Você já parou para pensar em como a forma com que os colaboradores e líderes da sua empresa se comportam impacta diretamente nos resultados do negócio? O comportamento organizacional é um aspecto determinante para entender como se dão as relações dentro de um ambiente de trabalho.
Nesse sentido, conhecer a fundo seus colaboradores e levar a missão, visão e valores da empresa para o campo prático é uma das principais tarefas da gestão de pessoas.
Mas em um universo plural e diverso, como implementar o comportamento organizacional e gerir indivíduos tão diferentes, guiando-os para um mesmo objetivo?
O primeiro passo, é entender como o comportamento organizacional impacta nos resultados e avaliá-lo considerando aspectos como envolvimento e colaboração.
Quer entender mais a fundo como realizar essa avaliação? Confira este artigo completo e fique atento nos seguintes tópicos:
O comportamento organizacional pode ser definido como uma forma de estudo e análise das condutas individuais e coletivas dentro de um ambiente de trabalho, independentemente do nível hierárquico.
Analisar como os colaboradores se relacionam e se comportam e como suas atitudes refletem nos demais, permite que o RH faça um diagnóstico do clima organizacional.
Assim, é possível identificar as necessidades de desenvolvimento dos times, para o benefício da organização.
Mas ao realizar a análise de comportamento organizacional, é preciso considerar três fatores determinantes:
Analisar e gerenciar o comportamento dos profissionais dentro da empresa é uma estratégia importante para otimizar processos e garantir mais qualidade nas entregas.
Além disso, empresas que focam nesse tipo de análise conseguem:
O comportamento organizacional pode variar de acordo com os valores empregados dentro da empresa. Nesse contexto, estudiosos da área costumam dividir em seis principais tipos, conforme veremos a seguir.
É o comportamento baseado nas normas de conduta e diretrizes ligadas aos valores da empresa. Está diretamente relacionado à ética, honestidade e transparência, além do respeito às regras e aos demais colegas.
É o comportamento organizacional focado em cumprir as obrigações e demandas do trabalho. Além disso, esse modelo também inclui a responsabilidade pelo comportamento individual do profissional e como suas atitudes refletem no coletivo.
Esse comportamento organizacional diz respeito à forma como a superioridade hierárquica é aplicada ao grupo e os resultados que ela traz.
Dessa forma, diz mais sobre o modo como os líderes conduzem os liderados do que o comportamento individual dos colaboradores.
É o comportamento organizacional pautado pelo estímulo à competitividade entre profissionais. Vale destacar que a competitividade saudável pode ser um fator benéfico nas empresas.
Contudo, quando ela é desmedida, os interesses individuais acabam sobrepondo os objetivos coletivos, prejudicando o trabalho em equipe.
Esse comportamento está relacionado com lideranças ditatoriais, ou seja, quando fica muito claro a relação de liderança e subordinação e os colaboradores não podem participar de forma ativa das ideias e decisões.
Por fim, esse é um tipo bastante negativo de comportamento e diz respeito às diversas formas de perseguição que podem acontecer no ambiente de trabalho, como assédio moral e sexual, constrangimento, bullying, produtividade tóxica, lideranças abusivas, entre outros.
O comportamento dos indivíduos dentro da organização tem impacto direto nos resultados do negócio, já que é construído com base nos valores, crenças e cultura organizacional.
Dessa forma, bons hábitos e atitudes dos colaboradores, independentemente do nível hierárquico, podem garantir:
Interessante, não é mesmo? Uma ótima ferramenta para manter uma equipe saudável e com um comportamento organizacional de sucesso é a Comunicação Não-Violenta!
Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.
A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.
Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.
Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!
Como já vimos, para avaliar o comportamento organizacional, é preciso considerar não só os aspectos individuais, mas também de grupos e estrutura.
Assim, os critérios que precisam ser avaliados em ambos os contextos são:
Com base nos principais critérios, é possível realizar as avaliações com diferentes ferramentas, desde planilhas e tabelas, até soluções que utilizam métodos científicos e inteligência artificial.
Algumas ferramentas úteis nessa estratégia são os testes psicológicos, o feedback 360º e o mapeamento de perfil comportamental com base na metodologia DISC.
A análise de comportamento organizacional é uma estratégia importante para que a organização compreenda melhor seus colaboradores e como eles se comportam.
Como vimos, o comportamento dos profissionais tem relação direta com os resultados da empresa. Por isso, esse estudo deve ser feito, não só de forma individual, mas considerando os grupos e como os indivíduos se relacionam no ambiente de trabalho.
Conheça o curso da Voitto sobre gestão para resultados!
A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.
Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.
Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!
Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!
Agora que você já entendeu o conceito de comportamento organizacional e a importância de avaliá-lo, acesse o blog RH Portal e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre gestão de pessoas!
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!