O desenvolvimento sustentável vem se tornando uma pauta cada vez mais recorrente na sociedade. Com os recursos naturais se esgotando e o desmatamento causando impactos na fauna e na flora, a consciência sobre a preservação do meio ambiente se faz fundamental.
Neste contexto, urge a necessidade de ações conjuntas entre os países, surgindo as conferências ambientais. Assim, correu em 1992 no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92).
Nesta ocasião, 179 países assinaram o documento conhecido como Agenda 21, que objetivou criar soluções para os problemas socioambientais, com o pensamento de “pensar globalmente, agir localmente”.
Em 2012, aconteceu no Rio de Janeiro a Rio+20, que renovou os compromissos políticos com a pauta de desenvolvimento sustentável, firmados na Eco-92.
Quer saber como esse tema pode ser aplicado no dia a dia por pessoas e organizações? Confira os seguintes tópicos:
O desenvolvimento sustentável é um conjunto de ações capazes de atender todas as demandas da sociedade atual, sem causar prejuízos para as gerações futuras, segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Relatório Brundtland, de 1987, elaborado pela conferência das Nações Unidas.
Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável tem como objetivo conscientizar a população de que as próprias necessidades devem ser supridas, mas é fundamental pensar no futuro. Com isso, nada mais importante que discutir sobre o meio ambiente, economia verde e outros assuntos voltados para a questão ambiental.
Diante dessa necessidade, a ONU criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles são utilizados como norteadores de ações voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Mas além disso, também propõe melhorias nos seguintes aspectos:
As empresas que se preocupam com o desenvolvimento sustentável estão se tornando cada vez mais requisitadas, devido ao crescimento da população consciente sobre questões ambientais. E quanto maior a empresa, maior a chance de ser vista por essas ações sustentáveis e garantir maior retorno positivo, seja financeiro ou social.
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Continue lendo para ver os pilares do desenvolvimento sustentável, que são essenciais para o crescimento contínuo da sua empresa. Conheça quais são eles!
O tripé da sustentabilidade considera o desenvolvimento da empresa de maneira equilibrada. Levando em consideração que os pilares social, ambiental e financeiro, são igualmente importantes e devem ser balanceados na tomada de decisão de governantes, empresários e até mesmo da população em geral.
Sendo assim, separamos para você a explicação de cada desses três pilares:
O pilar social declara que a questão comunitária deve ser muito valorizada, com ações voltadas para o público externo e também interno.
Sendo assim, o pilar social enfatiza a importância de um modelo de excelência de gestão que promova um ambiente digno para os colaboradores, capacitações constantes e também remunerações justas.
Por outro lado, é nesse pilar que são abordadas as questões referentes ao lado social para a comunidade, como por exemplo projetos ambientais, esportivos, educacionais e até mesmo que promovem cultura e arte.
O pilar ambiental foi pensado para levar em consideração o meio ambiente. Com isso, o quesito ambiental propõe que as organizações sigam às legislações voltadas para esse âmbito, assim como tenham a proatividade de tomar medidas por conta própria.
Isso significa que o pilar ambiental incentiva que as empresas tenham realmente uma cultura eco friendly voltada para a preservação dos recursos naturais, controle de emissão de poluentes, foco em preservação da flora e fauna.
O pilar financeiro é voltado para um dos maiores interesses das empresas e pessoas: o crescimento econômico e a lucratividade. Sendo assim, o planejamento financeiro também deve ser levado em consideração quando o assunto é desenvolvimento sustentável.
Incorporar ações voltadas para a sustentabilidade fazem com que a empresa passe a pensar de outra maneira a sua produção. Dessa forma, esgota os recursos de forma mais lenta e gradual, fazendo com que eles tenham capacidade de suprir as necessidades da população por muito mais tempo.
Em termos práticos, as ações desse pilar podem se materializar por exemplo em:
Mas para pensar em desenvolvimento sustentável, é fundamental pensar em ações que englobam os três pilares e contribuam para que os resultados sejam potencializados. Pensando nisso, preparamos uma lista com atitudes que você e sua organização podem colocar em prática no dia a dia.
O conceito de desenvolvimento sustentável pode ser materializado em ações do dia a dia de pessoas e organizações. Afinal, elas podem sempre buscar satisfazer as necessidades pensando em questões ambientais e sociais.
Com isso, separamos uma lista de ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável que podem ser incorporadas no seu dia a dia. Confira!
Mas afinal, quais são as vantagens do desenvolvimento sustentável para as cidades? Entenda melhor a seguir!
O desenvolvimento sustentável é uma das melhores formas de pensar em desenvolvimento econômico atrelado a qualidade de vida e bem estar da população. Sendo assim, os benefícios para as cidades são inúmeros.
Para as metrópoles, por exemplo, o grande impacto pode ser visto no trânsito. Com a adoção de veículos compartilhados e de bicicletas, os engarrafamentos tornam-se cada vez menos frequentes.
Já para qualquer porte de cidade, o desenvolvimento sustentável pode se materializar em edifícios verdes, que são menos nocivos ao meio ambiente e utilizam energia renovável. Além disso, a arborização também pode ser um bom caminho a seguir.
O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!
Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!