Especialmente na atual era da informação,será que todo o valor de mercado de uma empresa pode ser resumido aos seus bens materiais? Com indústrias cada vez mais especializadas, fica claro que não. Devemos considerar também o capital intelectual.
Não é nenhuma surpresa que pessoas mais capacitadas, no geral, formem empresas mais valiosas. Afinal, um empreendimento é um reflexo direto das equipes que fazem parte dele.
O conhecimento adquirido pela experiência e repassado internamente, pode até não ser tangível, mas é valioso. Esses aprendizados e experiências que variam desde uma boa imagem, até uma equipe qualificada, é o que torna cada serviço singular.
Imagine como são os mindsets, as interações entre os funcionários, a frequência das atividades diárias e a imagem passada por uma startupdisruptiva.
Agora, imagine o mesmo de uma empresa estagnada há anos. Percebeu a diferença do capital intelectual?
Então, quer entender melhor esse conceito, e ainda como impulsioná-lo na sua empresa? Não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
● O que é o capital intelectual?
● Por que o capital intelectual é importante dentro de uma empresa?
● Como impulsionar o seu capital intelectual?
Capital intelectual é o valor resultante de alguns aspectos intangíveis de uma empresa, como o conhecimento e as habilidades dos funcionários, que pode ser utilizado para gerar mais lucro para a empresa que o detém.
Sendo assim, o capital intelectual da empresa é um ativo que a empresa detém, podendo ser entendido como tudo aquilo que traz vantagem competitiva para a empresa, mas não está diretamente listada no balanço contábil.
Apesar de ser um conceito subjetivo, é fruto de um esforço objetivo de um empreendimento, que investe tempo e dinheiro para treinar suas equipes ou garantir a posse de propriedades intelectuais, por exemplo.
Dito isso, o capital intelectual é normalmente dividido em 3 tipos. Confira abaixo:
Engloba o valor agregado pelos funcionários, por meio de conhecimentos, expertises e habilidades. Esse capital está diretamente ligado à eficiência e aos níveis de inovação de uma empresa.
O know-how é um exemplo claro de recurso humano que traz muito valor para a empresa. Ele representa o conhecimento tácito, adquirido pela experiência prática relacionada à atividade que a empresa exerce.
O capital estrutural inclui as bases de dados, patentes, propriedade intelectual e softwares proprietários.
Também chamado de capital interno, refere-se à parte mais objetiva do capital intelectual, sendo a parte não física que permite a organização dos processos de uma empresa.
Além disso, inclui também os aspectos sociais como a filosofia e cultura da companhia, hierarquia, valores, a imagem da organização e todos outros aspectos estruturais intangíveis da empresa.
Toda empresa necessita gerenciar bem os seus processos de produção e recursos com um planejamento que gere redução dos custos da organização, melhoria na qualidade dos produtos, velocidade e confiabilidade das entregas, bem como a flexibilidade do processo produtivo.
Portanto, o domínio das práticas de PCP é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando. Pensando nisso, desenvolvemos o curso Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção que te capacitará a:
Também chamado de capital externo, diz respeito às relações existentes entre as empresas e alguma outra parte (e até mesmo as relações internas), que agregam valor expresso na forma de fidelidade e credibilidade.
Nesse sentido, o capital relacional consiste das relações com os clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros, além de fatores que são fundamentados na credibilidade da clientela, como marcas e nomes comerciais.
Por que tantas pessoas preferem abrir uma franquia ao invés de começar um negócio do zero? E ao começar um negócio do zero, quais fatores diferenciam empresas experientes das iniciantes? Continue lendo para entender melhor essas questões!
Ao começar uma franquia, o franqueado investe no capital intelectual de uma empresa que já possui know-how (capital humano), uma imagem e marca registrada (capital estrutural) e uma boa relação com os clientes e fornecedores (capital relacional).
Fica claro então que o capital intelectual é de extrema importância dentro de uma empresa, pois ele garante um diferencial competitivo único, o qual, no geral, outras empresas não conseguem simplesmente “copiar”.
Uma empresa que se mantém (e continuamente melhora) no tempo é capaz de se estruturar com equipes e aumentar a eficiência, funcionando como uma rede, em que cada conexão formada garantem um sistema muito melhor.
Assim, garantir uma gestão do conhecimento eficiente, incentiva o intraempreendedorismo e contribui, por isso, para que a sua empresa se mantenha inovadora.
Mesmo empresas experientes acabam muitas vezes sendo prejudicadas pela falta de capital intelectual. Isso significa que apenas o tempo não é garantia de para uma boa gestão. Então, como impulsionar o seu capital intelectual?
É possível que empresas iniciantes, como startups disruptivas, apresentem mais capital intelectual do que grandes companhias. Assim, fica claro que é necessário realizar um direcionamento ativo e eficiente para a gestão do capital intelectual.
Para entender como estabelecer um direcionamento efetivo, confira abaixo as principais formas de impulsionar o seu capital intelectual:
Sendo um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa, um empreendimento é tão bom quanto as pessoas que dele fazem parte.
Uma meta é tornar os membros da empresa auto suficientes ao ponto de que a companhia toda aja como um organismo vivo, cada parte conseguindo se desenvolver naturalmente, ao promover uma formação continuada por meio de treinamentos.
Promova uma gestão do conhecimento ativa e eficiente criando um centro de conhecimento, o qual os profissionais podem recorrer para se qualificar ou tirar dúvidas sobre assuntos relacionados às atividades empresariais.
O ideal é que, como um centro de conhecimento, a universidade corporativa exista de forma bem estruturada, em um ambiente físico ou digital, e que todos da empresa tenham acesso a ela.
Voltando para a analogia do organismo vivo, para que uma empresa consiga se desenvolver é preciso que as diferentes partes dela estejam em sintonia, ou seja, as equipes precisam possuir boas relações entre si.
Para isso, é possível promover eventos para networking dentro da própria companhia, pois são experiências que podem passar novos conhecimentos de forma descontraída, criando alto valor competitivo para a empresa.
Outra maneira interessante é promover o aprimoramento do relacionamento interpessoal dos funcionários, com cursos e capacitações sobre comunicação verbal e outras soft skills.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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