Um dos maiores motivos de frustração na experiência dos usuários de sites é se deparar com algum erro na página. Infelizmente, nem tudo é perfeito, erros acontecem, mas eles também podem ser impedidos.
Por isso, hoje vamos falar de otimização de páginas de erro, de modo que a experiência do usuário ao se deparar com uma mensagem de erro possa ser amenizada e ainda, a situação resolvida.
Para isso, iremos dissertar os detalhes dos seguintes assuntos:
Vamos lá?
Como o próprio nome já sugere, uma otimização de páginas de erros serve para melhorar a experiência dos usuários quando encontram um erro, e essa é uma importante estratégia sobre SEO.
Os erros, por sua vez, podem ter diversas causas, tais como: a mudança de endereço de uma página, link quebrado contido nela ou até mesmo a exclusão de uma página.
Além disso, existem algumas boas práticas que podem ser feitas para amenizar a frustração imediata do usuário em relação a uma página de erro, tais são referentes a customização dessa página.
Mas, por que fazer isso? Bem, quando um usuário se depara com uma página de erro, a tendência é que ele saia da página é grande, e assim, tente acessar outra página concorrentes, pois, as chances de voltar para a sua página são muito pequenas.
Por isso, deixar um recado para que o usuário seja induzido a tentar novamente o acesso ou até mesmo, acessar outros conteúdos do seu site enquanto o erro é corrigido é uma ótima estratégia.
Tal recado pode envolver um pedido de desculpas pelo transtorno, links para outras páginas relacionadas ao assunto e ainda, proporcionar uma experiência divertida para o usuário com algum trocadinho, gerando uma conexão.
Muito interessante, não é mesmo? Mas, você conhece quais são os erros mais comuns? Esse é justamente o assunto do nosso próximo tópico, confira!
É bem provável que uma página de erro 404 e 504 sejam os que você mais tenha se deparado durante as suas navegações pela web, mas, eles não são os únicos existentes. A seguir, conheça os códigos dos principais erros:
Agora que você já conhece o conceito de otimização de páginas de erros e tem conhecimento dos principais erros que podem acontecer, chegou o momento de conferir dicas para otimizar suas páginas e evitar erros, confira!
Criar uma página em um site, redes sociais para sua empresa ou estratégias para o melhor posicionamento em um mecanismo de busca fazem parte do processo de expansão de um negócio.
Diante disso, seguir algumas dicas podem facilitar esse processo, por isso, confira as principais dicas sobre otimização de páginas de erro de um site:
A produção de conteúdos com qualidade é muito importante para que o usuário seja mais tolerante quando acontecer algum erro, afinal , se seu site for referência naquele assunto, o usuário vai esperar pela resolução do erro.
Por isso, invista na qualidade do seu conteúdo, use as boas práticas de SEO para alcançar um bom posicionamento orgânico e ainda, capacite sua equipe para que o marketing de conteúdo alcance o melhor resultado.
Utilize ferramentas, como o Semrush, para realizar a auditoria das suas páginas e assim conseguir tirar insights de melhorias para a otimização das mesmas.
Diante disso, suas páginas estarão mais aptas para proporcionar a melhor experiência para o usuário, pois problemas como links quebrados ou queda de palavras chaves serão identificados com mais facilidade.
Os sites responsivos são aqueles que adaptam as características, como tamanho de imagens e layout, para proporcionar ao usuário uma experiência melhor durante sua navegação pelo mesmo.
Dessa forma, esse é um investimento muito importante para a otimização do seu site, visto que a experiência do usuário deve ser uma das principais prioridades de um site de sucesso.
A criação de uma landing page é uma poderosa estratégia de marketing digital, visto que, essa se refere à página inicial do seu site.
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Logo, investir em uma landing page atrativa é uma importante estratégia de otimização de páginas, visto que, a primeira impressão é muito marcante para os usuários.
O Link building é uma estratégia de SEO muito importante para a obtenção de resultados satisfatórios. Diante disso, investir em boas práticas em sua utilização é essencial para a otimização de páginas.
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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