O que é comportamento organizacional?
Qual a importância do comportamento organizacional?
Quais os tipos de comportamento organizacional?
Qual o impacto do comportamento das pessoas nos resultados da empresa?
Critérios de avaliação do comportamento
Quais ferramentas de avaliação podem ser utilizadas?

Saiba o que é o comportamento organizacional e qual a sua relação com as empresas

Descubra qual a relação do comportamento organizacional com os resultados obtidos nas empresas bem como sua importância para as corporações.

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Por: Parceiro
Saiba o que é o comportamento organizacional e qual a sua relação com as empresas

Você já parou para pensar em como a forma com que os colaboradores e líderes da sua empresa se comportam impacta diretamente nos resultados do negócio? O comportamento organizacional é um aspecto determinante para entender como se dão as relações dentro de um ambiente de trabalho.

Nesse sentido, conhecer a fundo seus colaboradores e levar a missão, visão e valores da empresa para o campo prático é uma das principais tarefas da gestão de pessoas. 

Mas em um universo plural e diverso, como implementar o comportamento organizacional e gerir indivíduos tão diferentes, guiando-os para um mesmo objetivo? 

O primeiro passo, é entender como o comportamento organizacional impacta nos resultados e avaliá-lo considerando aspectos como envolvimento e colaboração.

Quer entender mais a fundo como realizar essa avaliação? Confira este artigo completo e fique atento nos seguintes tópicos:

  • O que é comportamento organizacional
  • Qual a importância do comportamento organizacional
  • Qual o impacto do comportamento das pessoas nos resultados da empresa?
  • Critérios de avaliação do comportamento
  • Quais ferramentas de avaliação podem ser utilizadas?

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional pode ser definido como uma forma de estudo e análise das condutas individuais e coletivas dentro de um ambiente de trabalho, independentemente do nível hierárquico.

Analisar como os colaboradores se relacionam e se comportam e como suas atitudes refletem nos demais, permite que o RH faça um diagnóstico do clima organizacional.

Assim, é possível identificar as necessidades de desenvolvimento dos times, para o benefício da organização.

Mas ao realizar a análise de comportamento organizacional, é preciso considerar três fatores determinantes:

  • Indivíduos: as características individuais de cada profissional e como elas afetam seu comportamento e desempenho;
  • Grupos: como as características das equipes, dos processos de comunicação e da tomada de decisão impactam no comportamento e no desempenho;
  • Estrutura: a relação entre os indivíduos e o sistema organizacional, sua cultura e hierarquia e os impactos causados por ela.  

Qual a importância do comportamento organizacional? 

Analisar e gerenciar o comportamento dos profissionais dentro da empresa é uma estratégia importante para otimizar processos e garantir mais qualidade nas entregas.

Além disso, empresas que focam nesse tipo de análise conseguem:

  • melhorar vários aspectos da gestão de pessoas;
  • compreender as complexidades comuns às relações interpessoais;
  • garantir uma gestão mais preparada para lidar com as individualidades;
  • desenvolver a inteligência emocional individual e coletiva na empresa;
  • assegurar uma comunicação clara e objetiva entre todos, independentemente das hierarquias;
  • ter uma visão mais abrangente sobre o capital humano;
  • trabalhar a resiliência do grupo para que ele se adapte às mais variadas situações.

Quais os tipos de comportamento organizacional?

O comportamento organizacional pode variar de acordo com os valores empregados dentro da empresa. Nesse contexto, estudiosos da área costumam dividir em seis principais tipos, conforme veremos a seguir.

Baseado na ética

É o comportamento baseado nas normas de conduta e diretrizes ligadas aos valores da empresa. Está diretamente relacionado à ética, honestidade e transparência, além do respeito às regras e aos demais colegas.

Baseado na responsabilidade

É o comportamento organizacional focado em cumprir as obrigações e demandas do trabalho. Além disso, esse modelo também inclui a responsabilidade pelo comportamento individual do profissional e como suas atitudes refletem no coletivo.

Baseado no controle gerencial

Esse comportamento organizacional diz respeito à forma como a superioridade hierárquica é aplicada ao grupo e os resultados que ela traz.

Dessa forma, diz mais sobre o modo como os líderes conduzem os liderados do que o comportamento individual dos colaboradores.

Baseado na competitividade

É o comportamento organizacional pautado pelo estímulo à competitividade entre profissionais. Vale destacar que a competitividade saudável pode ser um fator benéfico nas empresas.

Contudo, quando ela é desmedida, os interesses individuais acabam sobrepondo os objetivos coletivos, prejudicando o trabalho em equipe.

Baseado na autocracia

Esse comportamento está relacionado com lideranças ditatoriais, ou seja, quando fica muito claro a relação de liderança e subordinação e os colaboradores não podem participar de forma ativa das ideias e decisões.

Baseado na perseguição

Por fim, esse é um tipo bastante negativo de comportamento e diz respeito às diversas formas de perseguição que podem acontecer no ambiente de trabalho, como assédio moral e sexual, constrangimento, bullying, produtividade tóxica, lideranças abusivas, entre outros.

Qual o impacto do comportamento das pessoas nos resultados da empresa? 

O comportamento dos indivíduos dentro da organização tem impacto direto nos resultados do negócio, já que é construído com base nos valores, crenças e cultura organizacional.

Dessa forma, bons hábitos e atitudes dos colaboradores, independentemente do nível hierárquico, podem garantir:

  • melhor performance e desempenho das equipes;
  • maior colaboração dos times;
  • mais capacidade de adaptação a mudanças;
  • diversidade e respeito às diferenças;
  • visão ampla e sistêmica;
  • mais motivação e engajamento no ambiente de trabalho;
  • inovação e criatividade nas equipes;
  • noção de pertencimento;
  • preservação da imagem e reputação da empresa;
  • crescimento de carreira dos profissionais;
  • redução de turnover e absenteísmo;
  • resoluções rápidas de conflitos.

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Critérios de avaliação do comportamento 

Como já vimos, para avaliar o comportamento organizacional, é preciso considerar não só os aspectos individuais, mas também de grupos e estrutura.

Assim, os critérios que precisam ser avaliados em ambos os contextos são:

  • indicadores de desempenho;
  • envolvimento ativo com projetos realizados;
  • nível de proatividade, criatividade e inovação;
  • atitude colaborativa;
  • grau de comprometimento e responsabilidade;
  • capacidade de adaptação;
  • inteligência emocional;
  • receptividade ou resistência a novos desafios;
  • comprometimento com resultados e cultura organizacional;
  • visão sistêmica e disciplina;
  • capacidade de comunicação e profissionalismo;
  • relacionamento interpessoal;
  • alinhamento com metas e objetivos;
  • respeito às diretrizes e código de ética;
  • índice de absenteísmo;
  • rotatividade e suas causas. 

Quais ferramentas de avaliação podem ser utilizadas?

Com base nos principais critérios, é possível realizar as avaliações com diferentes ferramentas, desde planilhas e tabelas, até soluções que utilizam métodos científicos e inteligência artificial.

Algumas ferramentas úteis nessa estratégia são os testes psicológicos, o feedback 360º e o mapeamento de perfil comportamental com base na metodologia DISC. 

A análise de comportamento organizacional é uma estratégia importante para que a organização compreenda melhor seus colaboradores e como eles se comportam. 

Como vimos, o comportamento dos profissionais tem relação direta com os resultados da empresa. Por isso, esse estudo deve ser feito, não só de forma individual, mas considerando os grupos e como os indivíduos se relacionam no ambiente de trabalho.

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