática? Saiba mais sobre a estratégia!

Entenda como a mensagem automática pode alavancar os resultados de uma empresa, atraindo leads e transformando-as em fluxo de caixa.

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Por: WebTrends
O que é mensagem automática? Saiba mais sobre a estratégia!

Você sabe o poder do uso correto e estratégico da mensagem automática? Trata-se de uma alternativa que surgiu apenas como uma ferramenta de redes sociais e plataformas de comunicação, mas que com sua função estabelecida, foram desenvolvidas estratégias e técnicas.

As empresas e profissionais estão tornando-se cada vez mais dependentes de uma estratégia de marketing e publicidade desenvolvidas, para que tenham  uma margem de chance para competir com o mercado da área nos quais atuam.

A publicidade vem continuamente em um processo de impor cada vez mais  estratégias e planejamentos, uma vez que apenas divulgar que o produto/serviço está disponível para venda, não é mais suficiente. Esse artigo contará com os seguintes tópicos:

  • O que é a mensagem automática?;
  • Quais as funcionalidades da mensagem automática?;
  • Quais redes sociais e plataformas utilizam a mensagem automática?;
  • A mensagem automática é uma boa estratégia de crescimento para  empresas?;
  • Como fidelizar clientes através da mensagem automática?

O que é a mensagem automática? 

A mensagem automática trata-se de uma ferramenta  disponibilizada em algumas redes sociais e plataformas de sites, que pode ser configurada pelo usuário com alguma mensagem de interesse de uso do próprio usuário, assim, em determinadas situações é enviada para os respectivos destinatários.

Podendo ser utilizada por empresas, profissionais, funcionários ou até mesmo pessoas sem qualquer filiação empresarial. Basta realizar a configuração da mensagem automática, inserir o texto e então direcionar para a situação escolhida.

Quais as funcionalidades da mensagem automática? 

A mensagem automática é uma ferramenta que possui como funcionalidades o envio automático de mensagens e respostas para chats de comunicação entre usuários nas redes sociais e plataformas, principalmente quando trata-se de empresas que estão inseridas como usuários na internet.

O guia completo de como colocar mensagem automática no Whatsapp te ensina como essa estratégia pode realizar uma comunicação rápida com os clientes, facilitar processos de venda, facilitar a comunicação e podendo até ser  uma forma de fixar e fidelizar clientes.

De maneira correta e planejada, a mensagem automática pode aumentar os  resultados de vendas e até mesmo acessos. Isso ocorre devido a agilidade e praticidade no processo de vendas.


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Quais redes sociais e plataformas utilizam a mensagem automática? 

Atualmente, existem muitas redes sociais e plataformas que aderiram a essa ferramenta, principalmente pela facilidade de comunicação e agilidade para os usuários que acessam os sites e plataformas.

As plataformas que possuem a função de mensagem automática, são organizadas pelos programadores e a partir da inclusão dessa ferramenta, é disponibilizada para uso, com o foco em estar inserida em chats de comunicação nos sites profissionais, oferecendo respostas automáticas para as mensagens enviadas pelos usuários.

Quase todas as redes sociais possuem essa ferramenta, sendo elas:  Instagram, Facebook, Twitter e o que possui essa função com maior destaque e  uso, o Whatsapp.

Whatsapp Business

O Whatsapp Business é uma versão para uso profissional  e empresarial da rede social Whatsapp. Nessa versão, é possível obter algumas ferramentas com uso direcionado para a comunicação com os clientes, inclusive  a mensagem automática.

Para definir a mensagem automática que será utilizada, seja no Whatsapp, ou nas demais redes sociais que oferecem essa função, basta acessar as configurações do aplicativo e definir todas as mensagens automáticas que serão utilizadas e em quais situações, ou seja, as respostas para as perguntas.

Para isso, é importante que sejam organizadas e planejadas com cautela, para que além de realizar a comunicação instantânea, a mesma inspire uma sensação de confiança e relacionamento com o cliente.

A mensagem automática é uma boa estratégia de crescimento para  empresas? 

A mensagem automática não é diretamente uma estratégia, mas é considerada uma forma de conquistar, fidelizar e criar relacionamentos com os clientes através da interação, devido a isso acaba sendo considerada uma estratégia de marketing digital.

Em relação a ser uma estratégia de crescimento, deve ser usada para fins de estabilidade e crescimento de uma empresa. Uma vez que criar e fidelizar relacionamentos com os clientes é uma forma de garantir um engajamento maior, pois os clientes definem o crescimento e sucesso de uma empresa.

Mas, assim como qualquer estratégia de agência de marketing digital, é viável que haja um planejamento, organizações de informações como:

  • público alvo;
  • persona;
  • horários de maiores acessos;
  • mensagens que serão de possíveis questionamentos por parte dos clientes (ou seja, as dúvidas frequentes);
  • qual rede social será de melhor aproveitamento e seus resultados. 

O planejamento é essencial para definir o tipo de comunicação, os horários que devem estar disponíveis (mesmo que seja automático) e o público que será propício a solicitar  essa comunicação (para isso, a persona).

Como fidelizar clientes através da mensagem automática?

Então para que a mensagem automática seja uma estratégia de crescimento, a empresa deve focar em definir as mensagens e suas configurações sempre baseados no público.

Construir um relacionamento com os clientes é uma forma de fidelizar os consumidores e garantir que sejam fãs da sua marca e de seus valores, não apenas pelo produto ou serviço oferecido, mas pela comunicação afetiva e a sensação de se sentir importante para a empresa.

Principalmente com a popularidade das redes sociais, o cliente cada vez mais prioriza sentir-se parte da empresa e não apenas como um lucro.

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