Como era a via de regra anterior?
Suíça pretende revolucionar a saúde de sua população com a adoção de órgãos como regra geral
Quer ver outra notícia sobre saúde? Saiba sobre os casos de hepatite se espalhando na Europa!

Revolução: Suíça adota doação de órgãos como regra geral

Especialistas acreditam que a nova mudança na legislação será responsável por salvar muitas vidas. Veja mais a respeito!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Revolução: Suíça adota doação de órgãos como regra geral

Tomando o consentimento presumido, a Suíça adota a doação de órgãos como regra geral! Ou seja, o país declara que todas as pessoas serão doadoras, caso estejam dentro das regras após a morte. 

Aprovado com 60% de votos favoráveis, o novo modelo deve entrar em vigor de 2024 em diante, de acordo com a a Secretaria Federal de Saúde Pública.

A exceção para que a doação pós morte aconteça, será para aquelas pessoas que decidirem, enquanto em vida, que não desejam ser doadoras. É válido ainda a decisão da família. Caso os parentes acreditem que a pessoa não gostaria de doar seus órgãos, nenhum procedimento será realizado.

Além do mais, caso os familiares não sejam identificados, a doação também não será feita. Vale ressaltar também que a nova regra é válida somente para indivíduos que possuam mais de 16 anos.

Como era a via de regra anterior?  

Na lei em vigor anteriormente, a doação somente acontecia se a pessoa desse um consentimento explícito em vida. Ou seja, era preciso deixar isso obrigatoriamente comunicado a seus familiares, ou não poderia ser realizado.

Mas qual o problema disso? Por que mudar? Bom, acontece que constantementea família não conhece a vontade de seu ente querido, e assim, muitas doações deixam de ser realizadas. 

No Brasil, o mesmo acontece, e essa ausência de doações é muito prejudicial para a saúde do país.

Segundo o Ministério da Saúde, em setembro de 2021, 53,2 mil pessoas estavam aguardando na fila de espera por um transplante de órgão, e a grande maioria não possuía previsão de transplante.

Suíça pretende revolucionar a saúde de sua população com a adoção de órgãos como regra geral 

O diretor da fundação Swisstransplant, Franz Immer, crê que esse novo modelo será responsável por salvar muitas vidas.

Apesar de não possuir uma fila tão grande quanto o Brasil, o déficit na doação de órgãos também é uma realidade na Suíça. Em 2021, aproximadamente 1,4 mil pacientes aguardavam por um transplante.

Contudo, ao longo de todo o ano, apenas 166 pessoas foram doadoras de órgãos. Com as doações, os médicos foram capazes de atender somente 484 pacientes. Uma diferença gritante não é mesmo?

transporte de órgãos

Captura de Tela/Câmara dos Deputados

Quer ver outra notícia sobre saúde? Saiba sobre os casos de hepatite se espalhando na Europa! 

Recentemente, tem surgido um grande número de casos de hepatite infantil aguda espalhados pela Europa e pelos Estados Unidos. Dentre eles, ao menos seis tiveram a necessidade de passar por um transplante de fígado.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de continuar nos acompanhando em nosso Blog, bem como em nossa página no Google News para continuar por dentro das notícias mais quentes do momento!

Também não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter logo abaixo! Com ela, você recebe diretamente em seu e-mail nossos conteúdos selecionados especialmente para você! Até a próxima!

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.