O que é a responsabilidade social empresarial?
Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?
Quais os desafios de sua implementação?
Como implementar a responsabilidade social empresarial?
Que tal também embarcar nessa jornada?

Descubra tudo o que você precisa saber sobre Responsabilidade Social Empresarial

Entenda como se comprometer com a Responsabilidade Social Empresarial causa impactos positivos no seu negócio e também no mundo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra tudo o que você precisa saber sobre Responsabilidade Social Empresarial

Com certeza você já deve ter pensado: se cada um fizesse um pouco, teríamos um mundo muito melhor. E diante dessa ideia, a responsabilidade social empresarial vem ganhando cada vez mais importância no âmbito dos negócios.

Essa prática possui benefícios nítidos quando se olha para fora da organização. Os consumidores passam a admirar uma marca, tê-la como referência e consequentemente passam a ser fiéis a ela. 

Mas a responsabilidade social empresarial também traz vantagens da porta para dentro. Os colaboradores se unem ao redor de um propósito, passam a se orgulhar e serem cada vez mais promotores de um negócio.

Quer conhecer mais sobre responsabilidade social empresarial? Acompanhe esse artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema através dos seguintes tópicos?

  • O que é a responsabilidade social empresarial?
  • Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?
  • Quais os desafios de sua implementação?
  • Como implementar a responsabilidade social empresarial?
  • Que tal também embarcar nessa jornada?

O que é a responsabilidade social empresarial? 

O conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) vem se tornando cada vez mais utilizado no ambiente corporativo. Ele diz respeito a um conjunto de ações que geram impactos positivos em âmbitos como qualidade de vida, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, bem-estar e meio ambiente.

Uma empresa socialmente responsável passa a fazer parte de um grupo que une a preocupação com a sociedade de diversos stakeholders, como fornecedores, governo, colaboradores, clientes e potenciais consumidores. Isso pode ser feito, por exemplo, através de:

  • Projetos sociais voltados para educação, sustentabilidade, filantropia, entre outros;
  • Ações de responsabilidade social no desenvolvimento de produtos e serviços, como não fazer testes em animais;
  • Apoio ao empreendedorismo social e Organizações Não Governamentais;  
  • Políticas de doação ou contribuição financeira para organizações de caridade e assistência social.

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As possibilidades para tornar o seu negócio referência em responsabilidade social corporativa são muitas. No entanto, independente do caminho que você escolher, deve estar em linha com um ou mais pilares dessa prática. Por isso, a seguir você irá entender quais são eles. Vamos lá?

Quais são os pilares da responsabilidade social empresarial?

Uma empresa é considerada socialmente responsável quando evidencia nas suas ações e cultura organizacional projetos que foquem no meio ambiente, economia e sociedade. Por isso, esses são os três pilares que devem guiar as estratégias da organização.

Meio ambiente

No pilar de meio ambiente, as empresas podem atuar em frentes como aproveitamento e otimização de recursos naturais, redução da emissão de gases poluentes ou até mesmo o incentivo à reciclagem e sustentabilidade empresarial.

Economia

Além disso, outro assunto que deve ser levado em consideração para as ações de responsabilidade social empresarial é a questão econômica. Por meio dela, é possível impactar também diretamente nos outros pilares. Como por exemplo:

  • Investimentos conscientes, como em reflorestamento;
  • Redução ou até mesmoeliminação de desperdícios no processo produtivo;
  • Atividades pautadas nas políticas de governança e transparência.

Sociedade

Os problemas sociais muitas vezes são vistos como o centro das ações voltadas para a responsabilidade social. Por isso, elas em geral são voltadas para a comunidade e suas demandas.

Tendo como base esses três pilares, encontra-se um equilíbrio empresarial, que garanta a prosperidade nos negócios, a garantia do uso consciente dos recursos, bem como o ato de proporcionar maior qualidade de vida para a comunidade. 

Agora que você entendeu em quais deve pautar as suas ações de responsabilidade social empresarial, é hora de mapear os desafios da implementação das mesmas. Veja a seguir!

Quais os desafios de sua implementação?

Por mais que o propósito da implementação das ações de responsabilidade social empresarial seja claro, nem sempre colocá-las em prática é um processo simples. Afinal, mais do que iniciar projetos, é preciso engajar as pessoas que irão participar deles.

Por isso, em primeiro lugar, é importante dar treinamentos para colaboradores visando a consolidação dessa mudança de cultura. É preciso evidenciar os benefícios das novas ações, bem como mostrar quais serão os impactos delas no ambiente corporativo e social.

Além disso, também serão necessários plano de marketing e a aplicação da gestão empresarial para fortalecer a identidade da marca de acordo com o novo posicionamento da organização.

O sucesso de um negócio com responsabilidade social empresarial vem também da colaboração de seus stakeholders. Sendo assim, as ações de promoção dos projetos serão de importância ímpar para que a comunidade, os fornecedores e clientes também participem.

Para que você consiga superar esses desafios e implementar a responsabilidade social empresarial de maneira assertiva, separamos para você as principais boas práticas. Confira abaixo!

Como implementar a responsabilidade social empresarial?

Cada empresa tem a sua própria estratégia quando o assunto é responsabilidade social. Isso porque as instituições devem pensar em como melhor conseguem contribuir para a sociedade e o meio ambiente.

Por isso, não existe apenas um caminho a ser seguido. Mas, para que você encontre qual faz mais sentido para a sua organização, separamos algumas dicas.

Conecte a sua atividade com projetos sociais

Quando paramos para pensar, é fácil entender que as alternativas para projetos de responsabilidade social são inúmeras. No entanto, uma empresa deve pensar em como consegue alinhar o seu modelo de negócio com eles.

Nesse âmbito, é possível fazer uma ligação entre a atividade da organização e o que ela oferece à comunidade. Por exemplo:

  • O Banco Bradesco que disponibiliza aulas de educação financeira para pessoas com baixa renda;
  • A marca de rações Pedigree que coordena ações de incentivo à adoção de animais de rua

Otimize os seus recursos ambientais

Muitas organizações geram impactos negativos no meio ambiente através das suas operações. No entanto, é preciso entender como reverter ou melhorar esse cenário, explorando alternativas plausíveis.

Veja alguns exemplos:

  • A Amanco, empresa de produtos de construção civil, que prioriza a utilização de matérias-primas com baixo impacto ambiental;
  • A Natura, empresa de cosméticos, que foca em desenvolver produtos com refil e embalagens biodegradáveis.

Se insira em novos segmentos

Muitas vezes a responsabilidade social pode ser traduzida em uma ação que ajude uma empresa a se inserir em novos segmentos, tendo contato com clientes com determinados hábitos.

Alguns exemplos de empresas que adotaram essa prática:

  • O Banco Itaú que espalhou bicicletas em diversas cidades do Brasil como incentivo a um transporte de baixo custo e sustentável;
  • A marca de roupas Reserva que criou uma ação de doação de alimentos de restaurantes que não foram consumidos para pessoas de baixa renda.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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