O que é Gestão?
Quais são os tipos de gestão?
Como os diferentes tipos de Gestão beneficiam a empresa?
Novos modelos de Gestão
Importância de uma boa Gestão nas empresas
Como fazer uma boa gestão de projetos? Conheça as melhores ferramentas!

Veja o que é Gestão e descubra os principais modelos para aplicar na sua empresa

A Gestão é uma ação fundamental para a administração dos setores e recursos de uma empresa. Saiba mais sobre o seu significado, importância e modelos a seguir.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja o que é Gestão e descubra os principais modelos para aplicar na sua empresa

Gestão é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos e atividades de uma organização ou empreendimento, com o objetivo de atingir metas e objetivos específicos de forma eficiente e eficaz.

A gestão abrange diversas áreas, como recursos humanos, finanças, operações, marketing, projetos, qualidade, entre outras. Cada uma dessas tem suas próprias práticas e técnicas específicas, mas todas estão interligadas para garantir o bom funcionamento da empresa.

Contudo, há uma tendência de se usar os mesmos modelos de gestão por muito tempo, como se não houvesse mudanças.

O real problema disso é a transformação natural. Não é apenas a tecnologia que muda constantemente: os modelos de gestão, assim como o próprio conceito de gestão, também mudam.

Dessa forma, todas as empresas que não se adequarem às inovações no âmbito empresarial perdem competitividade no mercado.

Saiba quais são os modelos de gestão atualizados para aplicar no seu negócio com o nosso artigo. Acompanhe os tópicos abaixo:

  • O que é Gestão?
  • Quais são os tipos de Gestão? 
  • Como os diferentes tipos de Gestão beneficiam a empresa?
  • Novos modelos de Gestão;
  • Importância de uma boa Gestão nas empresas.

Está pronto? Então, vamos iniciar a nossa leitura!

O que é Gestão?

Gestão é administrar de forma eficiente todos os recursos disponíveis na instituição. Dessa forma, é por meio da gestão que as organizações conseguem, efetivamente, atingir suas metas.

A gestão também inclui a tomada de decisões estratégicas de longo prazo, o desenvolvimento de políticas e diretrizes, a resolução de conflitos, a otimização de processos e a busca pela melhoria contínua.

Para conhecer mais sobre o que é gestão e quais são os diferentes tipos de gestão, vamos abordar os principais modelos em seguida. Além disso, vamos disponibilizar KITs e ferramentas gratuitas para você melhorar a gestão na sua organização. Vamos lá?

Quais são os tipos de gestão? 

A gestão não é uma peça única. De fato, a gestão de uma empresa conta com várias facetas, uma para área. Ao somarmos todas as partes, temos o motor que move em harmonia os processos empresariais. Portanto, dentre os vários tipos de gestão, podemos ter:

Além de muitas outras relacionadas às áreas e/ou departamentos criados pela empresa para adequar de uma maneira mais adequada e equilibrada o fluxo de trabalho.

Como os diferentes tipos de Gestão beneficiam a empresa?

Falamos muito sobre a gestão ser divididas em várias partes. Porém, não foi explicado a participação de cada parte na eficiência do negócio. Como esse tópico não pode ficar de fora, vamos dar uma breve explicação de cada modalidade de gestão.

Além disso, vamos disponibilizar um material gratuito para downloadreferente a alguns tipos de gestão! Você só precisa clicar na imagem para baixar!

Gestão de operações

A gestão de operações tem como objetivo fazer com que todos os setores da empresa trabalhem em harmonia. Definindo como as operações dentro da empresa serão realizadas, mapeando processos e permitindo correções.

Planilhas de Gestão de Operações

Gestão de projetos

A gestão de projetos busca maximizar os resultados por meio de tarefas bem distribuídas.

Dessa forma, um projeto complexo é muitas vezes fracionado em etapas menores, o que acaba por encurtar o prazo de sua realização e possibilita ao time tomar decisões melhores, conforme um planejamento do projeto.

Ferramentas de Gestão de Projetos

Gestão de qualidade

Essa é uma área que cuida para que as políticas de qualidade sejam corretamente aplicadas na empresa. Nessa área, o gestor é responsável por imprimir parâmetros de avaliação bastante positivos quanto ao seu desempenho interno e externo.

O foco da gestão de qualidade é garantir um produto de alto valor agregado para o cliente final.

Planilhas de Gestão da Qualidade

Gestão estratégica

A gestão estratégica cuida tanto dos pontos fortes quanto dos pontos fracos do negócio. Uma ferramenta utilizada para isso é a análise SWOT. Com ela é possível fazer uma autoavaliação da empresa, o que permite aproveitar oportunidades e identificar ameaças.

