Nesta última segunda-feira, dia 26 de setembro, a missão da Nasa chamada DART (Double Asteroid Redirection Test) serviu de teste para evitar futuros cenários catastróficos para o caso de algum meteoro de grande porte oferecer risco ao entrar em rota de colisão com o planeta Terra.
A missão “suicida” teve como alvo o asteroide Dimorphos, e foi o primeiro tipo de teste para proteção planetária, atingindo o asteroide a 22.000 km/h. O propósito dessa missão foi coletar informações que ajudem os cientistas a desviarem e evitarem eventuais ameaças contra a Terra no futuro.
Apesar do tamanho do asteroide, a espaçonave utilizada para a colisão é cerca de 100 vezes menor, o que não é suficiente para provocar uma destruição, apenas para mudar sua órbita dentro do sistema.
O ótimo resultado da missão alegrou os cientistas, que já estão trabalhando para aprimorar o sistema. Agora, os próximos objetivos a serem alcançados são: conseguir pôr em prática técnicas de impactos múltiplos para desviar corpos maiores e fazer todo esse processo de forma mais rápida.
O asteroide atingido pela espaçonave de nome Dimorphos fazia parte do sistema binário “Didymos”, juntamente com outro de maior tamanho que leva o mesmo nome do sistema.
Dimorphos possuía 163 metros de diâmetro, enquanto Didymos, muito maior, possui 780. Porém, nenhum dos dois realmente perigo para nós, o que foi relevante para a escolha do teste.
A colisão foi transmitida pela Nasa. Assista aqui:
Para não ficar de fora de nada que acontece aqui no Blog Voitto, nos siga no Google News, assine nossa newsletter e não deixe de acompanhar as redes sociais. A Voitto está preparada para te transformar em um profissional de sucesso!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!