O que é storytelling?
Qual a importância do storytelling?
A Jornada do Herói
Como aplicar o storytelling?
Quais são os principais elementos do storytelling?
Como criar um storytelling?
Ferramentas para criar um storytelling
Quero realizar apresentações impactantes!

Aprenda como o Storytelling pode impulsionar as vendas da sua empresa

Aprenda o que é storytelling, como é estruturado e o porquê da sua enorme importância para a divulgação de ideias, marcas e produtos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como o Storytelling pode impulsionar as vendas da sua empresa

Se você já se pegou entretido por uma história, sabe o quão poderosa é a habilidade de contá-las de forma que se torne relevante e interessante para quem está ouvindo. E é exatamente disso que se trata o storytelling.

Esse termo se tornou extremamente comum nos dias atuais, sendo uma competência obrigatória para a área de marketing e vendas de uma empresa que deseja divulgar sua marca e seus produtos de forma a engajar o consumidor.

"Ah, mas qualquer um pode contar uma história". Sim, até pode, mas são poucos que conseguem contar uma história de uma forma envolvente e que permaneça viva na memória dos espectadores.

É sobre essa capacidade que vou te falar nesse artigo. Continue lendo para descobrir como dominar essa arte chamada storytelling, que é tão valorizada no mercado atual. Aqui você vai encontrar:

  • O que é storytelling?
  • Qual a importância do storytelling?
  • A Jornada do Herói
  • Como aplicar o storytelling?
  • Quais são os principais elementos do storytelling?
  • Como criar um storytelling?
  • Ferramentas para criar um storytelling.

Vamos lá!

O que é storytelling?

Storytelling é a capacidade de contar uma história de forma que ela seja relevante e envolvente para quem a história está sendo contada. Ou seja, é a técnica de se usar elementos narrativos cativantes para propagar uma ideia, um sentimento.

A utilização de exemplos durante o storytelling em uma apresentação é muito importante para despertar imagens no pensamento dos ouvintes, envolvendo-os de forma direta na narrativa.

O storytelling também pode ser um bom recurso para quebrar a formalidade das apresentações por meio do compartilhamento de história pessoal ou que antes só você conhecia, gerando maior empatia entre narrador e ouvinte.

E por que fazer isso? A resposta é que somos naturalmente cativados por histórias. Nós nos apegamos a elas e nos identificamos com o personagem, torcendo para que ele tenha sucesso, sentindo suas dores e seus anseios.

Por isso que essas histórias funcionam e têm sido cada vez mais usados pelas empresas para divulgar sua marca e seus produtos. Conseguir gerar no cliente esse engajamento, essa identificação com a marca, é o grande objetivo do storytelling.

E para que esse engajamento dos clientes com a marca aconteça e, consequente, traga aumento para as vendas, é necessário possuir um time de vendas capaz de lidar com essas estratégias de forma a alavancar os resultados.

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Vamos entender agora porque o storytelling é tão importante. Acompanhe!

Qual a importância do storytelling?

Podemos demonstrar a importância do storytelling com uma simples constatação de que, embora estejamos rodeados por várias informações e dados diferentes, dificilmente nos lembramos deles. Mas, nós lembramos de histórias.

Histórias são ainda mais importantes que isso. Elas são como nossos cérebros funcionam. Por exemplo, é por isso que todos nós sentimos que é mais seguro dirigir do que voar, mesmo que as estatísticas provem o contrário. Nós nos lembramos das histórias horripilantes de acidentes de avião e esquecemos as estatísticas.

Isso porque atribuímos emoções a eventos para criar histórias e memórias. Nossos cérebros são construídos dessa maneira. Portanto, contar histórias é essencial se você quiser usar o cérebro do jeito que ele funciona melhor. Lembramos do emocional, do particular e do violento especialmente. Esquecemos o chato, o geral e o inofensivo.

Importância do storytelling para as empresas

Imagine que você tem uma ideia revolucionária, mas daquelas muito boas mesmo. De que adianta essa ideia ser boa, se você não souber transmiti-la? Uma ótima ideia acabará sendo descartada porque não foi bem apresentada. Ou seja, a história não foi bem contada.

Sendo assim, nesse cenário, você precisará desenvolver uma habilidade, e adivinha qual é essa habilidade? Isso mesmo, storytelling. Entendeu a importância? É por isso que as empresas buscam desenvolver essa capacidade na hora de desenvolver seu marketing de conteúdo.

Importância do storytelling para a liderança

Mas não só empresas precisam desenvolver essa capacidade. Para se destacar no mercado de trabalho atual, você vai precisar ter essa habilidade bem aperfeiçoada. Liderar é contar boas histórias, que são necessárias para convencer as pessoas a embarcarem na sua ideia, a acreditarem na sua liderança.

A Jornada do Herói

A Jornada do Herói, ou monomito, é um conceito de jornada cíclica comum a muitas histórias e mitos apresentado pela primeira vez pelo antropólogo Joseph Campbell em seu livro The Hero With a Thousand Faces ("O Herói de Mil Faces").

