Uma das técnicas de SEO aplicadas ao marketing digital que mais é utilizada na atualidade é a estratégia de link building, onde são utilizadas diferentes técnicas e ferramentas para isso.
Seu objetivo é fazer a construção de conteúdos que possuam uma conexão entre si, e por meio disso, aumentar o tráfego para determinado site e ainda aumentar a sua autoridade.
Por isso, resolvemos trazer para você nesse artigo 12 dicas, sendo elas: 6 técnicas que são consideradas importantes para o link building, e 6 ferramentas para realizar essa estratégia. Vamos lá?
Agora, vamos te mostrar 6 estratégias de link building muito utilizadas para promover ativamente um conteúdo, sejam artigos, artigos, postagens em blog, entre outros. São elas:
A grande parte dos especialistas considera a prática de Guest Post uma das estratégias preferidas para a ampliar o banco de backlinks. Ela se baseia em colocar os seus links no blog de alguém para assim aumentar a visibilidade de seu site.
Além disso, você estará colocando esses links por meio da criação de conteúdos como convidado nesse blog. Ou seja, você produz um conteúdo que tenha relevância para o blog parceiro, e em troca ele permite que você insira links de seu blog no corpo do texto.
Para completar a parceria, você coloca links deste blog em seu próprio blog por intermédio de um artigo dele em sua plataforma, de forma que ele também possa ter aumento de visibilidade.
Muito parecido com o Guest Post, o Co-marketing também consiste na parceria, mas dessa vez entre empresas com intuito de criar materiais em conjunto. Por exemplo, apostilas, ebooks, planilhas, entre outros.
Dessa maneira, ambos os parceiros provêm o material e consequentemente, os links para suas páginas.
Não se esquecendo de que, é sempre importante que você crie um conteúdo que verdadeiramente possui relevância para o público-alvo.
Mas e aí, aposto que essa não é a única tática de marketing que pode te ajudar. Você deseja ver seu negócio decolando por meio das melhores estratégias? Então não perca o nosso incrível kit que separamos para você!
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Essa outra importante estratégia é baseada em proporcionar links com conteúdos de alta qualidade para serem referenciados em determinado blog ou artigo que trata do nicho desses conteúdos em específico.
Um exemplo disso seria: Oferecer um link de um artigo explicando sobre Lean Six Sigma como fonte a um Blog que fala sobre engenharia de produção.
Além disso, quanto maior for a autoridade do site em que seu link for publicado, mais créditos serão atribuídos ao seu próprio site.
Portanto, busque parceiros que possuem a confiança do Google, ou seja, possuem autoridade no mercado, produzem bons conteúdos e ao mesmo tempo estão relacionados com a sua área de atuação.
Então, para montar essas listas, é preciso ver quais problemas o seu conteúdo pode solucionar. Isso ajuda a encontrar palavras-chave que levam a artigos que buscam também propor a solução desses problemas, e são esses que possivelmente poderão adicionar os links que você levantou.
Algumas ações realizadas dentro de um Blog, como atualizar ou excluir conteúdos, levam a geração de links quebrados, e quando o usuário for acessá-los, um aviso com Erro-404 aparecerá, atrapalhando a experiência do usuário.
Por isso, é importante recuperar esses links quebrados ou perdidos, e para isso, é necessário fazer o redirecionamento para as URLs corretas.
Você pode utilizar ferramentas como o Screaming Frog para fazer o levantamento desses links, e depois deverá contar com a ajuda de um desenvolvedor para fazer o redirecionamento, pois ele ficará responsável pelas modificações necessárias em seus códigos.
Quando seu site é mencionado sem o link, existe um valor que agrega para o seu rankeamento, pois você pode ganhar popularidade a partir disso, já que o próprio Google percebe quando uma marca está sendo citada muitas vezes.
Porém, melhor do que ser apenas mencionado, é ser mencionado com um link realmente direcionando para o seu site.
Assim, você pode procurar as menções da sua marca, feitas por outros sites que não seja o seu próprio, e entrar em contato, solicitando da forma mais amigável possível, que seu link seja incluído, dessa maneira, as chances são altas de conquistar mais um backlink.
As maneiras de fazer isso são pesquisando essas menções no próprio Google, ou utilizando a ferramenta chamada Google Alerts, que avisa sempre que sua marca for mencionada.
Nem sempre receber backlinks é uma coisa boa, sabia disso? Pode acontecer de você receber links de spam ou ainda de sites duvidosos, o que faz com que sua confiança com o Google fique prejudicada, pois é preciso estar relacionado com sites confiáveis para que assim a sua confiança também seja ideal.
Assim, além de todas as estratégias para colocar seus links em outros sites, é mais do que necessário ter uma estratégia para rejeitar links duvidosos. Para isso, é possível utilizar o Google Search Console, em um recurso específico para fazer a rejeição desses backlinks.
Por fim, depois de te apresentar 6 das importantes técnicas para link building, vamos te mostrar também 6 das melhores ferramentas para desenvolver essas estratégias.
Sem ferramentas para auxiliar no processo de desenvolver uma estratégia de link building, é difícil encontrar oportunidades de parceria, ou ainda reconhecer problemas que necessitam de correção.
Por isso te apresentaremos agora as 6 principais ferramentas para isso. São elas:
A ferramenta SEMrush é uma das melhores existentes para realizar a análise do domínio de sites antes de começar a realizar a estratégia de link building.
Com ela, é possível ainda fazer a análise de lacunas de backlinks, ou seja, comparar o seu próprio perfil de links com o perfil de seus concorrentes, para assim, descobrir oportunidades de link building que ainda não foram exploradas. Entre outras funcionalidades existentes.
Essa ferramenta se trata de uma forma de seu site se comunicar com o Google, para assim identificar problemas e oportunidades de otimização.
Nela, como já mencionamos, você pode fazer a rejeição de backlinks, e ainda saber se foi penalizado de alguma forma pelo uso da técnica de black hat, permitindo sua correção. Ainda, vale o bônus de que é uma plataforma gratuita.
Com o Google Alerts, você pode receber alertas sempre que sua marca for mencionada, como já citado anteriormente.
Além disso, ele ajuda a saber quando conteúdos que têm relação com as palavras-chave de seu site são publicados, o que facilita a mapear outros blogs com quem entrar em contato, bem como a descoberta de quais assuntos estão em alta no momento.
Essa ferramenta tem como foco realizar a análise de backlinks de um determinado site. Nela, é possível fazer uma análise completa do perfil desses backlinks, e ainda conferir o contexto desses backlinks, quais são links NoFollow, entre outras informações.
Além do mais, ela é capaz de estimar uma pontuação tanto para a qualidade, quanto para o volume de citações em outros sites.
Nessa ferramenta voltada para o SEO off page é possível pesquisar URLs para conhecer o perfil de backlinks delas, os sites mais relevantes para determinada palavra-chave, que permite encontrar possíveis bons parceiros para link building.
Ainda, ela possui um recurso que permite receber avisos quando um site ganha ou perde backlinks, o que é excelente para saber como andam os concorrentes.
Essa é uma das ferramentas de SEO capaz de realizar SEO on page e off page. Quando utilizada para link building, sua principal utilidade é para identificar links quebrados, e assim poder colocá-los para o devido direcionamento.
Finalmente, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre as principais técnicas para realizar uma estratégia de link building, bem como as ferramentas disponíveis atualmente para isso.
Se ele te ajudou, então não deixe de continuar a acompanhar o Blog Voitto para ler outros artigos como esse, abordando sobre as principais estratégias de um SEO de qualidade. Mas antes, não deixe de verificar nossa dica final!
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Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!
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