O que é negociação e como fazer um bom negócio?
Você entende o que é negociação, e sabe como negociar bem? Se você quer aprender a negociar e obter sucesso nas negociações, esse artigo é para você.
Veja o conceito de negociação, e aprenda como fazer um bom negócio!
Aprenda como fazer uma boa negociação, saiba quais são as características de um bom negócio e o que você deve evitar em uma negociação.
Negociamos desde criança! A negociação está dentro de nós por natureza, seja para brincar com um colega, ganhar aquele doce desejado, brincar no parque, com nossos professores, gestores…
Ao longo da nossa vida a única coisa que muda é o nível de negociação, mas em todos os momentos estamos nos relacionando, tentando resolver diferenças em busca de soluções em todos âmbitos sociais.
E mesmo que você não se considere um super negociador, entender e aprender como e porquê negociar “corretamente”, é fundamental para a sua jornada e o seu sucesso profissional e pessoal.
Aliás, você sabia que uma das 10 habilidades necessárias para o profissional do futuro, é ser negociador? Pois é! E isso foi apontado pelo Fórum Mundial de Economia.
Negociamos às vezes sem perceber, mas afinal o que é negociação?
Se você quer saber o que é negociação, e quer entender como utilizar isso ao seu favor para impulsionar os seus resultados, continue a leitura para entender:
Então afinal:
Negociação basicamente, é o ato de duas ou mais pessoas chegarem a um senso comum sobre algo. Ou seja, você perde, ganha, e conquista algo em prol de um segundo item sendo eles um bem, produto ou serviço.
Com isso, ao fim de uma negociação, a ideia é que ambas as partes sintam-se satisfeitas com o acordo final. Por isso, quem sabe negociar melhor, acaba por se beneficiar mais, e abdicar menos. Simples assim!
Mas então o que precisamos saber para fazer um bom negócio? Continue a leitura do próximo tópico para descobrir.
A negociação envolve um processo de comunicação. E ela busca, resolver as diferenças de forma mútua, e com isso obter um resultado que as duas partes estejam satisfeitas como mencionado anteriormente.
Mas ainda, acrescentando, a negociação envolve tomada de decisão, busca de aceitação das ideias, propósitos e interesses.
Simples assim! Continue a leitura para entender como fazer um bom negócio!
Para você fechar um bom negócio, você precisa saber: o quão disposto está a negociar por isso? Qual é a importância disso para você? O que você tem a ganhar e o que tem a perder?
Você precisa saber os dados da negociação, não dá pra negociar sem saber a procedência dos itens em questão. Você precisa ter ciência sobre o investimento, tempo, negócio, premissas, conflitos… Porque sem isso, ela pode te afetar.
Pois desta forma, estando por dentro de tudo da negociação, você terá embasamento para conseguir de fato negociar com autoridade, lidando com fatos e colocando em argumentos.
Negociação envolve um bom relacionamento entre as pessoas, isso requer conhecimento sobre o que está por trás de toda negociação, quais são os benefícios e malefícios do mesmo.
Mas, temos que ressaltar também, que ambos os lados devem ter a oportunidade de expressar sua opinião, expor todos os pontos, ter abertura para persuadir, e complementar as ideias.
Não podem ser adotadas, nem aceitas, posturas centralistas, autoritárias nem tampouco, negociações diretas e sem diálogos. A negociação é um processo longo, e é fundamental que haja respeito.
Além disso, você precisa estar disposto a ouvir e entender o outro lado, para que haja assim, uma negociação distributiva.
O objetivo deve convergir em um mesmo caminho, mas é claro que divergem em alguns aspectos. Como por exemplo: Um vendedor que vende, o cliente quem comprar, mas entre isso, há uma divergência, qual será o valor?
Esse valor é justo? Pode ser colocado em prática? O produto realmente vale tudo isso? Enfim, são pontos como esses que devem ser questionados perante uma negociação, e devem ser dialogados.
Negociar requer alguns princípios bem como:
Negociar é uma arte, então seja um artista!
Tenha iniciativa! Dessa forma, o controle da negociação está nas suas mãos. Comece mostrando todo o seu interesse e como isso pode ajudar a você e a outra parte interessada.
Não seja ardiloso, comedido, nem tampouco conforme-se com decisões que você não concorde.
A negociação pode envolver frieza, para saber lidar com o controle emocional e com a pressão. Além disso, use os gatilhos mentais certos e não prometa o que não é capaz de cumprir! Seja verdadeiro com seus pontos de vista e opiniões.
Lembre-se de formalizar todas as negociações, afinal negociação de aperto de mão não existe viu?
Utilize o princípio PICO, que é basicamente, estabelecer uma relação de negociação amigável, bem como:
Além disso, você pode utilizar a técnica Rapport, dentro do processo de negociação, esse termo veio da Programação Neurolinguística, e auxilia em aspectos da aproximação e interação com a outra parte interessada.
Você pode:
Atente-se para os seguintes recursos: Tempo, Informação e Poder.
Não perca tempo, seja direto para não confundir nem gerar dúvidas, pergunte sobre tudo o que puder, ganhe o máximo de informação, para conseguir criar poder com sua autoconfiança, persuasão e conseguir realizar acordos satisfatórios.
Negociadores destacam-se pela sua habilidade comunicativa e poder de persuasão, então para conquistar isso, nada melhor do que o treino não é mesmo?
Afinal, uma negociação envolve todas as partes, interesses e acordos. Não há apenas um item que vai definir quem leva a melhor, mas sim um conjunto de fatores para que de uma maneira geral.
Portanto, a pessoa que lida melhor com a negociação, bem como os pontos citados, se sobressai.
Por fim, a negociação funciona como qualquer outro músculo do corpo humano, com treino e exercício ela evolui, mas isso só depende de você!
Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!
Por fim, se liga nessa super dica!
O Excel é um dos softwares mais utilizados pelas empresas para a transformação de dados em conteúdo para tomada de decisões, porém muitas vezes, nós vemos utilizando o programa de forma operacional. O VBA (Visual Basic for Application) é uma linguagem de programação que, aplicada ao Excel, pode simplificar o trabalho com apenas um clique!
Com o curso de VBA Aplicado a Negócios, você terá muito mais tempo para focar na análise dos dados, aumentando sua produtividade e eficiência. Ao final deste treinamento, você estará apto para criar planilhas automatizadas e otimizadas, aumentando sua competência e assertividade na tomada de decisões!
Corre e garante já a sua inscrição!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!