Baseado no fato de que esses arquétipos estão enraizados em nosso subconsciente, histórias que apresentam essa estrutura tendem a gerar uma identificação muito mais profunda com o ouvinte do que as que não seguem.

Assim, ao seguir a fórmula Partida - Iniciação - Retorno, essa jornada leva o espectador a acompanhar toda a trajetória do personagem principal, sentindo suas dores e se alegrando com suas vitórias. Toda essa trajetória gera o sentimento de que nós passamos por todo esse caminho com o herói.

E qual a conexão com o storytelling? Bem, é que a jornada do herói é, na maioria dos casos, o molde de uma boa história que se torna lembrada e reconhecida pelo público.

Sendo assim, na hora de criar uma história cativante, essa estrutura geralmente será empregada. Por isso, muito da capacidade de contar histórias memoráveis vem do entendimento e da aplicação da jornada do herói.

As principais etapas dessa jornada são:

  • O herói vive uma vida normal até que surge o chamado para a aventura
  • O herói resiste ao chamado
  • O herói encontra seu mentor e aceita seu chamado
  • O herói enfrenta diversas dificuldades, obstáculos e problemas
  • O herói se prepara para uma grande mudança
  • O herói supera seus desafios
  • O herói volta para casa e ensina os demais

É baseado nessa estrutura que temos, por exemplo, a saga Star Wars, em que George Lucas usa de todos os elementos da jornada do herói para nos contar toda aquela história. O resultado? Uma saga que dura até hoje e continua viva na memória das pessoas, tornando-se referência na cultura pop, além de faturar alguns milhões de dólares.

Temos também outros exemplos de filmes consagrados que se baseiam em variações da jornada do herói, como a trilogia Matrix, que pode ser categorizada como sendo a jornada de um herói relutante, que resiste um pouco mais contra seu chamado até finalmente aceitá-lo.

Esses são apenas alguns exemplos de como essa estrutura narrativa fundamental do storytelling consegue gerar essa ligação com o espectador, estabelecendo a história, a marca ou o produto de forma concreta na mente das pessoas.

Storytelling: Matrix e a jornada do Herói

Matrix - Jornada do Herói - Storytelling


Para entender melhor como a jornada do herói é construída, vamos mostrar a construção do primeiro filme da trilogia Matrix. Alerta de spoiler!

  • O chamado para a aventura: Neo é um programador hacker que recebe uma mensagem em seu computador dizendo para seguir o coelho branco, conhece Trinity que avisa que Morpheu quer conhecê-lo
  • A resistência ao chamado: essa parte vai além do que o primeiro filme trata, essa é uma questão que envolve toda a trilogia, existe uma resistência ao longo dos filmes por Neo ser "o escolhido"
  • O mentor: Ainda no primeiro filme, Neo conhece Morpheus, que o oferece duas pílulas, uma azul, que o faria esquecer os acontecimentos, e outra vermelha, que o faria saber a verdade e não poderia voltar atrás. Qual você escolheria? O nosso herói, Neo, escolhe a pílula vermelha.
  • Dificuldade, obstáculos e problemas: o protagonista descobre a verdade sobre a Matrix acordando em uma cápsula, depois encontra os integrantes da nave. No desenvolver da trama Morpheus é capturado.
  • A grande mudança: Neo e Trinity conseguem chegar até Morpheus e o resgatam, mas Neo fica preso na matrix lutando contra os agentes. Os ferimentos na Matrix são sentidos pelo seu corpo na nave, Neo morre nos braços de Trinity
  • Superação dos desafios: Trinity beija Neo e diz que o ama, e que o Oráculo (outro personagem de grande destaque) disse que ela amaria o escolhido. Neo regressa à vida e, na Matrix, para todas as balas com uma mão
  • A volta para casa: Neo atende o telefone, que funciona como uma passagem para fora da matrix, e volta para a nave (beijando Trinity). Lá ele recebe uma mensagem cibernética que dará continuidade à segunda parte dessa saga.

Esse é apenas um exemplo de como essa estrutura narrativa fundamental do storytelling consegue gerar essa ligação com o espectador, estabelecendo a história, a marca ou o produto de forma concreta na mente das pessoas.

Como aplicar o storytelling?

Esse é o momento em que você está se perguntando como criar essa história impactante, certo? Para isso, você não pode se limitar a contar a história, mas também é preciso saber como contar essa história.

E é por isso que o storytelling é caracterizado pelo uso de recursos audiovisuais na hora de transmitir a mensagem. A combinação da narração com esses recursos facilita a absorção do conteúdo pelo nosso cérebro, pois aborda diferentes formas de aprendizado, como a auditiva e a visual.

A história pode até ser simples, mas se for bem contada, utilizando-se os elementos certos, ela terá uma chance maior de alcançar o destinatário do que uma história mais complexa, mas que não faça bom uso dos recursos à disposição.

