O que é uma otimização de páginas de erros?
Quais são os erros mais comuns?
5 dicas para otimizar suas páginas de erro!
Alavanque os resultados do seu negócio!

Como fazer uma otimização de páginas de erro? Confira 5 dicas!

Error 404. Error 504. Esses erros são familiares, não é mesmo? Entenda a otimização de páginas de erro e evite-os em seu site.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como fazer uma otimização de páginas de erro? Confira 5 dicas!

Um dos maiores motivos de frustração na experiência dos usuários de sites é se deparar com algum erro na página. Infelizmente, nem tudo é perfeito, erros acontecem, mas eles também podem ser impedidos.

Por isso, hoje vamos falar de otimização de páginas de erro, de modo que a experiência do usuário ao se deparar com uma mensagem de erro possa ser amenizada e ainda, a situação resolvida.

Para isso, iremos dissertar os detalhes dos seguintes assuntos:

  • O que é uma otimização de páginas de erros?
  • Quais são os erros mais comuns? 
  • 5 dicas para otimizar suas páginas de erro!
  • Alavanque os resultados do seu negócio! 

Vamos lá?

O que é uma otimização de páginas de erros? 

Como o próprio nome já sugere, uma otimização de páginas de erros serve para melhorar a experiência dos usuários quando encontram um erro, e essa é uma importante estratégia sobre SEO.

Os erros, por sua vez, podem ter diversas causas, tais como: a mudança de endereço de uma página, link quebrado contido nela ou até mesmo a exclusão de uma página.

Além disso, existem algumas boas práticas que podem ser feitas para amenizar a frustração imediata do usuário em relação a uma página de erro, tais são referentes a customização dessa página. 

Mas, por que fazer isso? Bem, quando um usuário se depara com uma página de erro, a tendência é que ele saia da página é grande, e assim, tente acessar outra página concorrentes, pois, as chances de voltar para a sua página são muito pequenas.

Por isso, deixar um recado para que o usuário seja induzido a tentar novamente o acesso ou até mesmo, acessar outros conteúdos do seu site enquanto o erro é corrigido é uma ótima estratégia. 

Tal recado pode envolver um pedido de desculpas pelo transtorno, links para outras páginas relacionadas ao assunto e ainda, proporcionar uma experiência divertida para o usuário com algum trocadinho, gerando uma conexão. 

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você conhece quais são os erros mais comuns? Esse é justamente o assunto do nosso próximo tópico, confira!

Quais são os erros mais comuns? 

É bem provável que uma página de erro 404 e 504 sejam os que você mais tenha se deparado durante as suas navegações pela web, mas, eles não são os únicos existentes. A seguir, conheça os códigos dos principais erros:

  • Error 505 - HTTP Version Not Supported: esse erro se refere a algum problema relacionado à incompatibilidade, que pode ser investigado nos servidores;  
  • Error 504 - Gateway Timeout: Esse erro é bem comum, e geralmente sua causa tem relação com um erro do servidor do domínio, sendo assim, um erro interno do seu site;
  • Error 503 - Service Temporarily Unavailable: esse erro é bem comum de ocorrer quando há muitos acessos em um mesmo site, deixando o sistema sobrecarregado. 
  • Error 502 - Bad Gateway: esse erro é referente a uma falha de comunicação entre os servidores, que por sua vez são o servidor do usuário e o servidor do seu site; 
  • Error 500 - Internal Server Error: esse erro tem relação a negação de uma solicitação pelo servidor, sendo assim inviável a execução da página; 
  • Error 410 - Gone: esse erro se refere à inexistência de uma URL, que pode ter sido excluída pelo servidor; 
  • Error 405 - Method Not Allowed: esse erro tem uma ocorrência bem rara, e se refere a um conflito de servidores, que não permite que a página seja executada. 
  • Error 404 - Not Found: esse também é um dos erros mais comuns, porém ele tem uma resolução relativamente simples, e sua causa está relacionada a problemas na URL. 
  • Error 403 - Forbidden: esse erro é relativo a uma solicitação de uma autorização que não existe, o que inviabiliza o funcionamento orgânico. 
  • Error 401 - Authorization Required: já esse erro se refere à tentativa de acesso a uma página que precisa de uma autorização específica para que seu acesso seja bem sucedido. 
  • Error 400 - Bad Request: esse é o problema mais relacionado ao provedor de internet do usuário, pois sua causa é uma conexão de internet instável. 

Agora que você já conhece o conceito de otimização de páginas de erros e tem conhecimento dos principais erros que podem acontecer, chegou o momento de conferir dicas para otimizar suas páginas e evitar erros, confira! 

5 dicas para otimizar suas páginas de erro!

Criar uma página em um site, redes sociais para sua empresa ou estratégias para o melhor posicionamento em um mecanismo de busca fazem parte do processo de expansão de um negócio.

Diante disso, seguir algumas dicas podem facilitar esse processo, por isso, confira as principais dicas sobre otimização de páginas de erro de um site:

Produção de conteúdos relevantes 

A produção de conteúdos com qualidade é muito importante para que o usuário seja mais tolerante quando acontecer algum erro, afinal , se seu site for referência naquele assunto, o usuário vai esperar pela resolução do erro.

Por isso, invista na qualidade do seu conteúdo, use as boas práticas de SEO para alcançar um bom posicionamento orgânico e ainda, capacite sua equipe para que o marketing de conteúdo alcance o melhor resultado.

Auditoria de páginas

Utilize ferramentas, como o Semrush, para realizar a auditoria das suas páginas e assim conseguir tirar insights de melhorias para a otimização das mesmas. 

Diante disso, suas páginas estarão mais aptas para proporcionar a melhor experiência para o usuário, pois problemas como links quebrados ou queda de palavras chaves serão identificados com mais facilidade.

Ter um site responsivo 

Os sites responsivos são aqueles que adaptam as características, como tamanho de imagens e layout, para proporcionar ao usuário uma experiência melhor durante sua navegação pelo mesmo.

Dessa forma, esse é um investimento muito importante para a otimização do seu site, visto que a experiência do usuário deve ser uma das principais prioridades de um site de sucesso.

Criação de Landing pages 

A criação de uma landing page é uma poderosa estratégia de marketing digital, visto que, essa se refere à página inicial do seu site.

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Logo, investir em uma landing page atrativa é uma importante estratégia de otimização de páginas, visto que, a primeira impressão é muito marcante para os usuários.

Boas práticas de Link Building 

O Link building é uma estratégia de SEO muito importante para a obtenção de resultados satisfatórios. Diante disso, investir em boas práticas em sua utilização é essencial para a otimização de páginas.

E então, gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para conhecer sempre os conceitos mais importantes e assim, aprimorar seus conhecimentos.

Alavanque os resultados do seu negócio! 

Vivemos um momento de intensa digitalização das mais diversas atividades. No entanto, muitos negócios não compreendem o que isso afeta nos padrões de consumo de seus clientes e como lidar com isso. Pensando nisso, desenvolvemos nosso Programa de Formação em Marketing e Vendas.

Voltado a você, empreendedor que deseja escalar seu negócio, mas que tem encontrado muitos desafios, tanto no meio físico, quanto no meio digital, este programa trabalha com os principais fundamentos de Marketing, Vendas e Growth Hacking, conhecimentos aplicados com sucesso em empresas de alto nível.

Não perca essa oportunidade! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

marketing e vendas

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

[KIT] Calendário + Planner 2023

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Calendário + Planner 2023

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.