O que é Ownership?
Por que o Ownership é importante?
Como melhorar o Ownership?
Vantagens do Ownership

Promova o Ownership e transforme seus colaboradores em donos do sucesso empresarial!

Entenda como o Ownership transforma a cultura organizacional, engaja colaboradores e impulsiona o sucesso empresarial através da construção de equipes de alto desempenho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Promova o Ownership e transforme seus colaboradores em donos do sucesso empresarial!

No mundo dos negócios, a busca por estratégias eficazes para impulsionar o sucesso e a sustentabilidade das empresas é constante. Nesse contexto, um conceito ganha cada vez mais destaque: o ownership.

Esse é um termo que aplicado no universo empresarial representa um conjunto de atitudes e comportamentos que envolvem o senso de responsabilidade, comprometimento e engajamento dos colaboradores em relação ao crescimento e sucesso da organização. Afinal, esse sentimento de dono está ligado à criação de uma cultura organizacional saudável, à promoção da inovação e à construção de equipes de alto desempenho.

Com isso, você já deve ter percebido que ownership é algo fundamental para o sucesso das empresas. Afinal, ele faz com que cada colaborador se sinta como um dos donos da empresa. Por isso, confira este conteúdo até o final e entenda como promover esse sentido dentro da sua organização através dos seguintes tópicos:

  • O que é Ownership?;
  • Por que o Ownership é importante?;
  • Como melhorar o Ownership?;
  • Vantagens do Ownership.

O que é Ownership?

A expressão “ownership” pode ser traduzida do inglês com significados relacionados à posse. Em linha com isso, quando aplicado ao contexto empresarial, a noção desse termo pode ir além da mera propriedade física ou legal de uma organização.

No ambiente dos negócios, o ownership está ligado também ao senso de responsabilidade, comprometimento e engajamento dos colaboradores em relação ao sucesso e ao crescimento da empresa em que trabalham.

Vale ressaltar que esse “sentimento de dono”, como também é conhecido, pode ser aplicado a todos, independente de nível hierárquico ou cargo. Sendo assim, ele se pauta na ideia do compartilhamento de conhecimentos, habilidades e experiências em busca de tornar realidade objetivos comuns.

A materialização do ownership deve se dar através de uma postura proativa, do compromisso com os resultados, da transmissão dos valores da companhia e da disposição de ir além do esperada para que a companhia atinja o sucesso.

Dessa forma, o sentimento de dono é cultivado pelo entendimento de que o fato da empresa prosperar há impactos positivos e diretos na trajetória do colaborador, assim como na vida do dono.

Com isso, é possível tornar propício uma postura colaborativa, com a promoção da geração de novas ideias e soluções. Ou seja, fazer com que os colaboradores sejam mais propensos a contribuir com insights inovadores e a buscar constantemente melhorias e eficiências em suas áreas de atuação.

De forma geral, essa mentalidade empreendedora ajuda a empresa a se adaptar a novos desafios e a aproveitar oportunidades de crescimento. Mas essa não é a única importância de promover o ownership. Confira mais detalhes a seguir!

Por que o Ownership é importante?

A partir do momento em que um colaborador desempenha um papel importante dentro de uma organização e se sente valorizado por isso, é mais fácil que ele construa um vínculo com a empresa e se sinta responsável pelo sucesso dela.

Diante dessa afirmação, é fácil concluir que o ownership é uma das variáveis mais importantes para que uma companhia tenha um time alinhado e engajado com os seus objetivos.

Sendo assim, esse sentimento de dono tende a gerar melhores resultados, tanto individuais quanto coletivos. Mas essa não é a única importância que o ownership tem para uma empresa que pratica esse valor de forma enraizada na sua cultura.

Por isso, é possível também destacar outros pontos importantes do senso de dono, como por exemplo:

Busca pelo desenvolvimento profissional

Os colaboradores tendem a buscar mais conhecimento através de treinamentos e cursos que sejam capazes de fazer com que eles evoluam nas suas atividades do dia a dia. Afinal, sabem que a empresa os valorizará por isso.

Diminuição do turnover

Os chamados profissionais ownership tendem a ser mais fiéis às organizações em que trabalham. Por isso, esse é um pilar muito importante para reduzir o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade de funcionários que saem do seu emprego em determinado período de tempo.

Melhoria contínua

Dado que temos profissionais mais qualificados e fiéis, o ownership também propicia a melhoria contínua. Afinal, os colaboradores se sentem encorajados a identificar problemas, propor soluções e implementar mudanças positivas em suas áreas de atuação.