Planilhas de Gestão Estratégica

Gestão de RH

A gestão de recursos humanos possui uma função muito importante na empresa: ajudar no recrutamento de colaboradores, no seu desenvolvimento dentro da empresa e até mesmo no processo de desligamento.

Planilhas de Recursos Humanos (RH)

Gestão financeira

A gestão financeira aponta qual parte da empresa precisa de recursos, qual parte está com excesso, assim como cuida do fluxo de caixa da mesma.

Uma boa gestão financeira vai permitir que sua empresa tenha poucos problemas com o governo e com fornecedores. Além disso, garante segurança em eventuais crises.

Planilhas de Gestão Financeira

Gestão ambiental

A gestão ambiental possui duas funções para a empresa: ajuda na sua imagem pública e na alocação de matéria-prima. Dessa forma, uma boa gestão ambiental garante que sua empresa está minimizando os riscos dos impactos ao meio ambiente, assim como faz bom uso de seus recursos naturais.

Gestão de manutenção

A gestão de manutenção faz um trabalho contínuo de aperfeiçoamento do maquinário utilizado na empresa. Da mesma forma, supervisiona o funcionamento dos equipamentos, garantindo sua melhor aplicabilidade.

Gestão de estoque

Ter uma boa gestão de estoque garante à empresa atender seus clientes prontamente. Além disso, cuida sempre de ter produtos na medida certa, evitando possíveis desperdícios.

Gestão administrativa

Esse tipo de gestão é destinado a cuidar dos processos administrativos das organizações. É parte fundamental da gestão empresarial como um todo.

Novos modelos de Gestão

Como o mundo está sempre mudando em um processo dinâmico, o mercado também segue essa tendência. Assim, a resposta para "o que é gestão" não é a mesma de quando foi implementada pela primeira vez.

A mudança contínua que presenciamos no mercado também requer uma mudança na mesma proporção nos processos da empresa. Isso resulta, em suma, em novos modelos de gestão.

Um desses novos modelos inclui metodologias ágeis, como o Scrum. A gestão ágil de projetos busca dividir o projeto em pequenas partes mais fáceis de serem realizadas. Dessa forma, há um melhor controle do que está sendo feito, permitindo um desenvolvimento mais rápido do projeto.

Outro modelo que vem sendo adotado pelas empresas é a gestão da inovação participativa. Esse modelo busca a inclusão de todo o pessoal na hora da tomada de decisão. Essa ação está embasada no fato de que cada colaborador tem um conhecimento único, e sua boa comunicação pode agregar valor para a empresa.

Importância de uma boa Gestão nas empresas

Não importa o porte da empresa ou seu nicho de atuação: todas devem realizar um bom trabalho de gestão.

Além disso, a importância de uma boa gestão torna sua aplicação necessária em todos os setores da empresa. Ou seja, não é apenas uma área ou outra que vai fazer uso dela, mas sim a empresa como um todo.

Para que isso seja possível, torna-se importante que todas as partes compreendam o conceito de gestão. Dessa forma, aplicar seus fundamentos no negócio acaba por ser uma consequência desse conhecimento.

Os principais papéis da gestão são:

  • Disseminar e aplicar as políticas da empresa;
  • Desenvolver harmonia entre o plano e a ação;
  • Apontar a melhor forma de posicionar recursos dentro da empresa;
  • Estabelecer métricas de desenvolvimento;
  • Revisar e mudar, caso seja necessário, as ações que estão sendo implementadas no negócio.

Embora seja tarefa de todos na empresa fazerem o bom uso da gestão, a gerência é quem deve estar mais familiarizada com suas práticas. Se todos os superiores da empresa estão sendo exemplos para os demais colaboradores, é esperado que uma internalização dos princípios se enraíze na empresa como um todo.

Como fazer uma boa gestão de projetos? Conheça as melhores ferramentas!

Você já se perguntou como os projetos são planejados, executados e entregues com sucesso? Quer dar os primeiros passos no gerenciamento de projetos, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, estamos aqui para te guiar!

Aprenda gratuitamente com o nosso curso de Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, desenvolvido especialmente para você, estudante ansioso para expandir seus horizontes ou um profissional que deseja aprimorar suas habilidades!

Clique na imagem abaixo e adicione o cupom BLOG100 para garantir o seu certificado em gestão de projetos!

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Acompanhamento De Projetos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.