O que é a Nikola?
Por que hidrogênio?
Iveco, uma antiga parceira
O que a parceria entre Nikola, IVECO e OGE implica?

Nikola forma parceria com IVECO e OGE para a criação de gasodutos na Europa

Entenda como a nova parceria da startup Nikola, para o desenvolvimento de gasodutos, pode influenciar no mercado automobilístico europeu.

Gregory Thainã
Por: Gregory Thainã
Nikola forma parceria com IVECO e OGE para a criação de gasodutos na Europa

A desenvolvedora de caminhões elétricos Nikola firmou uma parceria com a IVECO, fabricante de automóveis italiana, e a OGE, distribuidora de gás natural alemã. Segundo as empresas, o objetivo da parceria é aumentar a viabilidade de se usar hidrogênio como fonte de combustível, diminuindo os seus custos de distribuição e armazenamento.

Mas antes de nos aprofundarmos um pouco mais nesse ocorrido, vamos explicar algumas outras coisas para você entender melhor. Nesse artigo, veremos:

  • O que é a Nikola?
  • Por que hidrogênio?
  • Iveco, uma antiga parceira;
  • O que a parceria entre Nikola, IVECO e OGE implica?

O que é a Nikola?

A Nikola é outra startup de veículos limpos, como a Tesla. As diferenças dela para a empresa de Elon Musk são  o foco maior em veículos semipesados (por isso ela também é chamada de Tesla dos caminhões) e seu interesse em usar tanto energia elétrica quanto hidrogênio como combustível para os seus carros.

Mas o real objetivo da Nikola não é ser uma empresa de caminhões com motores elétricos. Seu maior plano é ser uma empresa de tecnologia e de energia.

Segundo Trevor Milton, fundador da Nikola, empresas de combustíveis fósseis, como a Shell, chegam a faturar até 1 milhão de dólares para cada caminhão vendido. Seu objetivo é que a sua empresa chegue nesse patamar, mas com energia verde.

Por que hidrogênio?

Como você provavelmente deve saber, os carros da Tesla são movidos a bateria. Por que os caminhões da Nikola são movidos a hidrogênio?

Bom, essa pergunta pode ser respondida a partir do tamanho dos veículos. A Tesla trabalha com veículos de passeio, muito menores que os da Nikola.

Por terem uma massa muito maior, os semitrucks precisam de um tempo de recarga expressivo e baterias extremamente grandes e pesadas.

O tempo de recarga e o seu grande tamanho tornam o uso de baterias inviável do ponto de vista logístico. Já o peso da bateria torna o seu uso inviável do ponto de vista da eficiência (quanto maior o peso, menor a eficiência da bateria).

Assim, a Nikola está desenvolvendo caminhões movidos a células de hidrogênio. Não apenas isso, a empresa também planeja produzir o combustível para esses veículos.

Como o custo de uma rede de abastecimento desse tipo de combustível é muito alto, a estratégia da Nikola é vender caminhões para conseguir recursos e, ao mesmo tempo, gerar a demanda necessária.

Iveco, uma antiga parceira

A Nikola e a Iveco já vêm de uma parceria relativamente antiga. Em 2019, a empresa italiana com sede em Turim se disponibilizou a ajudar a startup americana a evoluir no seu projeto.

Os representantes da startup americana na ocasião gostaram muito da visão sustentável defendida pela Iveco e a parceria já foi iniciada em 2019. Juntas, elas vêm conseguindo pressionar o mercado a adotar soluções ecologicamente sustentáveis.

O que a parceria entre Nikola, IVECO e OGE implica?

A parceria entre as três empresas tem um escopo muito bem definido: criar gasodutos de hidrogênio na Europa para abastecer caminhões limpos.

A participação da OGE na parceria tem papel fundamental, pois atualmente ela é dona de uma infraestrutura de mais de 12 mil quilômetros de gasodutos na Alemanha. Sendo assim, ela será fundamental para levar o hidrogênio da fonte para as estações de abastecimento.

A meta das empresas é acelerar a implantação de hidrogênio no abastecimento de veículos automotivos. O “produto final” dessa parceria é a instalação de postos de abastecimento pela Nikola.

Ainda não foi divulgado nenhum cronograma de ações, mas essa é a ideia macroscópica da parceria.

Essa aliança veio em boa hora, pois países europeus como a Alemanha, por exemplo, estão agindo para cortar as suas emissões de gases poluentes e certamente o uso de caminhões movidos a hidrogênio entrarão em pauta de maneira muito forte.

Enquanto esse plano para a Europa é acertado, a startup americana também trabalha para criar a sua infraestrutura de abastecimento nos EUA, focada em carros movidos a bateria e por hidrogênio.

Gregory Thainã

Gregory Thainã

Grad. em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior atuando em consultorias, gerenciamento de equipes e no setor de marketing pela ITEP Jr. Bolsista de iniciação científica na área de eficiência energética. Possui formação em Excel avançado, Gerenciamento de Projetos, Fundamentos de Scrum, Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.