Esse contexto leva a um ambiente de aprendizado contínuo e aprimoramento constante dos processos e resultados.

Com esses três impactos positivos principais do ownership já é possível ver a sua importância para o sucesso de uma organização. Por isso, aprenda a como melhorar e promover esse sentimento de dono na sua empresa no tópico abaixo!

Acompanhe a motivação dos seus funcionários!

Saber o que os colaboradores pensam acerca de sua empresa é essencial para manter um clima de motivação, e por consequência, de produtividade no ambiente de trabalho.

Descobrir o quanto eles querem trabalhar, o quanto gostam do trabalho, entre outros, é necessário para se ter uma boa gestão de pessoas.

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Como melhorar o Ownership?

Fazer que um colaborador tenha a mesma visão que o próprio dono, contribua com novas ideias e tome para si responsabilidades relevantes não é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso pensar estrategicamente em como melhorar o ownership e a cultura organizacional.

Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas. Separamos para você uma lista com detalhes sobre as principais!

Seja mais transparente 

A base do ownership é a confiança e por isso uma comunicação clara, aberta e transparente é tão importante para melhorar o sentimento de dono e incorporá-lo à cultura organizacional.

Algumas das formas de fazer isso na prática são:

  • Compartilhar regularmente informações sobre a estratégia; 
  • Comunicar e consultar opiniões sobre mudanças de visão e objetivos;
  • Ter canais abertos para sugestões, feedbacks e propostas;
  • Ser transparente sobre os desafios e conquistas da empresa;
  • Construir planos de ação claros para todas as funções;
  • Valorizar a importância de cada um dos colaboradores; 
  • Deixar claro como uma pessoa pode contribuir para o sucesso da organização.

Definição de metas e expectativas claras

Em linha com a clareza da comunicação, é preciso também ser transparente quanto às metas de cada colaborador e equipe. De forma prática, isso significa que é preciso se certificar que eles entendam o que é esperado e como seu trabalho contribui para os objetivos da empresa.

Esse alinhamento de expectativas contribui para a criação de um senso de propósito e responsabilidade individual.

Remuneração atrativa

Existem diversos meios de valorizar alguém, mas é possível dizer que todas as pessoas gostam de se sentir reconhecidas. E uma das formas mais claras de se fazer isso é através de uma remuneração estratégica.

Todos os tipos de colaboradores com o sentimento de dono costumam se sentir valorizados quando a questão financeira e de benefícios mostra de maneira objetiva a sua importância dentro da companhia.

Autonomia e empoderamento 

Dê aos colaboradores a oportunidade de tomar decisões e assumir responsabilidades dentro de suas áreas de atuação. Isso mostra confiança em suas habilidades e capacidades, encorajando-os a ter atitude de dono e tomar a iniciativa.

Desenvolvimento e capacitação

Uma das formas de fazer com que o colaborador se sinta valorizado é através do investimento no desenvolvimento deles. Por isso, oferecer treinamentos, oportunidades de aprendizado e programas de capacitação são estratégias que promovem a cultura voltada para o ownership.

Afinal, isso mostra o compromisso da empresa em desenvolver as pessoas profissionalmente e até mesmo no âmbito pessoal.

Sendo assim, qualquer outro tipo de skill que a empresa precise pode ser obtida através do empenho de uma pessoa em resolver problemas e propor soluções com os conhecimentos adquiridos ao longo das capacitações.

Cultura de feedbacks

Se sentir dono ou dona de uma empresa envolve também uma via de mão dupla no que tange aos feedbacks. Afinal, através deles ambas as partes terão um norteamento para saber como podem melhorar.

Por isso, forneça feedbacks de maneira regular aos colaboradores, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria. Isso ajuda a orientar o desenvolvimento individual e aprimorar o desempenho geral. Essa prática também demonstra interesse no crescimento e sucesso de cada colaborador.

Bem como, tenha canais abertos para receber sugestões e propostas de todas as pessoas e leve essas informações coletadas para comitês estratégicos. Assim, será possível priorizá-las promovendo a melhoria contínua do ambiente de trabalho.

Incentivo à inovação

Para que os colaboradores tenham como skill o ownership eles precisam identificar que suas ideias são bem-vindas. Por isso, criar um ambiente que valorize a criatividade e a inovação é essencial.

Fazer isso é possível através de ações como:

  • Incentivo aos colaboradores a compartilharem suas ideias e sugestões através de fóruns frequentes; 
  • Promoção de um espaço para experimentação e aprendizado com erros, manter os idealizadores participando das discussões e execuções; 
  • Reconhecimento e recompensa das contribuições inovadoras, demonstrando que a empresa valoriza a busca por soluções diferenciadas.

