O que é um profissional T?
Quais são as habilidades que o profissional T apresenta?
Como se tornar profissional T?

O que é o profissional T? Descubra como eles são requisitados na área gerencial

Descubra o porquê do profissional T ser uma nova tendência no mercado de trabalho e quais habilidades você precisa ter para se enquadrar nesse perfil.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o profissional T? Descubra como eles são requisitados na área gerencial

Atualmente, muito se discute os perfis profissionais que melhor se encaixam em cada uma das posições. Quando pensamos em cargos de gerência, por exemplo, um colaborador precisa ter profundidade de conhecimentos específicos mas também habilidades multidisciplinares. Essa união é justamente o profissional T.

Na parte vertical da letra T, estão as habilidades específicas. A ideia de uma linha reta em uma única direção e em pé traz a sensação de que há uma especialização. Pense em uma escada, como se cada degrau fosse algo ainda mais profundo sobre o tema.

Por outro lado, a parte horizontal do T transparece a multidisciplinaridade. Ou seja, o conhecimento acerca de diversos assuntos que são importantes para o dia a dia. Por mais que não seja profundo, saber o básico é importante.

Gostou desse conceito e quer aprender a se tornar um profissional em T e se destacar? Então, nesse artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre:

●     O que é um profissional T?

●     Quais são as habilidades que o profissional T apresenta?

●     Como se tornar profissional T?

O que é um profissional T?

A expressão profissional T é a tradução do termo inglês t shaped professional. Ela é utilizada para fazer alusão a uma metáfora da junção de competências e habilidades comportamentais e técnicas.

A composição dessa metáfora você já entendeu: a parte vertical diz respeito ao tipo de profissional capaz de ser referência em determinada área, enquanto o traço horizontal refere-se às habilidades gerais em outras áreas.

Sendo assim, é importante entender na prática como a junção dessas características pode fazer com que alguém se destaque no mercado de trabalho.

Imagine um profissional de marketing digital. É muito importante que ele entenda sobre ferramentas utilizadas para vendas em redes sociais, sites, como utilizar anúncios patrocinados e quais gatilhos geram mais leads.

No entanto, essa é apenas a parte de conhecimento específica da área. Ter soft skills como empatia, conhecimento de técnicas de motivação e gerenciamento de equipes, entendimento sobre custos dos processos e até formas de mapeá-los para a otimização, podem ser essenciais para que o profissional se destaque.

Pensando nisso, o profissional t shaped é especialista na sua área. No entanto, é mais completo, visto que possui diferenciais extras ao seu escopo de trabalho. Mas afinal, quais são as suas competências? Confira a seguir!

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Quais são as habilidades que o profissional T apresenta?

O profissional T conta com o desenvolvimento de três grandes grupos de habilidades e a junção deles que o faz ter grandes diferenciais frente aos seus pares.

O primeiro grupo se refere àquelas habilidades que necessitam de conhecimentos intuitivos. Elas estão mais voltadas para a área de atuação e o campo de estudo. Por exemplo, uma graduação em psicologia para trabalho em consultório ou cursos em marketing digital para prestar serviços em redes sociais.

Já o segundo grupo exige um conhecimento prévio que é afunilado para chegar a uma especialização. Seguindo o exemplo, pode-se elencar referências no entendimento de linguagem corporal ou de ferramentas como o Google ADS. Esses aprimoramentos tornam o profissional bom em uma área.

Por fim, existe o terceiro grupo de habilidades que o profissional T possui que faz com que ele seja capaz de se destacar completamente.

A pessoal especialista em linguagem corporal pode ter boas habilidades com fala em público e capacidade de interação virtual, além de criação de vídeos e conteúdos para as redes sociais. Esses exemplos, fazem com que ela se mostre e seja ainda mais reconhecida.

Já o profissional de marketing pode ser também um ótimo vendedor e usar essas técnicas alinhar as da sua profissão para converter mais prospecções em verdadeiros clientes.

Você quer ser um profissional T e se destacar? Se sim, confira o tópico a seguir! Preparamos dicas para que você também consiga sucesso na sua carreira profissional tendo esse perfil!

Como se tornar profissional T?

Com certeza você já viu notícias elencando quais são as habilidades do profissional do futuro. Afinal, todos querem prever o que está por vir no mercado de trabalho e se antecipar para não perder oportunidades.

Sendo assim, se tornar um profissional T é cada vez mais importante. Separamos um passo a passo das melhores práticas para você começar a focar no seu desenvolvimento hoje mesmo! Vamos lá?

1. Faça uma análise de você mesmo

Na carreira profissional, o autoconhecimento pode ser um dos maiores fatores que tornam possível diferentes um tipo de colaborador do outro. Quando uma empresa nota que alguém sabe seus pontos fortes e fracos, busca sempre se desenvolver e não se acomoda, é fácil notar que essa pessoa se destaca.

Por isso, para ser um profissional T, você deve começar fazendo uma análise sobre você mesmo. Elenque suas maiores qualidades e principais pontos de melhoria. Trace ações concretas para alcançar esse desenvolvimento.

Sendo assim, é importante criar uma lista e um cronograma para exceção. Além disso, é fundamental acompanhar se você está atingindo as melhorias necessárias e criar novos pontos de desenvolvimento.

2. Entenda em que você precisa ser referência

Algumas carreiras precisam de habilidades técnicas diferentes de outras e por isso um profissional T sabe exatamente no que deve ser especialista. Para isso, elenque todas as habilidades mais importantes para executar muito bem a sua função.

Depois, encontre referências nessas características. Pense grande e para isso tenha como inspiração pessoas de alto nível. Por exemplo, para pessoas de cargos comerciais e que precisam de uma ótima oratória, podem ter como referência comunicadores como o Silvio Santos e a Michelle Obama.

3. Descubra o que pode te alavancar

Esse é o grande diferencial do profissional T: pensar fora da caixa. É através das habilidades extras que se torna possível resolver problemas, falar sobre diversos assuntos e além disso ser mais adaptável.

Saber falar sobre a sua área é fundamental, mas o destaque está justamente nas conexões que você faz delas com outros conhecimentos e habilidades comportamentais.

Por isso, busque sempre fazer networking com pessoas diferentes, cursos em temas que podem auxiliar de maneira positiva no dia a dia, mesmo que de forma indireta. Nesse passo, o mais importante é não perder oportunidades e experiências. Afinal, a junção delas tornará o profissional cada vez mais completo.

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E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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