O objetivo comum de toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, é se destacar no seu ramo de atuação do mercado.
Um exemplo de destaque é o da plataforma Hotmart, uma startup brasileira que faz parte da lista dos unicórnios brasileiros, e recebeu nos últimos dias um aporte de R$ 735 milhões.
Ficou curioso para saber como isso aconteceu? Então continue lendo esse artigo para descobrir:
A plataforma Hotmart é um espaço online de compra e venda de produtos digitais. A empresa foi fundada em 2011 pelos brasileiros João Pedro Resende e Mateus Bicalho, que enxergaram a crescente demanda pelo consumo de materiais online.
Apesar de ser fundada por brasileiros, atualmente a Hotmart possui escritórios espalhados por diversos países, e se tornou a líder no seu segmento em toda a América Latina.
Na plataforma Hotmart existem 3 perfis que fazem parte do processo de vendas: os produtores, os afiliados e os compradores.
Os produtores são aqueles que têm um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto e desenvolvem um produto digital naquele segmento de mercado, seja ele um ebook ou então um curso online.
Já os afiliados são aqueles que possuem habilidades de boa comunicação, sabem trabalhar bem com vendas, e são encarregados de divulgar e vender materiais digitais dos produtores, em troca de comissões por isso.
Por último, mas não menos importante, os compradores são os consumidores finais dos produtos digitais comercializados na plataforma Hotmart.
Esses produtos podem ser adquiridos por meio dos afiliados ou diretamente com os produtores.
Com o crescimento acelerado da tecnologia e, diante do cenário atual causado pela pandemia mundial, milhares de pessoas migraram para o mundo digital.
Esse motivo certamente favoreceu o crescimento acelerado da plataforma Hotmart, contribuindo para que ela se tornasse o novo unicórnio brasileiro. Mas você sabe o que significa uma startup unicórnio? Vou te explicar agora!
Startup unicórnio é o termo dado para as empresas avaliadas em mais de U$ 1 bilhão. Esse nome faz referência a uma coisa muito rara de se ver, ou seja, são poucas as empresas que conseguem chegar ao posto de startups unicórnio.
A definição de unicórnio foi criada por Aileen Lee em 2013, quando escreveu um artigo sobre as empresas que eram destaque na época e tinham fundos bilionários.
Ailen criou ainda o termo superunicórnios para classificar as empresas que valiam mais de U$ 100 bilhões.
Na época, o Facebook era o superunicórnio de destaque, valendo pouco mais que U$ 100 bilhões e, hoje vale aproximadamente U$ 600 bilhões.
Mas você já deve imaginar o quão difícil é alcançar o posto de ser um unicórnio, não é mesmo? Como a plataforma Hotmart conseguiu isso? Vamos entender melhor!
A plataforma Hotmart recebeu nos últimos dias um aporte no valor de U$ 160 milhões, equivalente a 735 milhões de reais.
Após o anúncio desse investimento, a empresa divulgou que já tinha se tornado um dos unicórnios brasileiros no ano de 2020, mas confirmou oficialmente somente em março deste ano.
Confira 3 motivos que fizeram com que a plataforma Hotmart conseguisse aportes tão altos:
Possuir um plano de negócios bem definido certamente foi um dos fatores de extrema importância para que a plataforma Hotmart conseguisse o aporte milionário.
O plano de negócios contém as informações sobre o cenário atual da empresa, os resultados obtidos e os esperados, o potencial de retorno e os investimentos necessários para alcançar esses objetivos.
Mas é importante ressaltar que as metas estabelecidas devem ser compatíveis com a realidade e os dados apresentados devem ser baseados em pesquisas, para assegurar a confiabilidade das informações.
Outro fator muito importante para conseguir um aporte de investidores é possuir uma contabilidade muito bem organizada. Essa será a garantia de que as finanças da empresa estão de acordo com as metas almejadas.
Esse é um aspecto relevante na hora de mensurar os riscos envolvidos no negócio e que, certamente, os investidores priorizam muito, pois demonstrará a seriedade e a credibilidade da organização.
Que o networking é de extrema importância para uma empresa talvez você já saiba. Mas será que isso também é relevante na hora de conquistar um investimento? A resposta é: sim!
Desenvolver a sua rede de contatos faz com que a sua organização seja conhecida por outras pessoas, aumente a sua autoridade de mercado e, consequentemente, seja mais atrativa para os investidores.
Gostou de saber mais sobre como a plataforma Hotmart conseguiu se desenvolver tanto e conquistar um aporte milionário?
Então continue acompanhando o nosso blog, pois todos os dias temos notícias fresquinhas com dicas para você aplicar na sua vida pessoal e profissional!
Além disso, também temos um canal no Telegram para que você fique por dentro das maiores novidades, dicas e receba materiais gratuitos diretamente no seu celular. Não perca tempo e participe agora clicando na imagem abaixo!
Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!