Vale ressaltar que para melhorar o ownership é preciso ter um processo contínuo de ações voltadas para essa skill. Por isso, é essencial envolver toda a organização e cultivar uma cultura que promova a responsabilidade, o engajamento e a colaboração em todos os níveis da empresa.

Com certeza, já deu para perceber que promover esse sentimento de dono pode ser um desafio. Mas, pode ter certeza que vale a pena enfrentá-lo! Como prova disso, destacamos as principais vantagens do ownership. Confira a seguir.

Vantagens do Ownership

Desenvolver o senso de ownership nos colaboradores da sua empresa pode trazer diversas vantagens. Afinal, parte-se do pressuposto que todos eles estarão mais engajados, serão mais engajados e acreditarão que os resultados coletivos corroboram para a realização individual.

Entre os benefícios associados ao sentimento de dono, é possível destacar:

Aumento do engajamento e do comprometimento dos colaboradores

Você se sente uma pessoa mais engajada quando faz algo por si ou quando se sente na obrigação de fazer pelo outro? A resposta a essa pergunta vem da reflexão sobre um dos maiores benefícios do ownership: o comprometimento.

Quando os colaboradores têm um senso de dono, é comum que eles tenham uma postura mais engajada. Afinal, entendem que os resultados alcançados trazem impactos diretos para a sua realidade. Isso resulta em maior produtividade, qualidade do trabalho e satisfação no emprego.

Proatividade

O ownership permite que os colaboradores assumam maiores responsabilidades pelos resultados e demonstrem uma atitude proativa em relação ao trabalho. Afinal, eles estão dispostos a ir além de suas funções e assumir desafios adicionais para alcançar os objetivos da companhia.

Além disso, vale ressaltar que promover o sentimento de dono requer, em geral, uma cultura mais colaborativa. Sendo assim, ideais, sugestões e até mesmo iniciativas devem ser bem-vindas e discutidas de maneira participativa.

Atração e retenção de talentos

Em um ambiente que promove o ownership, as chances são maiores de se ter processos de atração e retenção mais assertivos. Isso acontece, pois, os colaboradores se sentem valorizados em um contexto que possuem voz ativa e possibilidade de crescimento profissional.

Sendo assim, essa é uma das formas de motivar e manter os trabalhadores engajados e satisfeitos.

Trabalho em equipe

O ownership incentiva o colaborador a trabalhar em equipe, à medida que ele se identifica com a empresa e seus objetivos são compartilhados.

Esse ambiente é mais propenso à colaboração e à busca por soluções conjuntas para os desafios. Por isso, é comum que as pessoas estejam mais dispostas a compartilhar conhecimentos, experiências e habilidades através de fluxos comunicacionais mais fluídos.

Ambiente inovador

Por estarem em um local mais aberto, os colaboradores se sentem confortáveis para apresentar novas ideias, soluções e abordagens inovadoras. Esse empoderamento permite que eles pensem fora da caixa e contribuam ativamente para a melhoria contínua da empresa.

Nesse contexto, vale a máxima que não existe ideia ruim. Todos os pensamentos são válidos e podem ser estudados para analisar se há ou não sentido de implementá-lo naquele momento.

Resiliência

Imagina se os empreendedores e donos de empresas desistissem diante de obstáculos e desafios do dia a dia? A maior parte das grandes organizações não existiriam!

Essa também é uma vantagem do ownership. Esse sentimento de dono ajuda a desenvolver uma mentalidade de resiliência e compromisso, onde os colaboradores estão dispostos a enfrentar desafios e superar obstáculos em nome do sucesso e da sustentabilidade a longo prazo da empresa.

Dessa forma, assim como os próprios donos, eles se tornam menos propensos a desistir diante de adversidades e mais empenhados em buscar soluções criativas e perseverar.

Melhoria da cultura organizacional

O ownership gera uma cultura e um clima organizacional positivo, baseado em confiança, colaboração e responsabilidade. Nesse contexto, cria-se um ambiente de trabalho saudável, onde os colaboradores se sentem valorizados, respeitados e motivados.

Resultados de negócios sustentáveis

No geral, o ownership leva a resultados de negócios mais sustentáveis a longo prazo. Afinal, os colaboradores são mais engajados, comprometidos, proativos e motivados com o trabalho.

Por isso, a companhia passa a ter maior probabilidade de alcançar metas, enfrentar desafios e se adaptar às mudanças do mercado de forma eficaz.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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