Qual a importância do conteúdo visual na estratégia de SEO?
Quais são as melhores práticas de otimização de conteúdo visual para a estratégia de SEO?
Preparado para exponenciar o crescimento do seu negócio?

Entenda a importância e veja as melhores práticas de otimização de conteúdo visual

Aprenda aqui as melhores técnicas para efetuar a otimização de conteúdo visual de seu site e alavancar seus resultados de crescimento!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Entenda a importância e veja as melhores práticas de otimização de conteúdo visual

Uma das estratégias de marketing mais comuns é fazer o uso de elementos visuais como forma de comunicação com o leitor. Com eles, é mais fácil atrair e cativar sua atenção, e por isso, estar atento a otimização de conteúdo visual também é muito importante.

Assim, ao otimizar o conteúdo visual de seu site, a experiência do usuáriose torna melhor, bem como o seu posicionamento em um mecanismo de busca, o que gera crescimento orgânico, que é o maior objetivo de qualquer site.

Por isso, é necessário entender mais sobre a utilização de conteúdos visuais e sobre as melhores práticas para otimizar esses conteúdos. Portanto, se você deseja adquirir esse aprendizado, continue a leitura nos seguintes tópicos:

  • Qual a importância do conteúdo visual na estratégia de SEO?
  • Quais são as melhores práticas de otimização de conteúdo visual para a estratégia de SEO?

Vamos lá:

Qual a importância do conteúdo visual na estratégia de SEO?

São diversas as razões pelas quais o uso de recursos visuais em sites e blogs impulsionam uma estratégia de SEO, por isso, vamos apresentar aqui as mais relevantes. São elas:

O Conteúdo visual captura a atenção mais rapidamente

É difícil conseguir manter sua persona focada por mais do que alguns segundos em um conteúdo que é composto somente por texto, e é nisso que entram os recursos visuais, pois capturam a atenção do leitor mais rapidamente. 

Além disso, eles possuem a capacidade de compartilhar uma enorme quantidade de informações em um tempo de processamento pequeno de quem está visualizando.

Por exemplo:

otimização de contéudo visual

Assim, além de captarem a atenção, também são mais eficientes em reter a atenção do leitor do que parágrafos em um texto, e ainda podem fazer com que esse conteúdo seja memorizado mais facilmente.

Ao oferecer essa experiência para os visitantes de um site, é possível ver impactos na estratégia de SEO.

Tornam a marca identificável 

Quando o conteúdo visual de um site segue um padrão, ele passa a ser parte de sua identidade visual, e leva a marca a ser ainda mais identificável para o público.

No caso da Voitto, nossa marca conta com as cores: laranja, preto e branco, e os nossos elementos visuais são facilmente reconhecidos por conta disso. É o caso da seguinte imagem:

otimização de conteudo visual

Mas vale ressaltar que isso não quer dizer que a logodo site/empresa deve ir em todo o conteúdo existente, mas sim que tenha uma linguagem visual única, própria de sua marca.

Assim, se tornar mais identificável ajuda no fortalecimento da marca, e consequentemente impulsiona o SEO.

Elementos visuais são personalizáveis

Atualmente, são diversas as plataformas que oferecem modelos de recursos visuais prontos e, melhor ainda, personalizáveis, o que permite a criação de uma identidade visual original e que se adequa melhor a sua marca.

Dessa maneira, com essa personalização, os visitantes passam a ter uma melhor percepção de seu site, bem como os envolve com ele por mais tempo.

São facilmente compartilháveis

Quando uma página conta com recursos visuais, se torna muito mais atraente para o usuário, e por consequência, é muito mais compartilhada.

Associando isso às mídias sociais, que são ainda mais focadas no conteúdo visual, é bem provável que os usuários compartilhem seu conteúdo em suas próprias contas, o que aumenta ainda mais o tráfego no seu site.

Existe ainda outra tática que faz com o tráfego para o seu site aumente, é o chamado tráfego pago!

Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.

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Podem ser adaptados de outro conteúdo 

A parte mais proveitosa de apostar na utilização de um conteúdo visual é que é possível aproveitar conteúdos já publicados transformando-os em elementos visuais.

Por exemplo, o texto em um blog pode ser transformado em um infográfico, que ainda pode ser dividido em outras imagens e compartilhado nas redes sociais.

Utilizamos dessa estratégia dentro do nosso Blog, a partir de um artigo do Ciclo PDCA, pudemos criar uma imagem chamativa e mais dinâmica!

otimização de conteúdo visual

Ou ainda, esses elementos podem acompanhar um outro artigo, trazendo informações (como é o caso de dados) de algum artigo anterior e deixando seu texto mais dinâmico, pois esses dados acabam se tornando mais atraentes. 


Por fim, se essas razões ainda não te convenceram, basta que você passe a agregar um conteúdo visual ao site, e então utilize suas ferramentas de análise de SEO para examiná-lo, que você observará uma diferença efetiva, contando com melhores resultados.

Agora que você entende a importância dessa utilização, vamos te explicar as melhores práticas para realizar a otimização de conteúdo visual no próximo tópico!

Quais são as melhores práticas de otimização de conteúdo visual para a estratégia de SEO?

Ter qualidade e facilidade 

Ao otimizar um conteúdo visual, é essencial pensar que todos os elementos existentes devem possuir uma ótima qualidade, e isso vai além de imagens bonitas.

Ou seja, é preciso pensar na informação que esses elementos trazem, pois ela precisa ser em forma de conceitos resumidos e que possuem uma leitura fácil, de maneira que facilite a absorção do conteúdo pelo leitor.

Tamanho e tempo de carregamento das imagens

Outro fator que deve pesar na hora da otimização do conteúdo visual é o desempenho das imagens. Ou seja, é preciso utilizar imagens que não deixarão seu site mais lento.

Assim, é importante preocupar-se com o tempo de carregamento dessas imagens, e esse tempo está diretamente relacionado com o tamanho da imagem.

Se o elemento visual for muito pesado, as outras estratégias de otimização não irão valer de nada.

Por isso, deve-se focar em ter imagens leves, e assim, o tempo de carregamento delas será menor, e o desempenho das páginas não será prejudicado.

Preenchimento da tags de indexação 

É fundamental preencher a alt text de forma curta, que conte com a principal palavra-chave do conteúdo da página, ou ainda as suas possíveis variações.

Se atente também para o nome de arquivo das imagens, que também deve constar com essa palavra-chave, e se possível, fazer o uso de hifens para separá-las, além de não incluir mais do que 4 palavras-chave em sua descrição.

Torná-los compartilháveis 

Como já comentamos, a possibilidade de compartilhar um conteúdo faz com que o tráfego para um site aumente. Mas além disso, se os elementos visuais forem compartilháveis, isso também reforça a autoridade do site.

Além do mais, lembre-se de divulgar esse conteúdo, já que, se ele é compartilhável, você também deve efetuar essa divulgação.


Chegamos então ao fim deste artigo, mas o seu aprendizado não precisa acabar aqui. Com o Blog Voitto, você pode aprender sobre diversos assuntos do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo, bem como sobre diferentes estratégias de SEO! Sendo assim, não deixe de verificá-los!

Mas antes, tenho algo para você. Acredito que se você chegou até aqui, tem interesse em ver o seu site/blog/negócio crescer ainda mais, não é mesmo? Como deve saber, nada melhor para isso do que a aplicação de boas técnicas de marketing.

Por isso, te pergunto: você sente que tem conhecimento suficiente para realizar essa aplicação e consequente fazer o seu negócio crescer? Se não, a Voitto tem a solução para o seu problema! Veja o próximo tópico.

Preparado para exponenciar o crescimento do seu negócio? 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

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Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

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