Sem uma liderança eficiente, é praticamente impossível obter sucesso. Um bom líder deve ser capaz de inspirar pessoas, fazendo com que elas abracem suas causas e propósitos. Além disso, é papel do líder fazer uma gestão eficiente de pessoas, conduzindo seu time aos resultados desejados pela empresa.
Ao longo do tempo, o conceito de liderança sofreu muitas alterações. Há alguns anos, um líder era visto como uma pessoa autocrática, que tinha a exclusiva função de cobrar resultados de seus subordinados. Nos dias atuais esse conceito sofreu grandes alterações, e em meio a esse contexto surgiu o conceito de liderança situacional.
Nesse artigo iremos apresentar o quão importante é a liderança situacional, e como ela pode alavancar os resultados de qualquer empresa. Preparado? Pegue um cafezinho e venha comigo!
A liderança situacional é a teoria de que não existe um único modelo de liderança correto, ou seja, o líder deve se adaptar constantemente à variações das situações apresentadas. De acordo com essa teoria, os melhores líderes são aqueles capazes de se readaptar a todo momento, estando sempre disponíveis a mudar processos de acordo com os tipos de tarefas, características da equipe, entre outros fatores que possam contribuir para a realização do trabalho.
A teoria da liderança situacional foi criada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Estes dois estudiosos constataram que um líder eficiente deve fazer uso de diversas formas e ferramentas de liderança para conseguir obter os melhores resultados.
Hersey e Blanchard sugerem que existem quatro estilos de liderança situacional são eles:
O apoio do líder é uma peça fundamental para que os liderados obtenham confiança, busquem aprendizado e crescimento constante. O líder deve oferecer oportunidades para que a equipe escute e analise perspectivas diferentes, enriquecendo assim todo o processo colaborativo.
Todo líder deve ter o papel de orientar seu time de forma adequada. Ele deve mostrar ao liderado qual tarefa deve ser executada, como ele deve efetuar esse trabalho, a importância da tarefa frente a todo o processo, além de contribuir com ideias e sugestões.
Os líderes situacionais devem trabalhar em conjunto com a equipe e utilizar todas as suas habilidades e competências para fazer com que o trabalho gere os melhores resultados possíveis.
Neste estilo de liderança situacional, o líder deve ser o responsável por tomar as rédeas da situação, fazendo o direcionamento do trabalho da sua equipe para aquilo que acredita ser o mais correto.
Outra característica muito importante é o controle constante do nível de produtividade de sua equipe, pois através disso ele pode traçar estratégias para a correção de possíveis erros.
Quando o líder situacional é capaz de fazer com que sua equipe execute as tarefas por conta própria, sem que a todo momento precise delegar tarefas. É fundamental que todo o time de trabalho possua um alto grau de amadurecimento, permitindo que o líder se distancie um pouco mais das tarefas operacionais.
Antes de darmos continuidade ao nosso artigo, nós, da Voitto, separamos um conteúdo exclusivo para você, e que tenho certeza que vai te ajudar muito.
Confira o nosso Ebook totalmente gratuito que trata sobre as 5 Práticas Exemplares de Liderança. Através dessas dicas, tenho certeza de que você se tornará um líder melhor.
Está esperando o que? Clique no botão abaixo e tenha acesso!
Para saber qual dos 4 estilos de liderança mencionados acima aplicar, primeiramente é necessário entender qual o nível de maturidade da equipe. A teoria da liderança situacional faz a separação de 4 níveis de maturidade.
Nesse estágio de maturidade, os membros da equipe não possuem os conhecimentos técnicos necessários para a realização das tarefas além disso, precisam ser constantemente motivados, pois não possuem confiança nas tarefas que executam.
Os membros da equipe possuem um certo conhecimento técnico nas funções desempenhadas e, por isso, são dispostos e motivados. Apesar disso, ainda necessitam de apoio, pois em muitos casos não são capazes de tomar decisões por conta própria.
Esse grupo de funcionários possuem habilidades e competências para o trabalho que executam, no entanto, não se sentem motivados a assumirem responsabilidades.
Os membros do time de trabalho são altamente qualificados para o cargo que ocupam e se sentem plenamente motivados a executarem tarefas e assumirem responsabilidades.
É possível associar os estilos de liderança necessários a cada estágio de maturidade, confira abaixo:
As tarefas a serem executadas tornam-se mais flexíveis, pois o líder conduz seu time de maneiras diferentes, de acordo com as necessidades da empresa.
Essa dinâmica de liderança contribui para que os colabores estejam sempre motivados, pois não há o risco da monotonia de um trabalho extremamente repetitivo.
Utilizando os métodos da liderança situacional, o responsável por gerir a equipe passa a confiar mais no time e, como consequência, torna-se muito mais fácil delegar tarefas.
Quando as pessoas sentem que possuem a confiança de seu líder, passam a ter maior motivação e autoconfiança, características fundamentais para o aumento de produtividade.
A comunicação fica facilitada, pois uns dos pilares da liderança situacional é saber ouvir, para que os liderados possam transformar seus pensamentos em ações. Essa melhoria na forma de se comunicar da equipe é traduzida na forma de resultados, pois erros de operação são mais facilmente identificados.
É papel do líder saber gerir sua equipe sem autoritarismo e arrogância, buscando sempre entender o que motiva seus funcionários a tomarem determinadas ações. Isso faz com que o bem-estar dentro da empresa tome conta do ambiente.
Todo o time torna-se mais resiliente, pois, o líder melhora cada tipo de problema, se readaptando a cada situação.
Agora que você já está por dentro de tudo sobre liderança situacional, chegou a hora de se aprofundar mais.
Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?
O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!
Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.
E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!
Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!
Antes de finalizar, não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!
Grad. em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuou como bolsista no PET (Programa de Extenção Tutorial), onde desenvolveu um protótipo para o auxílio da didática de Redes Industriais, além de ministrar minicursos de Arduíno e participar de projetos sociais. Atualmente, ê integrante do projeto de iniciação científica "Sistemas de gestão de micro fontes de energia elétricas em redes BAN" e integrante da área de aerodinâmica da equipe IFly aerodesign. Possui certificação pelo SENAI, no Programa Futuros Engenheiros e também possui curso técnico em Eletromecânica com ênfase em transporte ferroviário. Formação em White Belt Lean Seis Sigma, Master em Excel, VBA Aplicado a Negócios, Gestão do Tempo e Produtividade Pessoal Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!