Você já ouviu falar ou foi uma vítima do Mito da Produtividade? O Mito da Produtividade é o ato de acreditar que é possível estar sempre produtivo, em todos os momentos do dia a dia na empresa.
Acredite se quiser, essa prática é muito comum nas empresas atualmente, o que foi agravado durante a pandemia com o Home Office.
Gostaria de saber mais sobre o Mito da Produtividade e aprender a como lidar com a cobrança excessiva no ambiente de trabalho? Então continue a leitura a partir dos tópicos a seguir:
Agora que você já sabe um pouquinho sobre Mito da Produtividade, que tal entender um pouco mais sobre o que significa essa prática?
O Mito da Produtividade é representado pela produção excessiva de trabalho sem o momento de descanso necessário.
Ou seja, de acordo com o Mito da Produtividade a produção não pode parar! Devemos entregar trabalhos de qualidade todos os dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O tempo não te espera.
Assim como toda crença, muitas pessoas tendem a acreditar nessa idealização da produtividade. Todavia, sabemos que esse excesso de produtividade é humanamente impossível.
Sendo assim, manter a produtividade sempre em alta é uma exigência muito comum nas empresas atualmente. Mas, você já se perguntou se essa prática é realmente possível e saudável?
Muitas vezes tendemos a nos cobrar pelas produções de forma excessiva e desconsideramos o fato de que tudo deve ser equilibrado. Todavia, essa produtividade tóxica pode ser prejudicial para nossa saúde mental e física.
E, é justamente ao contrário disso que o Mito da Produtividade quer que você acredite.
Já ouviu aquela famosa frase: “Trabalhem/estudem enquanto eles dormem”?
Não façam isso!
Os momentos de lazer e descanso são essenciais para manter a produtividade em dia e, tudo bem, não conseguir ser produtivo sempre. Todos nós temos dias bons e dias ruins e, consequentemente, um dia bom compensa um dia ruim. Tudo isso diz respeito ao equilíbrio das nossas ações.
Pensando nisso, é necessário esclarecer que o Mito da Produtividade é apenas um mito e nada mais que isso. Esse mito vem cercado por crenças sobre produzir e estar sempre engajado em produzir mais, o que é praticamente impossível.
Não importa com o que você trabalha ou qual cargo você ocupa na sua empresa, você pode estar sendo vítima desse mal.
Quer entender melhor quais são as crenças mais comuns que cerceiam o Mito da Produtividade? Então continue a leitura no tópico a seguir!
Mas antes, se liga nessa dica imperdível para você que quer ser produtivo da maneira correta!
Confira agora o eBook Como fazer um Home Office Incrivelmente Produtivo e eleve o seu trabalho Home Office.
Home Office acaba de virar regra em grande parte das empresas neste momento de crise e tudo indica que será o novo padrão de trabalho. Para esclarecer dúvidas sobre como gerenciar times de maneira remota, nos unimos a Sólidespara te dar dicas sobre como estruturar um workplace produtivo, considerando o perfil comportamental de cada tipo de profissional.
Par obter o ebook gratuito basta clicar no botão a baixo. Não vai ficar de fora dessa, né?
Pensando em te ajudar, elaboramos uma lista com as principais crenças que envolvem o Mito da Produtividade para que você não caia nessa armadilha!
Vamos lá?
Essa é uma daquelas mentiras que se tornam verdades de tanto que são repetidas não é mesmo?
Para não cair nessa é necessário entender que, com algumas pessoas, o trabalhosob pressão é realmente sinônimo de produtividade e, com outras não. E tudo bem, todo mundo tem suas diferenças.
Todavia, além disso, é necessário ter em mente que ninguém funciona sob pressão todos os dias.
O trabalho não deve ser um momento de estresse extremo, mas sim um momento de equilíbrio, em que tarefas são cumpridas, ao mesmo tempo que a saúde mental e física é preservada.
Essa crença tem muito haver com o que dissemos anteriormente. Ninguém é produtivo 100% todos os dias.
Tudo é um equilíbrio, existem dias ou semanas que você está no seu auge, e outros dias que você não está tão bem assim. Todos nós passamos por problemas pessoais, de saúde, etc e tudo isso afeta o nosso desempenho no trabalho.
Além disso, é necessário compreender que os dias bons, em que o trabalho rende mais do que o esperado, compensa os dias ruins.
Outro mito bastante compartilhado é o de que o trabalho remoto, muito comum ultimamente por conta da pandemia, não rende bons resultados.
Essa crença é facilmente desbancada, uma vez que com o advento da pandemia do Covid-19 muitas empresas continuaram funcionando perfeitamente com o trabalho Home Office e, até mesmo aumentaram o seus lucros.
Um dos mitos sobre produtividade mais comum é aquele que prega que ser multitarefas é ser produtivo, o que não é verdade.
Para um indivíduo ser produtivo ele não precisa desenvolver várias tarefas o tempo todo. Na verdade, é mais produtivo focar em uma coisa de cada vez do que fazer diversas outras coisas ao mesmo tempo.
Por fim, ao falar da última crença, é possível afirmar que ela ainda é muito presente nas empresas atualmente. Isso porque é muito comum associarem a pausa à preguiça de exercer a demanda, o que não é verdade.
Muitas vezes é necessário espairecer, tomar uma água ou um café, para depois retornar a demanda com foco total.
Agora que você já entendeu tudo que precisa saber sobre o Mito da Produtividade, é necessário aprender a como lidar com ele.
Para isso, é importante compreender que é bom ser produtivo e entregar bons resultados para a sua empresa, não tem nada de errado com isso. Mas é importante identificar quando a cobrança está sendo excessiva e quando seu esforço não está sendo valorizado.
São essas características que formam o Mito da Produtividade, a crença de que o funcionário deve ser produtivo a todo tempo é uma mentira que não deve ser propagada.
O Mito da produtividade quer dizer mais sobre o excesso de cobrança e produtividade do que sobre ser produtivo de forma saudável. É sobre cobrar que algo precisa ser feito imediatamente, mesmo que a demanda seja a longo prazo.
Portanto, lembre-se: não há nada de errado em ser produtivo e entregar bons resultados, mas não se cobre para ser produtivo 100% do tempo porque isso é impossível e está fora do alcance de todos nós!
Se você gostou de saber mais sobre o Mito da Produtividade, vai amar essa surpresa que preparamos para você!
O que é o novo normal? Essa pergunta ainda não está respondida e apenas com o tempo aprenderemos a lidar com esse novo cenário.
Mas de uma coisa temos certeza: cada vez mais a habilidade de saber trabalhar remotamente, entregando resultado, e não apenas tempo trabalhado, faz-se necessária.
Por esse motivo, no curso Home Office de Alta Performance mostraremos a você que não importa mais onde é o trabalho, mas o quanto você entrega. Além disso, iremos te ensinar que a comunicação, grande responsável pelo insucesso de algumas empresas remotas, não será mais sua dificuldade, mas sim, fator de potencialização dos seus resultados.
Gostou da ideia e quer se preparar mais para o novo normal? Então, se inscreva agora no nosso curso de Home Office de Alta Performance!
Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!