Será que com todos os avanços nas estratégias de marketing e gestão, as oportunidades dos setores legais se mantiveram estáticas? No texto de hoje vamos entender como funciona o Legal Growth Hacking e sua relação com a tecnologia da informação.
Em um mundo dinâmico, no qual o consumidor é bombardeado com propagandas e anúncios, como é possível se destacar? Afinal, as estratégias de marketing convencionais já não são mais suficientes nos produtos de funil de vendas.
Com o novo mundo VUCA, é preciso utilizar estratégias distintas, baseadas em dados, e que provoquem os potenciais clientes. É preciso efetivamente hackear o público, ou seja, o sistema hacker continua investigando para encontrar advogados e empreendedores que poderão ser leads de vendas e outros processos.
Qual é o papel do novo advogado em meio a todo esse processo? E o que os cientistas de dados jurídicos têm a ver com isso? Todas estas e qualquer outra pergunta estão relacionadas com o conceito de Legal Growth Hacking.
Afinal, será que a profissão do advogado ainda se limita apenas aos concursos públicos? Ou será que o empreendedorismo já alcança outra área desse setor?
Se você busca a resposta para todas essas dúvidas sobre o Legal Growth Hacking, então não deixe de acompanhar os tópicos abaixo até o final:
● O que é o Growth Hacking?
● O que é o Legal Growth Hacking?
● Quais são os benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia?
O Growth Hacking é um framework (um sistema/ conjunto de estratégias) em que, a partir da análise de dados, os empreendedores poderão utilizar gatilhos para promover o crescimento exponencial de suas empresas.
O sucesso desta estratégia deriva precisamente da sua metodologia baseada no método científico, no qual, utilizando dados passados e experimentos, o growth hacker busca estratégias inovadoras que levem ao crescimento disruptivo.
Nesse sentido, vale a pena especificar que o termo hacker é utilizado aqui para descrever o sujeito que busca “reprogramar” o sistema (de marketing, por exemplo), buscando as suas ineficiências para gerar mais valor agregado.
Uma vez descoberta uma falha em um sistema, o growth hacker utiliza dos insights obtidos pela experimentação para buscar soluções para aquela falha.
Ademais, o que torna o crescimento exponencial é que o processo é cíclico. Ou seja, o hacker sempre tem curiosidade em entender os potenciais problemas, e está constantemente investigando para encontrar soluções para alguma possível falha.
Nesse sentido, o Growth Hacking pode ser realizado por meio de diversas ferramentas distintas, dependendo das necessidades e particularidades do modelo de negócio de cada empresa.
É possível utilizar técnicas de Inbound Marketing para atrair mais clientes, ou metodologias de receita recorrente para uma fidelização de relação duradoura, por exemplo.
Assim, o mais importante na verdade é estabelecer o foco na melhoria contínua, utilizando os testes e pesquisas para promover uma gestão eficiente focada no crescimento.
Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.
Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!
Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.
Legal Growth Hacking, ou Hacking de Crescimento Legal, trata da aplicação direta do Growth Marketing na área jurídica.
Se você entendeu bem o significado de Growth Hacking, deve estar se perguntando agora: e como o Direito entra nessa história? Vamos, então, entender agora o Legal Growth Hacking.
Existindo como a ponte entre as novas tecnologias e estratégias e o Direito, a prática do Legal Growth Hacking consiste em uma nova forma de empreender no mercado jurídico.
Assim, fica claro que a advocacia não se limita a um caminho estático que leva aos concursos públicos. Há uma série de opções para mentes empreendedoras, que vão desde as Lawtechs, até mesmo a aplicação de estratégias inovadoras nos escritórios.
Portanto, as estratégias de Legal Growth Hacking se constituem de testes e pesquisas na área legal de sua empresa, baseados em dados, que busquem trazer soluções disruptivas.
Como um legal growth hacker, o seu objetivo ainda é o mesmo: encontrar falhas e ineficiências no sistema jurídico da sua empresa, e buscar solucioná-las eficientemente.
Para isso, muitas vezes é vantajoso trabalhar de forma interdisciplinar, atrelando o Direito à tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning ou Big Data Analytics, que ajudam a realizar automações e análises de dados mais eficientes.
Vimos que o Legal Growth Hacking surge como uma excelente ferramenta para se empreender no mercado jurídico, mas os benefícios de se utilizar essa estratégia não param por aqui.
O Brasil apresenta uma enorme quantidade de escritórios de advocacia, com uma projeção de 2 milhões de advogados para 2023, segundo a OAB. Mas então, como se destacar em meio a tantos outros que vendem o mesmo serviço?
Aplicar o Legal Growth Hacking resolve esse problema ao melhorar o serviço, oferecendo para as empresas alguns hacks que as ajudem a crescer exponencialmente e se destacarem.
Por meio da análise dos dados do cliente, utilizando tecnologias empresariais modernas, os advogados colaboram efetivamente com a tomada de decisão estratégica da empresa.
Confira abaixo os 3 principais benefícios de se aplicar o Legal Growth Hacking em escritórios de advocacia:
Com ferramentas modernas, permitindo o acesso de um volume maior de dados de forma mais segura e eficiente, as estratégias de Legal Growth Hacking ajudam a manter uma gestão jurídica melhor.
A tendência liderada pelas Legaltechs em facilitar o acesso e análise de grandes volumes de dados jurídicos permite que os escritórios de advocacia planejem hacks mais prováveis de contribuir com o crescimento de seus clientes.
Com a imensa quantidade de profissionais no mercado, para se destacar é necessário possuir um planejamento estratégico alinhado com o seu cliente.
Assim, ao trabalhar com startups é essencial que o seu escritório contribua efetivamente para que os planos de crescimento da empresa sejam um sucesso, nesse caso, utilizando de legal hacks.
Esse benefício está completamente ligado ao anterior. Afinal, contribuir com mais valor agregado é um excelente diferencial competitivo, e faz com que seu escritório se destaque em meio aos outros.
Nesse sentido, as estratégias de Legal Growth Hacking devem buscar ineficiências e desenvolver gatilhos que ativem algum mecanismo que permita potencializar a atividade do seu cliente.
Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!
Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.
Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!