Será que a Netflix escolheu que sua logo fosse vermelha por acaso? O McDonald 's tem algum motivo para ter escolhido as duas cores que representem a marca? A psicologia das cores é o estudo que busca responder essas perguntas!
É muito interessante perceber que até mesmo os detalhes tem um motivo para serem daquele jeito, e acredite, as cores não são apenas detalhes e podem te surpreender diante da influência das mesmas.
Logo, que tal saber mais sobre a psicologia das cores? Continue a leitura desse artigo e aprenda tudo sobre os seguintes tópicos:
Vamos lá?
A psicologia das cores é responsável pelo estudo de como o cérebro humano interpreta e se comporta diante da visualização de determinadas cores. Ou seja, qual é a influência de todas as cores na percepção das pessoas.
Essa teoria das cores pode ser aplicada em diversas áreas da nossa vida, tais como o design, a arquitetura, o marketing, o desenvolvimento de produtos, as vendas, entre outros.
Diante disso, entender a simbologia das cores é um fator muito vantajoso para fazer com que o seu produto ou serviço tenha destaque dentro do seu nicho, pois, esse fator chama muita atenção do cliente.
Assim, saber analisar como uma cor quente, cor fria ou cor primária se encarregam de transmitir a sensação correspondente sobre a psicologia das cores é essencial para conhecer o significado de cada uma e aplicar no seu negócio.
Mas, você sabe qual é a importância das cores em um produto? Esse é o assunto abordado no próximo tópico, confira!
Aplicar a cor certa no seu produto pode provocar emoções positivas no potencial cliente e levar ao sucesso na venda. De maneira análoga, a cor errada também pode causar emoções negativas e levar a rejeição.
Por isso, ter o conhecimento de como as cores afetam o consumidor é um fator muito importante para o seu negócio. Além disso, as emoções despertadas pelas cores podem ser responsáveis até pela fidelização de clientes.
Vale ressaltar que, as emoções primárias dos seres humanos são: rancor, medo, tristeza, rejeição, surpresa, alegria, curiosidade, aceitação, entre outras. Assim, elas podem ser exploradas de diversas maneiras através do uso de cores.
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Ao contrário do que se pensam, as cores são fatores determinantes para a aquisição de um produto, podendo chegar a ser até mesmo 85% da razão pela qual a decisão de compra foi tomada.
Além disso, pesquisas de mercado apontam que mais de 90% da população leva a aparência de um produto em consideração quando pondera a possibilidade de compra de determinado produto.
Diante disso, fica mais do que evidente o importante papel que a psicologia das cores exerce. Logo, agora que você já sabe o conceito e seu impacto, confira no próximo tópico quais são os significados das cores.
O vermelho é uma cor muito marcante e que sempre chama bastante atenção, e seu significado também é marcado por intensidade, trata-se da paixão.
Não é atoa que essa cor é muito usada em cenas marcadas por paixão em filmes ou mesmo em embalagens de perfumes que tem essa proposta de passar a sensação de paixão ardente.
Além disso, o vermelho também tem o poder de lembrar a fome, de acordo com a psicologia das cores. Assim, podemos entender porque o McDonalds escolheu essa cor para sua identidade visual, não é mesmo?
O laranja é uma cor bastante vibrante e revela boas energias, assim como seu significado sobre a perspectiva da psicologia das cores: animação e energia positiva.
Dessa forma, essa cor é ideal para representar marcas que tem uma proposta mais descontraída e positiva, visto que, contribuirá para passar a mensagem positiva que a marca pretende.
O amarelo também é uma cor vibrante que lembra coisas como iluminação e alegria. Seu significado, portanto, remete a essas características, sendo o principal o sentimento de otimismo.
Além disso, o amarelo tem o poder de estimular o apetite das pessoas, o que contribui para reforçar o porquê ele também é uma cor presente na identidade visual do McDonalds.
O verde é uma cor que automaticamente remete à natureza, e seu significado está relacionado ao equilíbrio e harmonia, sendo assim, perfeito para representar produtos naturais, por exemplo.
O azul é uma cor muito marcante e que tem o significado de alcance do sucesso. Assim, ele é ideal para imagens corporativas que almejam conquistar cada vez mais desafios e produtos inovadores.
O roxo ou violeta é uma cor que tem um significado nobre: remete à realeza, passando uma sensação de sabedoria e respeito. Assim, é ideal para marcas gourmetizadas e que querem passar uma aparência mais sofisticada.
Assim como o verde, o marrom é fortemente associado ao meio ambiente e seu significado está atribuído à sensação de segurança. Logo, essa cor remete credibilidade e confiabilidade,sendo uma opção muito interessante.
O rosa é uma cor muito associada ao romantismo, inocência e delicadeza. Diante disso, é uma cor muito interessante para se usar em produtos consonantes a essas características, como embalagens de perfumes de aroma delicado ou acessórios femininos.
A cor branca é uma cor que tem o significado mundial de paz, assim, para a psicologia das cores essa característica também é considerada, sendo associado a organização e tranquilidade.
A cor preta é muito associada a força e seu significado para a psicologia das cores também remete isso, sendo considerada uma cor de elegância. Portanto, ela é muito interessante para usar em produtos e marcas que desejam passar essa mensagem de sofisticação.
Por fim, o cinza é uma cor amplamente utilizada que tem como significado passar a imagem de profissionalismo, por isso, é tão utilizada em diversas marcas que prestam serviços corporativos.
Muito interessante, não é mesmo? Diante disso, esperamos que tenhamos te ajudado na tomada de decisão da melhor cor para representar o seu negócio da melhor forma.
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Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.
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