Todos nós temos sonhos e objetivos como comprar uma casa própria, fazer uma viagem, ter um carro, casar ou ter um negócio próprio, não é mesmo? Mas para realizar estes sonhos é fundamental que se faça um bom planejamento financeiro!
Já é sabido que no Brasil a educação financeira não é um ponto forte. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) que avaliou 30 países, o Brasil ficou em 27º lugar.
Estamos sempre adiando nossos sonhos, e quando nos damos conta o tempo já passou. Mas mudar de atitude e se tornar outra pessoa depende apenas de nós mesmos. Uma ferramenta que pode te ajudar a conquistar seus objetivos é o Planejamento Financeiro.
Ele é um dos pilares para aqueles que desejam ter controle de sua vida financeira.
Se você quer saber o que é e como fazer seu planejamento financeiro está no lugar certo, continue conosco que te ajudaremos!
Planejamento financeiro é lidar com suas finanças de forma organizada e responsável, antecipando obstáculos e possibilitando que diante de uma crise você esteja resguardado e passe por ela sem sofrer maiores danos.
É usado para projetar as receitas e as despesas da empresa, de suas finanças pessoais ou familiares, com a finalidade de indicar a situação econômica atual.
Ao realizá-lo é possível visualizar claramente quanto pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim planejar a melhor forma de utilizar seus recursos.
Além disso, é através do planejamento financeiro que se projeta onde se quer chegar definindo as metas e os objetivos financeiros.
O planejamento financeiro reúne um conjunto de ações e controles, desde acompanhar contas até preparar orçamentos.
No caso das empresas, existem os relatórios, como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), fluxo de caixa e balanço patrimonial que auxiliam no controle financeiro do negócio.
O Planejamento Financeiro permite:
O planejamento financeiro é essencial para que você cresça, ou para que seu negócio cresça, alcance outro patamar ou se mantenha no que já está.
Acompanhe o passo a passo para fazer um bom planejamento financeiro pessoal:
O Planejamento Financeiro Empresarial é semelhante ao pessoal porém direcionado agora à finanças das empresas.
As empresas por sua vez, geralmente possuem mais organização, controle e planejamento em suas finanças do que as famílias, visto que, um dos focos principais das organizações é a geração de lucro.
Sendo assim, vamos entender a seguir, quais os tipos de Planejamento Financeiro utilizados pelas empresas.
São 3 os tipos de planejamento:
1. Planejamento estratégico: o planejamento estratégico é geralmente função dos cargos mais altos da empresa, como diretores por exemplo.
Nele são definidas as diretrizes como missão, visão, valores e políticas, além de objetivos de longo prazo a partir da análise do ambiente interno e externo.
2. Planejamento tático: o planejamento tático geralmente é responsabilidade daqueles que ocupam cargos executivos logo abaixo dos diretores.
Sua função é fazer a definição do Plano Financeiro, Plano de Marketing, Plano de Recursos Humanos e Plano de suprimentos e Produção.
3. Planejamento operacional: essa função é dada aos cargos mais baixos, como chefes de departamentos.
Seu objetivo é a elaboração dos procedimentos operacionais e sua constante melhoria.
Quando as metas da base da pirâmide são batidas, isso faz com que os objetivos da parte de cima sejam alcançados, e assim sucessivamente.
Saiba também a diferença entre balanço e balancete para manter a saúde financeira da sua empresa!
Existe a situação atual, o seu nível de faturamento e despesas no momento e existe o ponto em que você quer chegar, o seu objetivo.
A estratégia é o caminho que você deseja adotar para sair do ponto onde está e chegar no ponto desejado.
Para que possamos entender o planejamento financeiro, vamos entender primeiro os passos do planejamento estratégico de uma organização:
1. Definição do posicionamento estratégico: a empresa deseja se posicionar de forma a aumentar a margem de lucro, ou ela deseja penalizar os ganhos em detrimento de ter uma fatia de mercado maior.
2. Análise do ambiente interno e externo: este é o momento de entender quais são os pontos fortes e fracos da sua organização, como você vai trabalhar isso de modo a atingir os objetivos definidos na fase anterior, conhecer seus concorrentes e saber quais são as oportunidades de negócio.
3. Definição das diretrizes estratégicas: aqui é onde entra o plano comercial, plano operacional, plano de marketing, plano de recursos humanos e o plano financeiro.
4. Desdobramentos de objetivos e indicadores: é nesta fase que os indicadores financeiros são analisados a fundo.
5. Planejamento de ações e projetos: a ação é uma atitude pontual como, por exemplo, negociar preços com os fornecedores para não diminuir muito a margem de lucro. O projeto já é algo maior, por exemplo, para aumentar a capacidade produtiva de uma empresa é preciso maior espaço físico, compra de equipamentos e mais funcionários.
6. Acompanhar os resultados: não adianta ter indicadores se não forem analisados ao longo do tempo.
Vamos falar agora sobre os princípios do Planejamento Financeiro:
Você já deve ter escutado que: errar é humano, persistir no erro é burrice. Agora, imagine se você, antes de errar, aprender com erros já cometidos por outras pessoas?
Seu caminho pode ser muito facilitado! Por isso trouxe para você os 7 erros que se deve evitar nas finanças:
Se você quiser saber mais sobre cada um destes erros e como evitá-los, não deixe de conferir o artigo completo clicando no link laranja acima!
Como vimos fazer um bom planejamento financeiro pode fazer toda diferença na hora de você conquistar seu objetivos pessoais e profissionais.
Se você quer ampliar seus conhecimentos em Gestão financeira, trago uma dica para você!
O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?
Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.
Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!
E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Aproveite essa oportunidade!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!