Um excelente recurso no mundo atual é a utilização das redes sociais para a divulgação da história que você transmitir para o cliente. Se pegarmos o Instagram, por exemplo, você terá um minuto para contar sua história de forma a fisgar o usuário. Para obter êxito, será necessário usar com maestria os recursos do storytelling.

Quando falamos em vender um produto, estamos falando sobre satisfazer uma necessidade do cliente. É preciso realizar um sonho do cliente que nem ele mesmo sabe que tem. É nesse momento que a marca apresenta para o cliente a solução de seus problemas, algo que ele precisa, mesmo que ele nunca tenha pensado nisso até então.

E por que isso funciona tão bem? Porque esse sentimento de sincronização entre você e quem conta a história é profundamente satisfatório. Então, quando a comunicação funciona, estamos literalmente alinhados uns com os outros, até os nossos padrões cerebrais.

Isso é inspirador e reconfortante de saber. Quando nos comunicamos com sucesso, estamos realmente experimentando a mesma coisa.

Quais são os principais elementos do storytelling?

Vamos fazer uma recapitulação de tudo que aprendemos. Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, na qual podem ser utilizados diversos recursos de abordagem com os interlocutores. Agora, vou te ensinar os passos para a criação de um bom storytelling.

Como criar um roteiro para o Storyteliing?

Podemos definir como elementos fundamentais para desenvolver um storytelling:

  • Personagem central
  • Fato que relacione o personagem ao tema da apresentação
  • Objetivo do personagem
  • Obstáculos para alcançar o objetivo
  • Ações realizadas pelo personagem para atingir seu objetivo.

De forma resumida, o roteiro deve responder três perguntas principais: Quem é o personagem? Qual sua principal fraqueza? Como ele supera essa fraqueza e atinge seu objetivo? São essas três perguntas que, se respondidas corretamente, conseguirão gerar essa conexão com o interlocutor.

O grande objetivo é fazer com que esse interlocutor insira emoções nessa história, que coloque um sentimento pessoal. Assim, inconscientemente ele se identificará com o emissor da mensagem.

Como criar um storytelling?

Para criar um storytelling para uma propaganda da sua marca, por exemplo, você pode seguir as dicas abaixo:

1 - Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é conhecer o público para o qual o conteúdo será disponibilizado. Ao entender o perfil do espectador, e que tipo de conteúdos ele já consome, será mais fácil adaptar a sua narrativa a algo que desperte seu interesse.

2 - Adapte o storytelling ao canal apropriado

Essa etapa também se refere a conhecer seu público, mas tem importância por focar nos canais que ele utiliza. E, não só pensando nos canais que seu público mais utiliza, seja um vídeo ou texto, é importante pensar em qual forma de divulgação é a ideal para a história que você pretende passar.

3 - Desperte o interesse

Voltando a atenção agora para a criação do storytelling, é importante, assim como na jornada do herói, despertar o interesse do espectador pela narrativa.

Essa é a função da introdução. Relacionando a jornada, é quando o protagonista tem o contato com o problema e se recusa a seguir seu caminho como herói. Essa narrativa faz com o que o público deseje que o protagonista aceite os desafios e compre a história criada junto com ele.

Também é onde o público-alvo é introduzido ao ambiente da história e os outros personagens e suas funções.

4 - Crie uma narrativa envolvente

Depois que o problema e os personagens são introduzidos, é hora da ação!

Na jornada do herói, essa é a etapa na qual o protagonista se envolve em aventuras e obstáculos, sozinho ou com sua equipe.

É importante envolver o público na narrativa de acordo com a história proposta até atingir um clímax.

5 - Estruture o início, meio e fim

A história deve ser bem estruturada e ter um objetivo, para que o leitor ou espectador não perca o interesse pelo storytelling.

Dessa forma, ter um início apresentando o problema, uma etapa de desenvolvimento da trama e um fim adequado é essencial para a criação da história.

Ferramentas para criar um storytelling

A seguir, apresentarei a você algumas ferramentas que podem te auxiliar a criar um storytelling.

1. Pixton

O Pixton é uma plataforma online, com versão gratuita e paga, na qual o usuário pode criar suas próprias narrativas por meio de histórias em quadrinhos. O usuário pode escolher e adaptar seu personagem, cenários e acrescentar diálogos nas cenas.

2. Canva

O Canva também está disponível em versões gratuitas e pagas e é um facilitador para a criação de recursos visuais. Utilizado principalmente para a produção de conteúdo para redes sociais, o canva tem templates pré-definidos e tamanhos ajustáveis para diversos tipos de posts em plataformas.

Quero realizar apresentações impactantes!

Agora você já sabe o que é storytelling, como é estruturado, qual a sua importância e como desenvolvê-lo. Mas, não basta desenvolver essa capacidade para saber fazer uma apresentação, por exemplo. Para conseguir alcançar uma boa oratória, é necessário ter várias outras qualidades, como dicção e linguagem corporal.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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