O sistema Lean de produção surgiu para ser implantado em grandes indústrias do setor automotivo, lembra-se?
Alguns anos mais tarde, aos poucos, pequenas e médias empresas também começaram a adotar a metodologia, assim, os resultados expressivos, através de suas práticas e ferramentas de melhoria, também começaram a aparecer.
Confira: Lean Manufacturing: o que é e como funciona?
Porém, infelizmente, o sistema Lean de produção ainda é pouco visto como estratégico por pequenas organizações. Estas costumam adotar apenas algumas de suas ferramentas de forma isolada, não conquistando, assim, toda a melhoria de desempenho que este sistema enxuto proporciona.
Por experiência, podemos constatar que se compararmos proporcionalmente o número de empresas de grande porte com o restante, descobriremos que, na maioria das vezes, somente empresas de grande porte realmente mantêm o sistema Lean de produção funcionando. Mas, por que isto acontece?
Isso está ligado a um grande erro de associação com a filosofia enxuta: muitos acreditam que, para implantar o sistema Lean de produção, são necessários altos investimentos que acabam não alcançando o retorno a curto e médio prazo Geralmente, onde as estratégias de pequenas e médias companhias estão mais voltadas.
Vamos desmistificar esta ideia? Mas antes...
Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?
Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!
Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!
Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!
Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!
Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!
Empresas de pequeno e médio porte, geralmente, possuem uma concorrência muito mais acirrada, não é mesmo? Por terem um número mais expressivo de concorrentes, não só locais e regionais, como também em mercados mais distantes, elas possuem uma dificuldade tremenda para expandir seus negócios.
É aí que entra o sistema Lean de produção! Para ampliar sua atuação, a empresa precisa ser mais competitiva!
Para isso, necessita-se de maior produtividade e qualidade em seus processos-chave.
Esses fatores são trazidos por uma boa implementação do Lean manufacturing que, busca entregar mais valor aos clientes buscando entender os processos produtivos da empresa para eliminar 8 desperdícios, entre eles: estoque, logística, espera e outros.
Adotar práticas e hábitos culturais mais eficientes não é uma tarefa fácil, afinal, essa premissa mexe com pessoas, não com máquinas (mais fáceis de gerenciar e controlar).
Para que processos sejam, de fato, mais produtivos, flexíveis e entreguem mais qualidade, eles precisam que os colaboradores envolvidos estejam engajados com uma filosofia de pensar e agir na busca de melhores resultados: ou seja, com o sistema de Lean produção.
É como o empresário e escritor norte-americano Michael Gerber escreveu em um de seus livros: "Para um negócio se tornar grande, antes de tudo, ele precisa pensar e agir como um".
Dia a dia, pequenas companhias buscam pela sobrevivência em seus respectivos mercados. Elas mantêm suas estratégias mais voltadas ao curto e médio prazo. Porém, deixar de considerar metas de longo prazo pode ser muito prejudicial para o futuro de qualquer empreendimento.
É verdade que o sistema Lean de produção não dá resultados expressivos de imediato, mas ele garante que estes resultados sejam alcançados e que, talvez venham mais rápido do que você imagina.
O pulo do gato está em uma implantação alinhada aos objetivos estratégicos da organização, assim, se alcança a sustentabilidade.
Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?
Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.
O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!
Clique na imagem abaixo e inscreva-se!
Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!